SóProvas


ID
2726275
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo Jeffrey M. Smith, pesquisador de um laboratório que faz análises de organismos geneticamente modificados, após a introdução da soja transgênica no Reino Unido, aumentaram em 50% os casos de alergias. "O gene que é colocado na soja cria uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana, a qual poderia ser potencialmente alergênica”, explica o pesquisador.

Correio do Estado/MS. 19 abr. 2004 (adaptado).

Considerando-se as informações do texto, os grãos transgênicos que podem causar alergias aos indivíduos que irão consumi-los são aqueles que apresentam, em sua composição, proteínas

Alternativas
Comentários
  • Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos.

  • Aqueles que marcaram a letra b, reflitam um pouco:

    O organismo humano só reage a algo que ele reconhece como estranho. Ora, se os anticorpos (principal mecanismo de defesa do sistema imunológico) não identificam os inimigos, pergunto: como poderão atacá-los?.

    As alergias nada mais são do que uma evidência de que algo está errado, ou seja, de que nosso organismo está respondendo a um "ataque".

    sem inimigos (aparentemente, já que eles não foram reconhecidos), sem defesa, sem alergia.

  • A questão fala sobre a introdução de soja transgênica no Reino Unido, que aumentou em 50% os casos de alergia. O texto afirma que o gene colocado cria uma proteína nova que pode ser alergênica. De acordo com as informações do texto, esses grãos transgênicos que podem causar alergias apresentam um tipo de proteína em sua composição.
    A alergia é uma resposta do sistema imunológico a possíveis ameaças ou invasores do organismo. O sistema imunológico é responsável por reconhecer as células estranhas e destruir ou neutralizar os invasores, e possui os glóbulos brancos (leucócitos) como células de defesa. Os anticorpos são proteínas que fazem parte do sistema de defesa do corpo, e interagem com o antígeno (agente estranho) específico, que estimulou a produção da proteína. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)



    Os grãos que podem causar alergia apresentam proteínas:
    a) que podem ser reconhecidas como antigênicas pelo sistema imunológico desses consumidores. Essas proteínas são consideradas como agentes estranhos (antígenos), ativando o sistema imunológico para defesa do organismo. CORRETA.
    b) que não são reconhecidas pelos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.
    Elas são reconhecidas como antígenos pelo organismo, desenvolvendo anticorpos a partir desse reconhecimento. Incorreta.
    c) com estrutura primária idêntica às já encontradas no sistema sanguíneo desses consumidores.
    Não possuem estrutura idêntica, se assim fosse, o sistema imunológico não reconheceria a proteína como antígeno e não causaria alergia. Incorreta.
    d) com sequência de aminoácidos idêntica às produzidas pelas células brancas do sistema sanguíneo desses consumidores.
    A sequência não é igual, pois o reconhecimento alérgico que ocorre é por identificar a proteína como antígeno, um agente externo. Incorreta.
    e) com estrutura quaternária idêntica à dos anticorpos produzidos pelo sistema imunológico desses consumidores.
     Não possuem estrutura idêntica, se assim fosse, o sistema imunológico não reconheceria a proteína como antígeno e não causaria alergia. Incorreta

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Letra A

    Genética é um ramo da biologia responsável pelo estudo dos genes e da hereditariedade e as diversas formas que os seres vivos transmitem suas características biológicas entre gerações. Uma das utilizações da genética é no melhoramento genético que resulta nos transgênicos.

    O gene utilizado para modificar determinado organismo desenvolve uma nova proteína que pode ser alergênica. Por exemplo, alguns grãos transgênicos que podem vir a causar alergia possuem, em sua composição, proteínas que podem vir a ser reconhecidas como antigênicas pelo sistema imunológico dos indivíduos que os consomem.

  • Antígeno é toda substância estranha ao organismo que desencadeia a produção de anticorpos

    Essa situação galera, demanda a produção de anticorpos, por isso a B está errada, esse pode ser o caso da Febre também , por exemplo, você tem febre, pois seu corpo ta tentando tirar algo ruim a grosso modo, do mesmo modo é a reação alergênica, se tem essa reação porque anticorpos foram lá e as reconheceram como antígenos

  • Pra quem ficou em duvida por a B estar errada, no texto da questão é falado: "...uma proteína nova que até então não existia na alimentação humana...", ou seja, essa proteína não é reconhecida por nenhum sistema imunológico de nenhum humano já que é inédita, se a alergia fosse causada por essa razão ela não seria referenciada como "potencialmente alergênica" e sim como alergênica, não podendo a soja ser mais comercializada, já que todos que consumirem ela sentirão a alergia, já a questão da produção de anticorpos é extremamente variável entre os seres humanos, devido às mutações aleatórias. Obs.: Não descobri fácil, essa é a 3 ou 4 vez q tento responder a questão no ano e acertei apenas agora kkkk, então não importa se 99% acertaram a questão, todos têm um ritmo diferente de aprendizado foque no seu e não desista até que tenha atingido o objetivo, tudo que é bom exige esforço