SóProvas


ID
2726281
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo e a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes.

VARELLA, D. Borboletas da alma: escritos sobre ciência e saúde. Companhia das Letras, 2006 (adaptado).

Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • gostaria de saber porque a resposta A e a certa,mas nao pode ser a D

  • A letra "D" está incorreta pq apesar do hormônio em questão ser feminino, os machos também o possuem. Podemos comparar, por exemplo, com o estrógeno q é um hormônio feminino, mas tb está presente nos homens, só que em menor quantidade. Assim, alternativa "D" erra ao afirmar que apenas a prole de fêmeas irá receber esse hormônio.  

  • A letra "D" está incorreta pq apesar do hormônio em questão ser feminino, os machos também o possuem. Podemos comparar, por exemplo, com o estrógeno q é um hormônio feminino, mas tb está presente nos homens, só que em menor quantidade. Assim, alternativa "D" erra ao afirmar que apenas a prole de fêmeas irá receber esse hormônio.  

  • Apenas características presente no cromossomo y são restritas ao sexo. O restante, sempre haverá homens que podem a possuir, porém normalmente não as manifestam.

  • completando o comentário do nannelopes: podemos notar que a questão usa mamíferos para ilustrar, que são animais que tem uma forma de estruturar o material genético próximo do nosso, e nesse grupo sabendo que os indivíduos normais machos tem os cromossomos XY, e as fêmeas, XX. Assim a "receita" para fazer os hormônios femininos são passadas tanto para as fêmeas quanto para os machos, pois os dois tem os cromossomos X, mas não posso assegurar isso no sentido contrario, pode haver substancias únicas dos indivíduos masculinos decorrente do fato de serem produzidas por genes que estão no cromossomo Y, e so os machos tem acesso a esses cromossomos.

  • A questão fala sobre hormônios femininos e mediadores químicos atuantes no comportamento de alguns animais, proporcionando melhores habilidades e com redução de medo e ansiedade na busca de alimento para a prole. O texto afirma que os animais abandonam os filhotes, mas consegue encontrá-los rapidamente ao retornar. De acordo com Darwin, a evolução dos seres vivos ocorre pela transformação no desenvolvimento, ocorrendo a variação de indivíduos, a adaptação ao meio ambiente, a seleção natural dos mais aptos e a descendência das características favoráveis. Os genes são fatores transmitidos pelos pais a seus filhos, ocorrendo junto com a seleção natural, e o indivíduo que possui uma característica que o torna mais adaptado a determinado ambiente é quem sobrevive e passa essas características genéticas favoráveis para seus filhos. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    Pelo ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno é:
    a) transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas características. Pela evolução e seleção natural, a natureza seleciona os indivíduos mais aptos, os que vencem os desafios ambientais, e esses serão os que passam as características genéticas para seus filhos. CORRETA.
    b) transmitido em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a característica apenas os machos e, na outra geração, apenas as fêmeas.
    De acordo com a questão, os hormônios femininos são os que atuam no comportamento materno, sem ocorrer alternância nos descendentes (machos x fêmeas). Incorreta.
    c) determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmea quando ela está no período gestacional, portanto todos os descendentes receberão as características.
    Esse comportamento não se determina pelo ambiente, e sim por características genéticas transmitidas no nascimento, de geração para geração, segundo a evolução de Darwin. Incorreta.
    d) determinado pelas fêmeas, na medida em que elas transmitem o material genético necessário à produção de hormônios e dos mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional.
    O comportamento não é determinado pelas fêmeas, mas transmitido (gene) por elas na formação dos filhos, podendo, caso a característica esteja no cromossomo X, ser transferido também para os filhos machos. Incorreta.
    e) determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as características para a prole e, ao nascerem, os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente.
    As fêmeas que transmitem a característica genética, e a seleção natural não ocorre devido a ação do ambiente, e sim pelo indivíduo mais adaptado. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Letra A

    Provavelmente tal característica é hereditária, uma vez que encontrada em outras gerações de indivíduos. Ademais, é uma forma de adaptação, uma vez que, se as fêmeas possuírem tais características, maior a chance de sobrevivência de seus filhotes.

    A alternativa B não faz sentido pelo fato de dizer que é alternado.

    C é incorreta, uma vez que é um caráter hereditário, e segundo o evolucionismo de Darwin, o individuo não muda por conta do ambiente, mas os mais adaptados sobrevivem a ele.

    D - o caráter, se for um gene sexual feminino, também teria chances de ir na genética masculina, uma vez que a fêmea doa cromossomo X.