SóProvas


ID
2726290
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chiorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se "alimentar" apenas de luz e CO2, como as plantas.

GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado).

A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar

Alternativas
Comentários
  • A clorofila é um pigmento fotossintetizante que absorve a luz principalmente nos comprimentos de onda azul e violeta, além de vermelho.


    Letra: E

  • Como ele consegue fazer fotossíntese, infere-se que esse organismo, assim como os seres do Reino Plantae, camptam energia luminosa solar por meio de pigmentos da clorofila, quais sejam, p700 e p680, para conseguir se alimentar. A equação global que nos fornece essa artimanha é a seguinte:

    Co2 + H2O+ LUZ >>>>>>>>>>>>>O2+ H20 + C6H12O6( Equação não balanceada)

    Resolução da professora:

    Essa questão fala sobre um molusco híbrido com planta que conseguiu incorporar um gene das algas, sendo capaz de realizar fotossíntese e se alimentar apenas de luz e CO2. Essa capacidade de fazer fotossíntese deve ser permitida a partir da síntese de um componente específico. As plantas realizam fotossíntese para crescer e manter seu metabolismo, pois precisam de energia e matéria orgânica. A fotossíntese é um processo metabólico que transforma gás carbônico (CO2), água (H2O) e luz em açúcares e oxigênio, e a organela responsável por realizar esse processo é o cloroplasto, onde a clorofila é armazenada em vesículas (tilacoides). De acordo com o texto, o molusco se tornou capaz de realizar fotossíntese por ter incorporado um gene das plantas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    O que o gene incorporado deve ser capaz de sintetizar:

    a) clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose. Esse gene deverá sintetizar a clorofila, pois é a responsável pela realização da fotossíntese, mas se utiliza da energia da luz, somado ao CO2 e a água, resultando em glicose e oxigênio. Incorreta.

    b) citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio. Os citocromos são proteínas que efetuam o transporte de elétrons, não ligados a realização da fotossíntese. Incorreta.

    c) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio. Deverá sintetizar a clorofila, mas não doa elétrons para a transformação de gás carbônico em outros compostos, a equação de transformação é: 6 CO2 + 12 H2O + luz = C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O. Incorreta.

    d) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose. Os citocromos são proteínas que efetuam o transporte de elétrons, não participando da realização da fotossíntese. Incorreta.

    e) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos. Esse gene deverá ser capaz de sintetizar a clorofila, pois é responsável pela fotossíntese, transferindo a energia da luz para a produção de matéria orgânica. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.

  • Essa questão fala sobre um molusco híbrido com planta que conseguiu incorporar um gene das algas, sendo capaz de realizar fotossíntese e se alimentar apenas de luz e CO2. Essa capacidade de fazer fotossíntese deve ser permitida a partir da síntese de um componente específico. As plantas realizam fotossíntese para crescer e manter seu metabolismo, pois precisam de energia e matéria orgânica. A fotossíntese é um processo metabólico que transforma gás carbônico (CO2), água (H2O) e luz em açúcares e oxigênio, e a organela responsável por realizar esse processo é o cloroplasto, onde a clorofila é armazenada em vesículas (tilacoides). De acordo com o texto, o molusco se tornou capaz de realizar fotossíntese por ter incorporado um gene das plantas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    O que o gene incorporado deve ser capaz de sintetizar:
    a) clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose. Esse gene deverá sintetizar a clorofila, pois é a responsável pela realização da fotossíntese, mas se utiliza da energia da luz, somado ao CO2 e a água, resultando em glicose e oxigênio. Incorreta.
    b) citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio.
    Os citocromos são proteínas que efetuam o transporte de elétrons, não ligados a realização da fotossíntese. Incorreta.
    c) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio.
    Deverá sintetizar a clorofila, mas não doa elétrons para a transformação de gás carbônico em outros compostos, a equação de transformação é: 6 CO2 + 12 H2O + luz = C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O. Incorreta.
    d) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose. 
    Os citocromos são proteínas que efetuam o transporte de elétrons, não participando da realização da fotossíntese. Incorreta.
    e) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.
    Esse gene deverá ser capaz de sintetizar a clorofila, pois é responsável pela fotossíntese, transferindo a energia da luz para a produção de matéria orgânica. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.

  • Letra E

    A fotossíntese só pode ser realizada na presença de Clorofila...

    A clorofila é um pigmento capaz de transformar a energia solar em energia quimica. Assim, a energia absorvida pela clorofila transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio...

    -Nesse caso, o molusco tornou-se capaz de sintetizar clorofila, a partir dai, pode sintetizar substâncias orgânicas, uma vez que a clorofila é capaz de absorver a luz do sol e armazena-la na forma de carboidratos.

  • Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos das plantas. A intensa cor esverdeada da clorofila se deve a suas fortes absorções das regiões azuis e vermelhas do espectro eletromagnético, e por causa destas absorções a luz que ela reflete e emite a cor verde.

    FONTE:  .