SóProvas



Questões de Anelídeos e Moluscos


ID
517780
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animeis e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chlorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se “alimentar” apenas de luz e CO2 , como as plantas.
GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado).

A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar

Alternativas
Comentários
  • Os organismos clorofilados realizam a fotossíntese que consiste na transformação da energia luminosa em energia química na forma de compostos orgânicos.

    LETRA E

  • Letra E

    A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por processo de fotossíntese.

  • O núcleo tetrapirrólico da molécula de clorofila absorve certos comprimentos de onda do espectro da luz visível (notadamente o vermelho e o azul), excita-se e oxida-se; a energia dos elétrons liberados será utilizada na fase clara da fotossíntese.

    Gabarito : (E)

    Nível de Dificuldade : Fácil


ID
714082
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Dos grupos de animais apresentados nas opções abaixo, a organização metamérica do corpo é mais primitiva nos

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    Ordem crescente: Anelídeos - Artrópodes - Equinodermos - Cordados.

    CAVEIRA!


ID
716239
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estes são alguns dos bichinhos de estimação de Maria Paula. 


                       BICHOS                      TIPO                   TÁXON
                      1. Brieta                        cão                        mamália
                      2. Lúcia já vou indo      lesma                    molusco
                      3. Baleco                       tartaruga               reptília
                      4. Tamiris                     estrela do mar       equinoderma

Com base na filogenia, que representa a história evolutiva da ancestralidade e da descendência, pode-se afirmar corretamente que, de todos esses bichinhos, o que herdou as características, possuindo o ancestral comum mais antigo, por ser esquizocelomado, protostômio e invertebrado, é 

Alternativas

ID
794440
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os moluscos apresentam simetria bilateral, são triblásticos e possuem celoma. Esta última característica representa uma novidade evolutiva dos moluscos em relação aos

Alternativas

ID
795733
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O polvo é considerado o molusco mais inteligente porque possui um sistema nervoso muito desenvolvido, com os gânglios nervosos concentrados na região anterior que recebe o nome de cérebro, embora não haja correspondência com o dos vertebrados. A esse cérebro estão ligados os tentáculos, pés modificados. Considerando essas características, pode-se concluir que esse animal pertence à classe

Alternativas
Comentários
  • Os animais do filo moluscos podem ser marinhos (maioria), algumas espécies terrestres e outras de água doce. São formados por cabeça, pé e massa visceral, possuem simetria bilateral, são triblásticos e celomados. Os órgãos sensoriais e os gânglios cerebrais estão na cabeça, e em geral a circulação é aberta, exceto nos cefalópodes, que é fechada. O sistema nervoso é formado por vários pares de gânglios unidos por cordões nervosos. As principais classes de molusco são: 
    - bivalves: aquáticos, possuem concha dividida em duas valvas. Ex. ostras e mexilhões.
    - gastrópodes: possuem o pé localizado na região ventral. Ex. caramujo, lesma e caracóis.
    - cefalópodes: aquáticos, deslocam-se por propulsão de jatos de água, o pé transforma-se em oito ou dez tentáculos. Ex. polvo e lula.
    - poliplacóforos: corpo coberto por oito placas dorsais. Ex. quíton.
    - escafópodes: possuem uma concha em forma de dente. Ex. Dentallium. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)



    Analisando as alternativas:
    a) monoplacófora. Possui apenas uma placa dorsal. Incorreta.
    b) cefalópode. Pés modificados em tentáculos. Correta.
    c) escafópode. Concha em forma de dente. Incorreta.
    d) gastrópode. Pé na região ventral. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra B.

  • Candidato preparado é candidato Bizurado

    Os polvos são moluscos desenvolvidos com grande cabeça ( céfalo)

    céfalo exprime noção de cabeça

    LETRA B

    APMBB


ID
863203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção em que a relação entre o animal e o filo está correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ouriço-do-mar - Echinodermata 

    B) mosquito - Arthropoda

    C) esponja - Porifera

    D) minhoca- anelídeo

    E) peixe - Chordata

  • AS MINHOCAS TEM ANEL NOS CORPO, OU SEEJA, ANELIDEOS

  • Anelídeos: são os vermes conhecidos por ter o corpo segmentado com uma espécie de anel (o que originou o seu nome), como a minhoca. Têm um grande diferencial dos outros filos, porque podem viver em três tipos de habitat: áreas terrestres úmidas, água doce e água salgada.

    LETRA D


ID
1153654
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As minhocas e sanguessugas são animais pertencentes ao Filo dos Anelídeos. As características comuns encontradas nesses animais são:

Alternativas
Comentários
  • Perfeito. Corpo segmentado e pele fina são características, se juntas, comuns aos anelídeos, a própria minhoca tem um corpo segmentado, ou seja, como se tivesse o corpo dividido por pequenas partes, em relação ao seu tamanho final, e sua pele é extremamente fina.

    Quando dissecada, é possível constatar que os anelídeos tem várias características complexas, como sistema digestório completo e sistema nervoso.

  • minhoca pertence ao filo dos anelídeos - nome que inclui vermes com o corpo segmentado, dividido em anéis. Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.

    Além da minhoca, existem várias espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos - como a sanguessuga, que pode medir apenas alguns milímetros de comprimento - e também animais de grande porte - como o minhocuçu, que atinge dois metros.
    O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida. Essa é uma característica importante da respiração cutânea - respiração realizada através da pele, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas.
    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/anelideos.php

ID
1235215
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O Grupo de Comunidades Bentônicas, da Universidade Federal de Alagoas, identificou organismos da fauna de invertebrados considerados, atualmente, endêmicos das áreas de recife brasileiras e novas espécies, cuja localidade-tipo é o litoral de Alagoas. Entre elas constam a esponja Mycale alagoana e os briozoários Vasigynella ovicellata, Beania correiae, Bugula alba, Bugula bowiei e Bugula gnoma. Briozoários são pequenos animais invertebrados que formam colônias em pedras e sedimentos no mar. A coordenadora da pesquisa destaca que, mesmo após duas décadas de estudos, apenas 50% da fauna dos invertebrados nos ecossistemas recifais foi identificada, o que comprova a vastidão da biodiversidade marinha em Alagoas. De acordo com a coordenadora, os principais invertebrados presentes nos recifes são esponjas, corais, moluscos, poliquetas, crustáceos, briozoários, equinodermos e ascídias. Internet:

< www.alagoas24horas.com.br > (com adaptações).

Considerando as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Os poliquetas são representantes dos anelídeos, animais que apresentam sistema circulatório fechado formado por um sistema de vasos sanguíneos interligados.

Alternativas
Comentários
  • O sistema circulatório é fechado na maioria dos poliquetas e compõe-se de um vaso sanguíneo dorsal, situado sobre o tubo digestivo; um vaso sanguíneo ventral; e uma rede de vasos laterais que os conectam. O sangue é impulsionado por ondas de contração dos vasos, especialmente pelo vaso dorsal. Existem bombas acessórias similares a corações no sistema sanguíneo-vascular de algumas espécies. http://pt.wikipedia.org/wiki/Polychaeta

  • Resposta correda

    Os Poliquetas são um tipo de anelídeos, entretando como os anelídeos possuem um sistema sanguíneo fechado a resposta é correta

     

  • Esta aula é muito boa

    49- Zoologia - Equinodermos e cordados

    https://youtu.be/grlNwNZ7oX8


ID
1473445
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo Mollusca é o segundo maior do reino animal em número de espécies. É correto afirmar que os moluscos da classe Gastropoda

Alternativas
Comentários

ID
1531639
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Moluscos são animais com sistema digestório completo e hábitos alimentares variados. Alguns possuem uma placa de dentículos quitinosos, chamada rádula, utilizada para ralar o alimento a ser ingerido, enquanto outros se alimentam de material filtrado pelas brânquias. Rádula e alimentação por filtração ocorrem, respectivamente, nos seguintes animais:

Alternativas
Comentários
  • Lula e Mexilhão 

  • 'Com exceção dos bivalves, que filtram partículas de alimentos diretamente da água, todos os outros moluscos são dotados de "língua raladora", a rádula'. Amabis & Martho

  • lula apresentar RADULA, como as lesmas e os caracóis???? isso é muito bizarro, nunca vi isso, na graduação aprendi que lula e polvo APRESENTAM UM BICO CORNEO E QUITINOSO COM O FORMATO DE UM BICO DE PSITACÍDEOS... sou biologo, são essas coisas que tenho pavor de provas de biologia, essas bancas cagam para tal cargo...dá muita raiva!!!!!!!!!!!!!!!


ID
1540450
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As minhocas são anelídeos muito importantes para o processo de fertilização dos solos e existem até criações de minhocas com esse fim. Elas ajudam o solo por que:

Alternativas
Comentários
  • CLASSIFICAÇÃO DOS ANELÍDEOS: Podemos classificar os anelídeos utilizando como critério a presença ou a ausência de estruturas semelhantes a pelos e a quantidade dessas cerdas. Há 3 grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".


    OLIGOQUETOS: Apresentam poucas cerdas por anel. Não há parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção) nem cabeça diferenciada do restante do corpo. O PRINCIPAL REPRESENTANTE DESSE GRUPO É A MINHOCA. Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade, que é fundamental para a respiração cutânea.

    Nesse animal, é visível o clitelo - um anel mais claro por onde os animais se unem na fecundação cruzada, trocando espermatozóides. Após a reprodução, cada um dos vermes libera no solo um casulo cheio de ovos. Alguns dias depois, saem desses ovos vermes jovens.


    O sistema digestório é formado por uma boca; um papo, que parece uma grande câmera; uma moela, por onde o alimento é triturado; um longo intestino, que termina no ânus, situado no ultimo anel do corpo.
    O sistema circulatório é fechado, e nele o sangue circula dentro dos vasos. O sangue possui hemoglobina, o mesmo pigmento vermelho que nós, seres humanos, possuímos.
    O sistema nervoso é formado por células nervosas que coordenam várias funções do corpo.


    A minhoca desempenha um papel importante na fertilidade do solo. Ela cava "túneis", atua como arado, aumentando a aeração e a circulação da água. Além disso, as suas fezes contêm, substâncias nutritivas que se misturam com a terra e agem como adubo, fertilizando o solo.

  • Alternativa C

  • Transformar matéria orgânica em inorgânica, essa é a grande contribuição dos anelídeos subterrâneos que também contribuem para maior aeração do solo.

    Alternativa C.


ID
1547179
Banca
UniCEUB
Órgão
UniCEUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Invasão de lulas carnívoras assusta mergulhadores nos EUA

      Milhares de lulas agressivas com mais de um metro de comprimento, bicos afiados e tentáculos cortantes, invadiram as águas de San Diego (EUA), assustando mergulhadores e indo parar, mortas, nas areias de praias lotadas de turistas. Os calamares carnívoros, que podem pesar até 45 kg, vieram das profundezas na semana pas- sada, e cardumes delas atacaram mergulhadores desavisados. Alguns relataram casos de tentáculos agarrados às máscaras e arrancando equipamentos de suas mãos. A chamada lula de Humboldt é nativa nas águas profundas da costa mexicana, onde têm um histórico de agressão contra seres humanos e já foram apelidadas de “diabos vermelhos" pela combinação da cor rubra com mau humor. Cientistas não sabem por que a lula, que geralmente vive nas águas profundas do México e da América Central, estão invadindo o sul da Califórnia, mas dizem que o fato é preocupante. Nos últimos anos, pequenas quantidades dos animais foram avistadas da Califórnia até o Alasca, uma tendência que pode estar sendo causada pelo aquecimento global, por falta de alimento ou por um declínio nos predadores naturais da lula.

                                                                                                              O Estado de São Paulo, 16/07/2009.

Sobre os animais de que trata o texto é correto afirmar que

Alternativas

ID
1600078
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Lophotrocozoa é o nome dado à linhagem de animais protostomados reconhecida em estudos recentes utilizando abordagens moleculares. Esse grupo de animais se caracterizam: (1) pela presença de uma larva ciliada e livre-natante – trocófora – ao longo de seu desenvolvimento; e/ou (2) presença de tentáculos ciliados circum-orais, o lofóforo.


Assinale a alternativa que contém táxons animais incluídos em Lophotrocozoa:

Alternativas
Comentários
  • Ao que parece, a questão apresenta duas opções corretas: b e d.

  • Alternativa D

  • Gabarito errado correta B

  • Os dois filos que apresentam larva trocófora são: Annelida e Mollusca Gabarito: D

ID
1634524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à anatomia e à fisiologia dos seres vivos, julgue o item a seguir. 


Os moluscos apresentam corpo revestido por uma epiderme delicada que envolve um endo-esqueleto constituído por placas calcárias fixas ou móveis.


Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    "Os EQUINODERMOS apresentam corpo revestido por uma epiderme delicada que envolve um endo-esqueleto constituído por placas calcárias fixas ou móveis."

  • Nesse caso seria um EXOESQUELETO INCOMPLETO, composto por CACO3, cuja função é a de proteção visceral, principalmente.

  • Os moluscos possuem uma epiderme que os reveste e que é rica em glândulas produtoras de muco. A maioria das espécies também apresenta glândulas que fabricam a concha – resistente e rica em carbonato de cálcio – que as protege e dá sustentação. Seu EXOESQUELETO é rígido em forma de concha que ajuda na proteção de seu corpo mole. 


ID
1704793
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A tomada quantitativa de amostras de uma determinada coleção hídrica é vital para calcular a densidade malacológica local e a sua evolução no tempo, inclusive após medidas de controle da população de moluscos. Todas as afirmativas abaixo sobre a coleta de moluscos para fins quantitativos estão corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B


ID
1704799
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre o habitat ocupado pelos planorbídeos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

  • Gabarito: letra C.

    Planorbidae é família da classe Gastropoda, do filo Mollusca.

    São os famosos caramujos. Ressalta-se sua importância na saúde pública, uma vez algumas espécies são hospedeiras de Schistosoma mansoni, organismo causador da esquistossomose.


ID
1704805
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os moluscos da família Planorbidae, importante por compreender os vetores da esquistossomose, pertencem à sub classe Pulmonata, ordem Basommatophora. Assinale a alternativa que descreve corretamente os membros dessa família.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

  • Que questão desgraçada


ID
1704811
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A coleta de moluscos no campo pode ter como finalidade o registro da presença de moluscos transmissores de esquistossomose ou outras parasitoses, em dado lugar, e a identificação das espécies coletadas. Para realização de um levantamento do maior número possível de espécies de moluscos planorbídeos presentes em uma determinada áreas deve-se:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
1704820
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que representa a forma correta de guardar e transportar os moluscos coletados no campo para serem processados no laboratório.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D


ID
1704829
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Levando em conta seus conhecimentos sobre criação de moluscos em aquários no laboratório, está correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A


ID
1704835
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os espécimes de Moluscos coletados e transportados ao laboratório que se destinam à dissecção para identificação ou outros fins devem ser preparados e fixados para conservação. Um desafio é evitar que as partes moles fiquem retraídas dentro da concha depois da morte dos animais. Todas as alternativas abaixo apresentam métodos de evitar a contração do animal dentro da concha, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C


ID
1704847
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Das aproximadamente 30 espécies descritas do gênero Biomphalaria, aproximadamente dois terços vive no novo mundo. Tradicionalmente, essas espécies tem sido descritas pelo uso dos caracteres morfológicos mencionados abaixo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A


ID
1704859
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a biologia dos caramujos do gênero Biomphalaria, analise as afirmativas a seguir.

I. O aparelho digestivo desses animais é completo, possuindo tanto rádula quanto hepatopâncreas.

II. O aparelho circulatório, de tipo vascular lacunar, envia seus capilares às paredes do saco pulmonar para hematose bem como para uma pseudo-brânquia.

III. A pseudo-brânquia permite que o animal obtenha oxigênio apenas da água, não sendo capaz de obter oxigênio do ar.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B


ID
1704865
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre a variação do tamanho populacional dos planorbídeos, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E


ID
1982104
Banca
IDECAN
Órgão
SEARH - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Além do órgão sub‐radular e pelos da cintura, os estetas são também órgãos sensoriais e exclusivos de um representante do filo Mollusca. Os estetas são células do manto, alojadas nos canais verticais diminutos da camada superior da placa da concha dos:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

  • O sistema nervoso dos quitons é parecido com o do molusco generalizado: apresenta um anel nervoso circum-esofágico por onde partem dois pares de cordões nervosos

    São desprovidos de tentáculosestatocistos e olhos cefálicos. Os principais órgãos sensoriais são as estetas, exclusivas dos quitons, encontradas na porção dorsal das placas da concha, e o órgão sub-radular, situado na porção anterior do tubo digestivo. Na família Chitonidae, alguns estetos são encontrados na forma de olhos simples.

      Encontramos na superfície externa do manto dos quitons várias células táteis e fotorreceptoras. Já na cavidade interna do manto encontramos várias células quimiorreceptora.

    Fonte: www.ebah.com.br/content/ABAAAA8mUAA/mollusca

            zoologia-ii-ufes-turma-ii.webnode.com/news/mollusca2/


ID
2103166
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao se segmentar transversalmente em duas partes de mesmo tamanho o corpo anelar de algumas espécies de poliquetas e oligoquetas, é possível verificar a regeneração e a movimentação independente de cada uma das partes seccionadas.
Qual organização nervosa está presente nesses grupos animais que lhes permitem ter as referidas capacidades?

Alternativas
Comentários
  • O cérebro liga-se a um par de gânglios subfaríngeos, por meio de cordões nervosos situados ao longo de cada um dos lados da faringe. Um cordão nervoso ventral duplo estende-se ao longo do corpo do poliqueta, apresentando um par de gânglios em cada segmento.

    Os gânglios segmentares são responsáveis pela coordenação do movimento em cada um dos segmentos. Cada segmento actua separadamente em relação aos seus vizinhos, mas de uma forma coordenada.

    Fonte: http://www.biorede.pt/text.asp?id=784

  • Alternatica B


ID
2116585
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas areias das praias de todo o mundo, as conchas, estruturas de proteção típicas dos moluscos, são objetos de desejo de muitas pessoas fascinadas por sua beleza e diversidade. Sobre os moluscos, pode-se afirmar corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Pq as letras D e B estão erradas?

  • Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole e não segmentado. Alguns possuem uma estrutura rígida como conchas e apresentam um corpo dividido em cabeça, massa visceral e pé musculoso, que pode ser tentáculos. As formas aquáticas têm respiração branquial e as terrestres cutânea. Algumas espécies possuem um ralador de alimento, chamado rádula. Eles apresentam reprodução sexuada, com desenvolvimento direto ou indireto. Os bivalves apresentam uma concha formada por duas partes articuladas. Os gastrópodes tem a massa visceral geralmente dentro de uma concha espiralada, com respiração como a de um pulmão. Os cefalópodes podem apresentar concha interna, externa ou não possuir concha. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)



    a) as conchas são produzidas por glândulas especiais, mas não possuem região chamada umbo. Incorreta.
    b) apenas algumas espécies possuem rádula para a obtenção de alimentos. Incorreta.
    c) dentre os moluscos, os cefalópodes possuem representantes com uma concha interna, como as lulas; representantes com uma concha externa, como os náutilos; e representantes sem concha, como o polvo. Correta.
    d) os bivalves não são exclusivamente marinhos, algumas espécies são de água doce. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • B) Nem todos possuem rádula, os bivalves, por exemplo, não

    D) Não são exclusivamente marinhos, os exclusivos do mar são os cefalópodes


ID
2150704
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante uma aula sobre a biodiversidade em uma Praia, a turma foi dividida pelo professor em cinco grupos e cada um dos grupos elaborou uma lista com os organismos que podiam ser encontrados neste ambiente.

Grupo I – bactérias, tartarugas, siris.

Grupo II – algas, nematódeos, poliquetos.

Grupo III – mariscos, caramujos, quítons.

Grupo IV – estrelas-do-mar, caranguejos, besouros.

Grupo V – lombrigas, minhocas, ouriços-do-mar.

Assinale o grupo que listou SOMENTE organismos pertencentes ao filo Mollusca.

Alternativas
Comentários
  • Moluscos -> animais de corpo mole (tradução ao pé da letra)

    Podem ser subdividios em 7 classes, que de modo geral é baseado no formato da concha e/ou na posição do pé muscular:

     

    -> Aplacophora - não possuem conchas, são moluscos mais primitivos

    -> Monoplacophora - possuem uma única concha em forma de casco

    -> Polyplacophora - possuem várias conchas (8 ao todo na fase adulta - são os famosos quítons)

    -> Scaphopoda - são animais que possuem concha em forma de dente de leão (reticulada)

    -> Gastropoda - possuem o "pé no estômago" (o pé se localiza logo abaixo da massa visceral onde se encontram todos os órgãos), são os famosos caracois e caramujos.

    -> Cephalopoda - possuem o "pé na cabeça", são os polvos e lulas

    -> Bivalve - possuem uma única concha, porém com duas valvas (duas partes), são os mexilhões e ostras.


ID
2294281
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Que características permitem considerar os moluscos mais complexos que os cnidários?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - B

    O enunciado da questão já está errado, pois se deve ter em mente que não existe animal "mais complexo". Tal comparação não deve ser feita em hipótese nenhuma, uma vez que nos leva a impor critérios de superioridade entre os seres vivos, o que não é verdade porque todos os seres vivos passaram por um grande processo de evolução, denotando que todos possuem certa complexidade. Dentro da Biologia fala-se em animais PRIMITIVOS e DERIVADOS, sendo que um maior grau de derivação resulta em organismos com características estruturais, fisiológicas e morfológicas mais heterogêneas. Portanto, não se deve utilizar o termo complexo como forma de comparar os grupos animais.

    Quanto ao gabarito:

     

    a) Os cnidários apresentam apenas reprodução assexuada, enquanto os moluscos apresentam reprodução sexuada. ERRADO, pois cnidários também apresentam reprodução sexuada.

    b) Os cnidários possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido. CORRETO

    c) Os cnidários possuem circulação aberta, enquanto todos os moluscos têm circulação fechada. Os Cnidários não possuem sistema circulatório, os nutrientes e as trocas gasosas ocorrem por difusão, já os Moluscos apresentam circulação ABERTA, com exceção dos Cefalópodes (polvos, lulas, nautilus) que apresenta circulação FECHADA.

    d) Os cnidários não apresentam defesa química, enquanto os moluscos a têm como principal arma de proteção. Totalmente ao contrário, os Cnidários possuem estruturas especializadas chamadas Cnidócitos que abriga o nematocisto (organela contendo substâncias químicas urticantes) responsável pela defesa do animal. Os Moluscos em grande maioria possuem a concha como elemento de defesa.


ID
2468506
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um biólogo capturou três animais que apresentavam as seguintes características: esquizocelomados, triblásticos, protostômios, corpo segmentado, tendo a maioria das partes internas e externas é repetida a cada segmento, sistema circulatório fechado, sistema digestivo completo e sistema nervoso bem desenvolvido. Estes animais poderiam ser:

Alternativas
Comentários
  • Esta aula é muito boa

    49- Zoologia - Equinodermos e cordados

    https://youtu.be/grlNwNZ7oX8

  •   Esta questão dá pra fazer por elimminação.....Os cordados e equinodermos  não são protostômios ( são deuterostomios ). Molusculos não são segmentados. os artrópodes tem sistema cardivascular aberto , e por fim , os anelídeos  tem sistema cardio fechado (sangue circula dentro dos vasos) . Então letra C

  • É interessante a questão e ao mesmo tempo generalizada, pois dentro dos Annelídeos, as sanguessugas (classe Hirudinea) possuem o sistema circulatório ABERTO, o que no enunciado generaliza o táxon, possuindo estes circulação Fechada. Mas de qualquer forma GAB. C

  • Olá Michael! Você conhece alguma referencia online indicando a exceção da sanguessuga?

    Na referencia que achei, fala que tem sistema circulatório fechado... (enem virtual)

  • Um animal que tem o corpo segmentado significa dizer que seu corpo tem uma série de divisões longitudinais distribuídas em si de forma repetitiva que origina compartimentos internos no celoma, sendo estes compartimentos separados por septos (parecem anéis ao redor do corpo).


ID
2726290
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um molusco, que vive no litoral oeste dos EUA, pode redefinir tudo o que se sabe sobre a divisão entre animais e vegetais. Isso porque o molusco (Elysia chiorotica) é um híbrido de bicho com planta. Cientistas americanos descobriram que o molusco conseguiu incorporar um gene das algas e, por isso, desenvolveu a capacidade de fazer fotossíntese. É o primeiro animal a se "alimentar" apenas de luz e CO2, como as plantas.

GARATONI, B. Superinteressante. Edição 276, mar. 2010 (adaptado).

A capacidade de o molusco fazer fotossíntese deve estar associada ao fato de o gene incorporado permitir que ele passe a sintetizar

Alternativas
Comentários
  • A clorofila é um pigmento fotossintetizante que absorve a luz principalmente nos comprimentos de onda azul e violeta, além de vermelho.


    Letra: E

  • Como ele consegue fazer fotossíntese, infere-se que esse organismo, assim como os seres do Reino Plantae, camptam energia luminosa solar por meio de pigmentos da clorofila, quais sejam, p700 e p680, para conseguir se alimentar. A equação global que nos fornece essa artimanha é a seguinte:

    Co2 + H2O+ LUZ >>>>>>>>>>>>>O2+ H20 + C6H12O6( Equação não balanceada)

    Resolução da professora:

    Essa questão fala sobre um molusco híbrido com planta que conseguiu incorporar um gene das algas, sendo capaz de realizar fotossíntese e se alimentar apenas de luz e CO2. Essa capacidade de fazer fotossíntese deve ser permitida a partir da síntese de um componente específico. As plantas realizam fotossíntese para crescer e manter seu metabolismo, pois precisam de energia e matéria orgânica. A fotossíntese é um processo metabólico que transforma gás carbônico (CO2), água (H2O) e luz em açúcares e oxigênio, e a organela responsável por realizar esse processo é o cloroplasto, onde a clorofila é armazenada em vesículas (tilacoides). De acordo com o texto, o molusco se tornou capaz de realizar fotossíntese por ter incorporado um gene das plantas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)

    O que o gene incorporado deve ser capaz de sintetizar:

    a) clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose. Esse gene deverá sintetizar a clorofila, pois é a responsável pela realização da fotossíntese, mas se utiliza da energia da luz, somado ao CO2 e a água, resultando em glicose e oxigênio. Incorreta.

    b) citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio. Os citocromos são proteínas que efetuam o transporte de elétrons, não ligados a realização da fotossíntese. Incorreta.

    c) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio. Deverá sintetizar a clorofila, mas não doa elétrons para a transformação de gás carbônico em outros compostos, a equação de transformação é: 6 CO2 + 12 H2O + luz = C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O. Incorreta.

    d) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose. Os citocromos são proteínas que efetuam o transporte de elétrons, não participando da realização da fotossíntese. Incorreta.

    e) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos. Esse gene deverá ser capaz de sintetizar a clorofila, pois é responsável pela fotossíntese, transferindo a energia da luz para a produção de matéria orgânica. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.

  • Essa questão fala sobre um molusco híbrido com planta que conseguiu incorporar um gene das algas, sendo capaz de realizar fotossíntese e se alimentar apenas de luz e CO2. Essa capacidade de fazer fotossíntese deve ser permitida a partir da síntese de um componente específico. As plantas realizam fotossíntese para crescer e manter seu metabolismo, pois precisam de energia e matéria orgânica. A fotossíntese é um processo metabólico que transforma gás carbônico (CO2), água (H2O) e luz em açúcares e oxigênio, e a organela responsável por realizar esse processo é o cloroplasto, onde a clorofila é armazenada em vesículas (tilacoides). De acordo com o texto, o molusco se tornou capaz de realizar fotossíntese por ter incorporado um gene das plantas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)


    O que o gene incorporado deve ser capaz de sintetizar:
    a) clorofila, que utiliza a energia do carbono para produzir glicose. Esse gene deverá sintetizar a clorofila, pois é a responsável pela realização da fotossíntese, mas se utiliza da energia da luz, somado ao CO2 e a água, resultando em glicose e oxigênio. Incorreta.
    b) citocromo, que utiliza a energia da água para formar oxigênio.
    Os citocromos são proteínas que efetuam o transporte de elétrons, não ligados a realização da fotossíntese. Incorreta.
    c) clorofila, que doa elétrons para converter gás carbônico em oxigênio.
    Deverá sintetizar a clorofila, mas não doa elétrons para a transformação de gás carbônico em outros compostos, a equação de transformação é: 6 CO2 + 12 H2O + luz = C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O. Incorreta.
    d) citocromo, que doa elétrons da energia luminosa para produzir glicose. 
    Os citocromos são proteínas que efetuam o transporte de elétrons, não participando da realização da fotossíntese. Incorreta.
    e) clorofila, que transfere a energia da luz para compostos orgânicos.
    Esse gene deverá ser capaz de sintetizar a clorofila, pois é responsável pela fotossíntese, transferindo a energia da luz para a produção de matéria orgânica. CORRETA.

    Gabarito do professor: Letra E.

  • Letra E

    A fotossíntese só pode ser realizada na presença de Clorofila...

    A clorofila é um pigmento capaz de transformar a energia solar em energia quimica. Assim, a energia absorvida pela clorofila transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio...

    -Nesse caso, o molusco tornou-se capaz de sintetizar clorofila, a partir dai, pode sintetizar substâncias orgânicas, uma vez que a clorofila é capaz de absorver a luz do sol e armazena-la na forma de carboidratos.

  • Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos fotossintéticos presente nos cloroplastos das plantas. A intensa cor esverdeada da clorofila se deve a suas fortes absorções das regiões azuis e vermelhas do espectro eletromagnético, e por causa destas absorções a luz que ela reflete e emite a cor verde.

    FONTE:  .


ID
2735743
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O fenômeno do pseudo-hermafroditismo (imposex) no qual caracteres masculinos são desenvolvidos em fêmeas (acarretando esterilidade) tem sido registrado em gastrópodes em várias regiões costeiras impactadas no mundo. No Brasil, populações de espécies do gênero Stramonita de áreas portuárias têm apresentado altos índices de imposex. Assinale a opção em que é listado o agente causador desse fenômeno.

Alternativas

ID
2735800
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação às classes de Mollusca, analise as características a seguir.

I- Presença ou ausência de concha, dependendo do grupo; pé rastejante geralmente desenvolvido; rádula com adaptações à raspagem, predação ou microfagia; fecundação externa ou interna.
II- Bisso geralmente presente, ao menos em uma fase da vida; a maioria apresenta um par de ctenídios muito desenvolvido usado para triagem do alimento; maioria dos representantes com fecundação externa.

As características apresentadas nas sentenças I e II representam, respectivamente, as classes:

Alternativas
Comentários
  • MOLLUSCA

    GASTROPODES - é rastejante geralmente desenvolvido; rádula com adaptações à raspagem - Lesmas, caracois, caramujos.

    BIVALVES - par de ctenídios muito desenvolvido usado para triagem do alimento e bisso - Ostras

    POLYPLACOPHORA - valva com oito partes sobrepostas na parte dorsal, desprovidos de tentáculos e têm cabeça minúscula desprovida de olhos. - quitons

    APLACOPHORA - espículas calcárias e carecem de olhos e tentáculos. - verrucosa

    CEPHALOPODES - boca redonda, com um bico quitinoso e a rádula, rodeada por braços e tentáculos, que são uma modificação do pé dos moluscos. - polvos, lulas, nautilos


ID
2735815
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em Polychaeta, são estruturas morfológicas adaptadas à macrofagia, microfagia depositiva e microfagia suspensívora, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • POLYCHAETA

    MACROFAGIA - Partes grandes = PROBOSCIDE COM MANDIBULAS PARA AGARRAS A PRESA

    MICROFAGIA DEPOSITIVA - Partes pequenas = TENTACULOS CILIADOS selecionam partículas e detritos depositados no substrato.

    MICROFAGIA SUSPENSIVORA - Partes pequenas = RADÍOLOS que capturam partículas em suspensão no meio.

  • POLYCHAETA

    MACROFAGIA - Partes grandes = PROBOSCIDE COM MANDIBULAS PARA AGARRAS A PRESA

    MICROFAGIA DEPOSITIVA - Partes pequenas = TENTACULOS CILIADOS selecionam partículas e detritos depositados no substrato.

    MICROFAGIA SUSPENSIVORA - Partes pequenas = RADÍOLOS que capturam partículas em suspensão no meio.


ID
2736295
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o TEXTO 14 para responder à questão.


TEXTO 14


INFORMAÇÕES SOBRE OS DANOS QUE OS CARAMUJOS CAUSAM NO SEU AMBIENTE


O caramujo africano, como é conhecido o principal caramujo considerado uma praga urbana, é perigoso porque transmite uma série de doenças. Como seu andar é lento e ele se localiza em jardins, é o alvo da brincadeira de crianças, porém, manipulá-los não é uma boa ideia, pois o contato direto já causa contágio. Os caramujos gostam de locais úmidos e com sombra, por isso, podem ser encontrados em locais com concentração de pedras, galhos, entulhos, folhas, madeiras e outros materiais similares. Muitas vezes esse molusco é confundido com o caracol. A aparência dos dois é muito próxima, mas o caramujo é um animal aquático que respira por brânquias. Já o caracol é um animal terrestre com pulmão, ou seja, não sobrevive se estiver debaixo d’água.


Disponível em: <https://rotauniprag.com.br/pragas-urbanas/caramujos/>. Acesso em: 12 maio 2018.


Em relação ao TEXTO 14 assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
2818399
Banca
IF-SE
Órgão
IF-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo Mollusca é o segundo maior do Reino Animal em número de espécies. É correto afirmar que os moluscos da Classe Gastropoda:

Alternativas
Comentários
  • cópia descarada de uma questão da unicamp

    alternativa D


ID
2870239
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os microplásticos representam aproximadamente 92,4% da contagem global de partículas de lixo plástico. Estes pequenos plásticos de até 5 mm de tamanho estão entrando no ambiente marinho, contaminando um sistema já vulnerável.

(www.arocha.org. Adaptado.)

Os mexilhões estão entre os invertebrados marinhos diretamente afetados pela presença de partículas de microplásticos nas águas, uma vez que, para se alimentarem,

Alternativas
Comentários
  • Mexilhões, pertencentes à classe dos Bivalves, não possuem rádula, alimentando-se por filtração de partículas de alimento na água circundante. Com a presença de partículas de microplástico, esta filtração é prejudicada.

  • Os mexilhões são moluscos que possuem corpo mole, sendo coberto ou não por concha calcária. Estão na classe dos bivalves, juntamente com as ostras e mariscos, e possuem concha de duas partes (valvas). O sistema digestório dos moluscos é completo (boca e ânus), alguns são carnívoros, outros se alimentam de pequenas algas e alguns são filtradores (bivalves), retirando pequenas partículas orgânicas diretamente da água. A presença de microplásticos afeta os mexilhões filtradores, que possuem brânquias formando uma rede para captura de partículas suspensas para depois levar até a boca. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    a) os mexilhões não possuem flagelos para capturar micropartículas, apenas cílios. Incorreta.
    b) eles são moluscos filtradores bivalves e não possuem rádula. Incorreta.
    c) os mexilhões não filtradores possuem a rádula para triturar o alimento, mas não possuem dentes calcários. Incorreta.
    d) os mexilhões diretamente afetados são os filtradores, que se alimentam de partículas na água. Correta.
    e) apenas os equinodermos possuem o sistema ambulacrário (hidrovascular). Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • Os mexilhões são moluscos que possuem corpo mole, sendo coberto ou não por concha calcária. Estão na classe dos bivalves, juntamente com as ostras e mariscos, e possuem concha de duas partes (valvas). O sistema digestório dos moluscos é completo (boca e ânus), alguns são carnívoros, outros se alimentam de pequenas algas e alguns são filtradores (bivalves), retirando pequenas partículas orgânicas diretamente da água. A presença de microplásticos afeta os mexilhões filtradores, que possuem brânquias formando uma rede para captura de partículas suspensas para depois levar até a boca. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)


    a) os mexilhões não possuem flagelos para capturar micropartículas, apenas cílios. Incorreta.
    b) eles são moluscos filtradores bivalves e não possuem rádula. Incorreta.
    c) os mexilhões não filtradores possuem a rádula para triturar o alimento, mas não possuem dentes calcários. Incorreta.
    d) os mexilhões diretamente afetados são os filtradores, que se alimentam de partículas na água. Correta.
    e) apenas os equinodermos possuem o sistema ambulacrário (hidrovascular). Incorreta.

    Gabarito do professor: D

ID
2883319
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Até 2030, Brasil quer controlar cinco espécies de animais invasores à nossa fauna, que ameaçam o equilíbrio nacional. São elas: coral-sol, javali, mexilhão dourado, sagui e caramujo gigante africano. Trazido ao Brasil nos anos 80 para a comercialização de escargot, o caramujo-gigante africano tornou-se uma das principais pragas do país.

Adaptado de: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ ultimas-noticias/redacao/2018/09/06/brasil-identifica-5- especies-exoticas-invasoras-e-prepara-combate-ate-2030.htm, Acessado em 06/09/2018.


Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

    oral-sol ---> Cnidário

    javali ---> Cordado (mamífero)

    mexilhão dourado ---> Molusco (corpo mole com uma concha protetora)

    sagui ---> Cordado (mamífero)

    caramujo gigante africano ---> Molusco (corpo mole com uma concha protetora)

    CAVEIRA!


ID
2976415
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica marcante dos anelídeos é a segmentação corporal, que traz como consequência a:

Alternativas
Comentários
  • Cada segmento possui um órgão excretor, Letra C !
  • A segmentação ou metamerismo consiste na divisão longitudinal do corpo em unidades repetitivas (segmentos) que dão origem internamente a compartimentos na cavidade corporal (celoma) separados por septos. Os animais segmentados têm tipicamente uma região anterior – (ou ), um tronco e posteriormente um (ou ).

    A segmentação condiciona praticamente todos os aspectos da estrutura e funcionamento dos animais, fato bastante evidente nos Anelídeos. Uma das suas vantagens relaciona-se com a  e advém, por um lado, do fato do volume do fluído celómico se manter constante em cada compartimento, funcionando como força antagónica contra a qual os músculos podem actuar e, por outro, da possibilidade de controlar independentemente cada segmento. Tal permite que o movimento peristáltico (onda de contracção da musculatura circular seguida da contracção de músculos longitudinais) seja localizado e envolva apenas os músculos estritamente necessários, rentabilizando consideravelmente as necessidades energéticas do movimento.

    A compartimentação do corpo levou à repetição de estruturas, nomeadamente excretoras, nervosas e circulatórias em cada segmento. Tal pode ser encarado como outra das vantagens da segmentação, já que poderá diminuir o impacto da danificação do corpo do animal; os segmentos não danificados podem manter as suas funções praticamente normais e, desta forma, aumentar a probabilidade do animal superar os danos sofridos.

    Outra vantagem refere-se ao facto da segmentação permitir a modificação de certas porções do corpo para o desempenho de funções especializadas, como alimentação, locomoção e reprodução. Esta especialização do corpo, , tem a sua forma mais simples nos Anelídeos e está particularmente bem desenvolvida nos Artrópodes (sobretudo nos Insectos e certos Crustáceos). A especialização de regiões do corpo resulta de basicamente três processos: restrição de certas estruturas segmentares a apenas alguns segmentos (ex. as dos Oligoquetas restringem-se a apenas alguns segmentos - segmentos genitais); existência de estruturas segmentares que estruturalmente estão adaptadas ao desempenho de várias funções (ex. apêndices adaptados para a alimentação, trocas gasosas, reprodução, etc.); fusão de segmentos dando origem a zonas diferenciadas. Esta fusão poderá ocorrer em qualquer região do corpo mas é bastante mais comum na região anterior, podendo dar origem a uma cabeça complexa.


ID
2988400
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao montar um aquário com a turma do 7º ano, o professor estará apresentando ao aluno o ambiente aquático, assim como as espécies, seus habitats e desenvolvendo-lhe o gosto pela preservação. Nessa montagem, foram colocados representantes dos filos Cnidária, Mollusca e Chordata. Foi selecionado um representante de cada filo, respectivamente, pelos seguintes animais:

Alternativas

ID
3007402
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma espécie de gastrópode marinho foi descrita por Dali em 1927 como Epitonium opalinum. Em trabalhos taxonômicos subsequentes, outros autores alocaram essa espécie para outros gêneros, até que em 2015 Brown & Neville propuseram uma nova combinação, transferindo a espécie para o gênero Opaliopsis. Segundo as regras de nomenclatura zoológica, a maneira correta de apresentarmos o nome dessa espécie assim como a grafia correta da família à qual ela pertence são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • a alternativa (E) está com erro de digitação na palavra "Dali". Na prova está "Dall". É uma alternativa incorreta de qlqr maneira :)


ID
3046867
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo sobre o Filo Mollusca:


I. O sistema nervoso dos moluscos geralmente consiste de dois a sete pares de gânglios com conexões entre eles, exceto para os cefalópodes.

II. Órgãos de equilíbrio chamados de estatocistos são encontrados em moluscos pelágicos.

III. Os cefalópodes possuem olhos focáveis com córnea, lentes, íris, retina e possuem ainda a capacidade de formação de imagens.

IV. As brânquias dos moluscos funcionam na troca gasosa, sendo que em algumas espécies podem também selecionar alimento.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas

ID
3046882
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao Filo Annelida, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ERROS:

    B: Anelídeos não se regeneram. Quem faz isso são as planárias (platelmintos).

    C: O celoma dos anelídeos é revestido APENAS pela mesoderme.

    D: A hirudina não é um anestésico, mas, sim, um anticoagulante.

    E: Não sei, mas achei esquisita a alternativa para ser correta, se alguém souber, complementa aí.


ID
3046939
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com organização corporal não segmentada e simetria bilateral, tais organismos apresentam-se em formas monoicas e dioicas, com clivagem espiral, durante o desenvolvimento embrionário. Seus processos excretores envolvem um ou dois metanefrídios, com aberturas para a cavidade pericárdica e para a cavidade do manto, que também é uma estrutura relacionada às trocas gasosas.


Tal descrição refere-se ao grupo de organismos classificados no Filo:

Alternativas
Comentários
  • Falou em manto é mollusca


ID
3047128
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os moluscos são invertebrados abundantes no planeta, podendo ser encontrados em ambientes aquáticos e terrestres. Esse grupo tem uma longa história evolutiva e graças a presença da concha calcária em muitos animais existe um rico registro fóssil devido a fácil preservação desse material. Sobre o grupo Mollusca assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A rádula é como se fosse a língua do molusco. Tal estrutura é usada para raspar o alimento.


ID
3047725
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante ficou muito curioso ao saber, durante uma aula de zoologia, que existia um animal que apresentava mais de um coração. Ao pedir mais informações sobre o animal, o professor mencionou que se tratava do único grupo, dentro do filo em estudo, que apresentava sistema circulatório fechado, formando uma rede de vasos e capilares que conduziam sangue através dos filamentos branquiais. Portanto, apresentava um coração sistêmico e corações branquiais. O docente ainda observou que todo esse conjunto de adaptações se dava pelo fato de ser um animal muito ativo.


Com base nessas afirmações, para verificar as características anatômicas, descritas pelo professor o estudante deveria dissecar

Alternativas
Comentários
  • Gab letra A.

    Falou em branquias só pode ser polvo pois elas são encontradas em peixes e demais organismos aquáticos.

    O polvo é muito ativo


ID
3048385
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

[...] Todos os animais devem realizar certas tarefas básicas para que possam sobreviver e se reproduzir. [...] As estratégias empregadas pelos animais para manter a vida são extremamente variadas, mas elas se baseiam em relativamente poucos princípios biológicos, físicos e químicos. [...]” (Brusca & Brusca – Invertebrados. 2ed. 2007.p.42)


A respeito da diversidade animal, suas estruturas e estratégias, assinale a afirmativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A) Nem todos os artrópodes passam por metamorfose, como por exemplo: siri, carangueijo

    B) O erro está na origem embrionaria da notocorda que pe mesodérmica

    D) Poríferos são Ablásticos. Na própria questão há discordância (Embora sem organização tecidual / diblásticos)

  • A) existem insetos ametabolos como a traça

    B) Ectoderme origem mesoblastico

    D)Poriferos sao ablasticos


ID
3154336
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Várzea - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

.As minhocas são muito importantes para o solo e para o meio ambiente, pois são detritívoras, alimentando-se de restos orgânicos de animais e vegetais. As minhocas eliminam em seus excrementos restos alimentares que sofreram ações de bactérias decompositoras, produzindo um material chamado de húmus, que fertiliza o solo e contém nutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio.

As minhocas são animais ______________, ___________, com simetria_______, fertilização _____, desenvolvimento_______ e___________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas

Alternativas

ID
3441265
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Durante o período das chuvas, o número de caramujos africanos aumenta nas áreas de vegetação das praias de Vila Velha, fazendo com que o molusco se prolifere nas áreas de restinga. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, promove diariamente um trabalho de cata manual dos caramujos. De novembro de 2019 até o dia 6 de janeiro de 2020 foram recolhidos 618 quilos do molusco na orla.”
(http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2020/01/prefeitura-recolhecaramujos-africanos-nas-restingas-28028)

Assinale a opção que corretamente associa a classe do caramujo africano e uma de suas características.

Alternativas
Comentários
  • Os invertebrados são animais que não apresentam notocorda, cordão neural dorsal e fendas branquiais em nenhuma fase da vida, com um sistema nervoso ganglionar e sem cérebro. Vários filos estão incluídos nos vertebrados:
    - Poríferos: animais aquáticos fixos, sem tecidos definidos nem sistema nervoso. São as esponjas. 
    - Cnidários: aquáticos, possuem uma rede de células nervosas e podem ser pólipos (presos em substrato) ou de vida livre. Ex. corais e medusas.
    - Platelmintos: corpo achatado, apresentam gânglios nervosos. Ex. planárias, solitárias e esquistossomos.
    - Nematelmintos: corpo cilíndrico e afilado, tubo digestório completo (boca e ânus), sistema nervoso com um anel de cordões nervosos. Ex. lombriga e ancilóstomo.
    - Anelídeos: corpo segmentado em anéis que repetem alguns órgãos. Ex. minhocas, sanguessugas e vermes marinhos (poliquetas).
    - Artrópodes: corpo protegido por exoesqueleto de quitina, segmentado em cabeça, tórax e abdome, com apêndices articulados. Maior grupo de animais, dividido nas classes insetos (formiga e mosca), crustáceos (lagosta e camarão), aracnídeos (aranhas e escorpiões), quilópodes (centopeia) e diplópodes (piolho de cobra)
    - Moluscos: corpo mole não segmentado. Muitos possuem estrutura rígida (concha), corpo dividido em cabeça, massa visceral e pé musculoso. Possuem as principais classes: bivalves (ostra e mexilhão), gastrópodes (caramujo e lesma) e cefalópodes (polvo e lula).
    - Equinodermas: animais com endoesqueleto de placas calcárias articuladas com espinhos, coberto com fina pele, apresentam simetria radial. Ex. estrela do mar, ouriço do mar e ofiúro. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)




    Analisando as alternativas sobre a classe e uma das características do caramujo:
    a) Gastropoda, torção do corpo. Correta.
    b) Cephalopoda, presença de rádula. Essa classe inclui polvos e lulas. Incorreta.
    c) Bivalvia, respiração pulmonar. Possuem concha dividida em duas valvas. Incorreta.
    d) Pelecipoda, presença de manto. Anteriormente chamados pelecipodas ou Lamelibranchia, são os bivalves. Incorreta.
    e) Lamelibranchia, respiração branquial. São os bivalves. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.
  • Gabarito A

    Analisando as alternativas sobre a classe e uma das características do caramujo:

    a) Gastropoda, torção do corpo. Correta.

    b) Cephalopoda, presença de rádula. Essa classe inclui polvos e lulas. Incorreta.

    c) Bivalvia, respiração pulmonar. Possuem concha dividida em duas valvas. Incorreta.

    d) Pelecipoda, presença de manto. Anteriormente chamados pelecipodas ou Lamelibranchia, são os bivalves. Incorreta.

    e) Lamelibranchia, respiração branquial. São os bivalves. Incorreta.


ID
3595960
Banca
CESGRANRIO
Órgão
MEC
Ano
2009
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica compartilhada pelos filos Porifera, Annelida, Arthropoda e Mollusca é a presença de

Alternativas
Comentários
  • microtúbulos.


ID
3782467
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma viagem à Espanha, Ana foi a um típico restaurante e pediu um prato de Paella, muito tradicional na região. Gostou tanto do sabor que, ao voltar para o Brasil, resolveu fazer a receita para a sua família. Ao pesquisar na internet, encontrou a seguinte receita:

Paella tradicional - Ingredientes
1 kg de polvo
1kg de lula
2 kg de mexilhões
½ kg de camarão médio
½ kg de arroz
400 g de pimentões
400 g tomates
Sal, pimenta, azeite e açafrão a gosto.

Assim, pode-se dizer que esta receita

Alternativas

ID
3783403
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo Mollusca é constituído por um grande número de espécies. Dentre seus representantes, podemos citar caracóis, ostras, mariscos, polvos e lulas. Embora possuam ampla diversidade morfológica, compartilham as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • Os representantes do filo Mollusca apresentam simetria bilateral ou bilateral modificada. São multicelulares, eucariontes, triblásticos e celomados. A excreção dos resíduos do metabolismo ocorre por metanefrídeos reunidos em rins.


ID
3790225
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

É comum, quando pessoas entram em lagoas do Pantanal, anelídeos sanguessugas se fixarem na pele para se alimentarem. Para isso, utilizam uma ventosa oral que possui pequenos dentes afiados que raspam a pele, provocando hemorragia.
Com relação às sanguessugas, considere as afirmativas a seguir.

I. Contêm um par de nefrídio individualizado para cada segmento corporal.
II. São celomados com inúmeros segmentos iguais separados internamente por septos transversais membranosos.
III. Da mesma forma que as minhocas, as sanguessugas apresentam cerdas para a locomoção.
IV. Assim como nas minhocas, os órgãos são irrigados por uma rede contínua de capilares que se estende sob a epiderme.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3793312
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pesquisador encontrou um animal e o identificou como pertencente ao filo Mollusca, classe Gastropoda. Elencou as seguintes características para o animal:


I. Sistema digestório completo, com boca apresentando rádula destinada a raspar alimentos.

II. Sistema circulatório aberto.

III. Respiração traqueal.

IV. Excreção por células flama ligadas a protonefrídeos.

V. Uma rede difusa de células nervosas, sem sistema nervoso central.



Destas características, pertencem ao filo Mollusca e à classe Gastropoda.

Alternativas

ID
3796780
Banca
UFGD
Órgão
UFGD
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma característica embriológica importante no estudo dos animais é a presença do celoma, um espaço entre os folhetos externo e interno da mesoderme que permite aos órgãos internos se dobrem sobre si mesmos, aumentando sua capacidade funcional. Embora a presença do celoma seja comum nos vertebrados, nos invertebrados é possível encontrar grupos acelomados, pseudocelomados e celomados. Com base nesta afirmação, assinale a alternativa em que todos os filos de invertebrados relacionados são celomados.

Alternativas

ID
3816418
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ______________ são animais de corpo mole, que podem viver em ambientes terrestres úmidos, na água doce ou em ambiente marinho. Alguns possuem ___________, podendo ser interna ou externa. Em geral, seu corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Representantes da Classe Gastropoda participam do ciclo de vida do parasita humano causador da _________________.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, na ordem em que se apresentam.

Alternativas
Comentários
  • Moluscos

    # Carácois

    >gastrópodes

    >concha interna ou externa

    >corpo mole

    LETRA B

    APMBB


ID
3840415
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O corpo dos representantes do filo Mollusca apresenta

Alternativas

ID
3893320
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os representantes do filo Annelida são organismos

Alternativas
Comentários
  • Protostomia (do grego Protos, primeiro + stoma, boca) é um clado de animais com simetria bilateral e três camadas germinativas. O nome do grupo deriva do fato que no desenvolvimento embrionário a boca é formada antes do ânus. Na língua portuguesa, o termo protostómios ou protostômios é utilizado para denominar o grup


ID
3931909
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A adaptação de estruturas ou sistemas de revestimento interno ou externo dos seres vivos está relacionada com o ambiente em que vivem. Sobre tais estruturas ou sistemas, assinale a proposição CORRETA.


As minhocas utilizam seu revestimento externo como auxiliar na respiração.

Alternativas

ID
4007671
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os moluscos formam, depois dos artrópodes, o segundo maior filo dos metazoários em números de espécies. São características que ocorrem em todos os representantes dos moluscos:

Alternativas
Comentários
  • Bivalves não possuem rádula


ID
4023523
Banca
INEP
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os ______________ são animais de corpo mole, que podem viver em ambientes terrestres úmidos, na água doce ou em ambiente marinho. Alguns possuem ___________, podendo ser interna ou externa. Em geral, seu corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Representantes da Classe Gastropoda participam do ciclo de vida do parasita humano causador da _________________.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, as lacunas, na ordem em que se apresentam

Alternativas

ID
4039276
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A questão se refere ao texto a seguir.


Na natureza, existe grande diversidade de organismos classificados em vários grupos taxonômicos. Essa variação pode ser observada em relação ao processo reprodutivo, ocorrendo organismos que apresentam reprodução assexuada, sexuada ou os dois tipos, associados à fecundação externa ou interna. Além disso, em alguns grupos, os organismos são monoicos ou dioicos. 

Considerando os diferentes grupos de organismos e as informações do texto, assinale o que for correto

Nos moluscos, ocorre somente reprodução asssexuada e os organismos são dioicos.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA...

    A reprodução é sexuada podendo ter fecundação interna e cruzada.


ID
4049836
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre as características dos diferentes grupos de organismos incluídos no reino Animalia, assinale o que for correto

Os moluscos, os anelídeos e os equinodermos são animais deuterostômios e pseudocelomados, devido à simetria e à presença de cavidades corporais.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO ERRADA...

    Deuterostômios é quando o ânus é formado a partir do blastóporo e logo depois forma a boca, os moluscos e anelídeos não se encaixam nessa classificação.

    Pseudoceloma é uma cavidade nos nematoides, onde há um sistema digestivo completo, um sistema excretor composto por um canal longitudinal e um sistema nervoso parcialmente centralizado. O pseudoceloma corresponde a uma cavidade que se forma entre a mesoderme e a endoderme.

    "Os moluscos, os anelídeos e os equinodermos são animais deuterostômios e pseudocelomados, devido à simetria e à presença de cavidades corporais."


ID
4065556
Banca
FAG
Órgão
FAG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As minhocas pertencem à Classe Oligochaeta e são representadas pelas espécies 'Pheretyma hawayana' (minhoca brasileira), 'Lumbricus terrestris' (minhoca européia) e 'Eisenia phoetida' (minhoca vermelha da Califórnia). Todas as espécies participam ativamente na produção de húmus, o que contribui para o aumento da fertilidade do solo. Além disso, cavam inúmeras galerias subterrâneas que são responsáveis pela drenagem e aeração do solo.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as minhocas são organismos

Alternativas

ID
4070509
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No mundo oriental é comum o uso de práticas alternativas para curar determinadas patologias. Apesar de alguns considerarem o emprego das técnicas para descrever práticas médicas diversas da alopatia, outros consideram estas técnicas como parte da medicina constituída por métodos cientificamente validados de diagnóstico e tratamento. Entre as práticas alternativas utilizadas para restabelecimento da circulação em cirurgias de reimplantes de órgãos, está a sangria, feita com o uso de uma sanguessuga, Hirudo medicinalis, embora existam outras formas de sangrias. Sobre as sanguessugas é correto afirmar:

Alternativas

ID
4070521
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Eu tenho sangue azul, portanto, sou nobre, caro colega”. Essa é uma expressão que foi muito usada entre os espanhóis (originalmente de pele bem branca), que passaram a ter filhos mais morenos, devido à miscigenação, no século VIII, como a maioria de sua população atual. A aristocracia, no entanto, orgulhava-se de não ter-se misturado àquele povo de pele quase negra e apontava para as próprias veias, onde parecia correr sangue azul, como se isso fosse prova de uma ascendência mais nobre. De fato, o sangue venoso tem aspecto azulado e pode ser visto através da superfície da pele, ainda mais se esta for clara, acentuando o contraste de cores. Seja de que cor for o sangue entre os animais, essa cor é dada em função do pigmento presente no sangue. Qual é a cor característica do sangue que apresenta os seguintes pigmentos e quais os elementos que permitem determinada coloração?

Alternativas

ID
4077406
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nos filos platelmintos e anelídeos, a excreção ocorre, respectivamente, por meio de estruturas denominadas

Alternativas
Comentários
  • Os platelmintos não possuem sistema digestório , são eliminadas por um sistema excretor constituído por células denominadas células-flama ou selenócitos


ID
4095250
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

À primeira vista, a ventosa de um polvo se assemelha à de uma flecha de brinquedo ou à que fixa um GPS no parabrisa. Na verdade, porém, é um órgão, notavelmente sofisticado, que pode não só prender objetos com diferentes intensidades, mas também manejá-los graças a grupos de músculos especializados. (VENTOSA sensacional..., 2010. p. 66-67).

A complexidade da percepção táctil e gustativa desse grupo de animais dar-se-á

Alternativas

ID
4110493
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
UNIFACIG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Apesar da grande diversidade das formas entre as espécies de moluscos, é possível identificar três partes básicas: cabeça, pés e saco visceral. Porém, dependendo da classe, estas partes podem ser mais ou menos desenvolvidas. Sobre tais características, analise as afirmativas a seguir.

I. O saco visceral nos moluscos é onde se alojam as vísceras.
II. Nos cefalópodes, o pé permite capturar presas, nadar e caminhar.
III. O manto é responsável pela produção da concha nos moluscos.
IV. Os pés nos gastrópodes auxiliam na escavação e na fixação do animal no substrato.
V. A forma de obtenção do alimento pelos bivalves faz com que eles tenham uma cabeça bem desenvolvida.

Estão INCORRETAS apenas as afirmativas

Alternativas

ID
4120519
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Metameria é o termo empregado para a segmentação corporal que surge durante o desenvolvimento embrionário e consiste na organização do corpo em segmentos, iguais ou semelhantes, denominados de metâmeros. Essa característica está presente nos filos dos

Alternativas
Comentários
  • METAMERIA surge no filo dos Anelídeos

    portanto, nao pode ser a letra E, pois o filo dos Platelmintos é anterior dos Anelídeos.

  • anelideos/artropodes e cordados tb tem

  • a alternativa A: crustaceo e cordados tambem esta certa, pois a metameria tambem surge no filo dos cordados e o grupo crustaceo esta dentro de artropodos que tambem apresenta metameria.

    A questao deveria ser anulada!

  • "Crustáceos" não formam um filo, como a questão pede. A alternativa D é a única correta.

  • Metameria, em zoologia, é sinônimo de segmentação corporal. Está presente nos filos Annelida, Arthropoda e Chordata, e consiste na organização do corpo em segmentos (iguais ou semelhantes), que se repetem ao longo do seu comprimento, no eixo ântero-posterior. Esses segmentos também podem ser chamados de metâmeros.

ID
4148302
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“A respiração pode ser definida como um processo em que ocorre a troca gasosa entre o meio e o organismo. Essa troca é importante porque garante o fornecimento de oxigênio para as células realizarem seus processos metabólicos e a retirada de gás carbônico do organismo. Existem diferentes tipos de respiração nos animais, sendo a respiração pulmonar a mais conhecida. Além desse tipo, podemos citar a respiração branquial, cutânea e traqueal”. Moluscos e artrópodes apresentam, respectivamente, a respiração:

Alternativas
Comentários
  • Existem moluscos com respiração pulmonar e cutânea também.

  • que questão horrível.

    existem molucos com respiracao branquial, pulmonar, cutanea..

    assim como existem artropodes com respiracao branquial (aquaticos) e tranqueal (terrestres)

  • Não considerem essa questão

  • Nos moluscos aquáticos, destacam-se as brânquias; nos terrestres, a cavidade do manto pode atuar como um pulmão rudimentar. Em algumas espécies, observa-se também respiração cutânea.

    Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traqueias.A traqueia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traqueia.

    Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.

    ARACNÍDEOS A respiração é feita por filotraqueias, também denominadas "pulmões foliáceos". Essas estruturas são formadas por lamelas irrigadas, que se comunicam com o exterior do corpo, através de um orifício denominado estigma.

    As trocas gasosas ocorrem nas lamelas, e o oxigênio passa para o sangue. Nos escorpiões, essas são as únicas estruturas respiratórias, mas nas aranhas além das filotraqueias, existem as traqueias, semelhantes às dos insetos.

  • Questão está extremamente equivocada.


ID
4170088
Banca
Univap
Órgão
Univap
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo dos moluscos possui diversos representantes, os quais possuem uma ampla variedade de aspectos morfológicos e anatômicos. Dessa forma, podem habitar os ambientes marinhos, terrestres e dulcícolas. Considerando os aspectos citados em I, II e III:


I. Natação por propulsão a jato e rádula bem desenvolvida.
II. Oito placas sobrepostas e pé bem desenvolvido; e
III. Concha é uma peça única, cabeça pequena e sem olhos. É possível afirmar que esses aspectos pertencem, respectivamente, aos

Alternativas

ID
4186123
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em muitas cidades litorâneas ao redor do mundo, a culinária local é rica em “frutos do mar”, um termo genérico que abrange diversos grupos de animais utilizados na alimentação humana. Thiago estava de férias em um balneário litorâneo no Nordeste do Brasil e, para seu almoço, foram servidos mariscos, mexilhões, lagosta, camarões, lula e polvo.

Com base na classificação biológica, estavam presentes no almoço de Thiago:

Alternativas
Comentários
  • mariscos = molusco

    mexilhões = molusco

    lagosta = crustáceo

    camarões = crustáceo

    lula = molusco

    polvo = molusco

    Alternativa D


ID
4194352
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando os filos da escala evolutiva zoológica, pode-se afirmar que _________ e _________ são simultaneamente celomados, protostômios e segmentados.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C - sanguessuga e mosca - Filo Anelídeo e Filo Artrópode

  • animais segmentados = anelídeos, artrópodes e cordados. Isabela se confundiu na alternativa correta, que é a B.


ID
4199176
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cinco classes do filo Mollusca apresentam organismos com as seguintes características:

1. vivem enterrados na areia ou no lodo, têm um pé afilado e a concha se assemelha a uma pequena presa de elefante.
2. são exclusivamente marinhos, a concha é dividida em placas e o pé é achatado.
3. muitas espécies vivem aderidas a rochas e outros substratos, enquanto outras escavam túneis em madeira e provocam estragos no casco de embarcações.
4. são os mais diversos dentre os moluscos, vivem nos ambientes marinho, água doce e terrestre, havendo espécies com e sem concha.
5. são animais marinhos e alguns têm concha espiralada; muitos têm células que permitem mudar rapidamente de cor.

De acordo com as características enumeradas, assinale a alternativa CORRETA que indica, respectivamente, os nomes das classes:

Alternativas

ID
4199410
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante coletou uma amostra de solo da horta do seu quintal. Ao analisar o material em microscópio ótico, ele observou vários animais alongados, sem pernas, com tamanho variando entre 0,3 e 1 mm. Eles possuíam sistema digestivo completo, eram cilíndricos e afilados nas extremidades, exibiam simetria bilateral e não apresentavam segmentação corporal. Em suas anotações, o estudante concluiu que se tratavam de anelídeos oligoquetas. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4216468
Banca
Unichristus
Órgão
Unichristus
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia o texto a seguir.


    Foi aproveitando a necessidade de dezenas de prefeituras por assistência médica que, de acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, um grupo teria desviado R$ 110 milhões das verbas federais destinadas à compra de ambulâncias. O grupo, segundo a PF, reuniria uma centena de pessoas, entre políticos, empresários e servidores públicos. Pela acusação de sugar o Orçamento da União, seus representantes ficaram conhecidos (...) pela alcunha de sanguessugas.

Fonte: MEIRELES, A.; MACHADO, M. Um convite ao crime. Revista Época, São Paulo, n. 417, p. 28, maio 2006.


As verdadeiras sanguessugas são animais que habitam rios e lagos de água doce, têm o corpo ligeiramente achatado dorsiventralmente, sem apresentar cerdas nem parápodos e com duas ventosas para fixação.


Com base no texto e nos conhecimentos sobre zoologia, pode-se afirmar que as sanguessugas são  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Todos abaixo são anelídeos

    Oligoquetas: Poucas cerdas e clitelo desenvolvido, ex: minhocas

    Poliquetas: Muitas cerdas e sem clitelo, ex: Eunice e Nereis.

    Hirudíneos:Sem cerdas e pouco clitelo, ex: sanguessuga.

  • Anelídeo sem cerdas → aqueta ou hirudíneo.

    Gabarito : (E)


ID
4822510
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Mata Grande - AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Alguns tipos de caules aéreos precisam de um suporte de fixação, como é o caso do caule das Araucárias e dos Carvalhos.

II. Os moluscos compõem o reino Fungi.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4944058
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O complexo de Golgi não armazena proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso.
II. Os cnidários fazem parte do reino Plantae.
III. Os moluscos compõem o reino Fungi.
IV. As células eucariontes não apresentam partes morfológicas diferenciadas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A

    A -

    Nenhuma afirmativa está correta.


ID
5099308
Banca
INEP
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante coletou uma amostra de solo da horta do seu quintal. Ao analisar o material em microscópio ótico, ele observou vários animais alongados, sem pernas, com tamanho variando entre 0,3 e 1 mm. Eles possuíam sistema digestivo completo, eram cilíndricos e afilados nas extremidades, exibiam simetria bilateral e não apresentavam segmentação corporal. Em suas anotações, o estudante concluiu que se tratavam de anelídeos oligoquetas. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Anelídeos Oligoquetas:

    • ex.: minhocas
    • Celomados
    • Triblásticos
    • Protostômios
    • Simetria bilateral
    • Segmentação corporal

    Gabarito : (A)

    Nível de dificuldade : Médio


ID
5107015
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“É o maior e mais diversificado e bem sucedido grupo dos animais de corpo mole. Apesar da maioria serem rastejadores lentos ou cavadores de substrato, a irradiação adaptativa também produziu formas natantes bem sucedidas. Todos os viventes dessa classe sofrem o processo de torção, que ocorre no fim da fase larval.”


A descrição acima corresponde à seguinte classe:

Alternativas
Comentários
  • Moluscos

    Os moluscos são animais de corpo mole que, em sua grande maioria, apresentam uma concha de calcário, podendo ser externas ou internas e de cores, formatos e tamanhos variados. São animais capazes de se adaptar tanto a ambientes aquáticos como terrestres.

    Seu corpo é formado por três partes: cabeça, pé e massa visceral.

    O grupo dos moluscos se divide em três classes classificadas como:

    Gastrópodes – Este é o grupo mais diversificado dos moluscos, pois pode viver tanto no mar, como em rios de água doce ou em ambiente terrestre e úmido. Os gastrópodes aquáticos respiram por brânquias e os terrestres por pulmões. A cabeça apresenta olhos e tentáculos sensoriais. Utilizam os pés para rastejar sobre o solo e cavar, permitindo que se enterrem. As conchas servem como abrigo e esconderijo em situações de perigo. Alguns gastrópodes não possuem conchas e utilizam outros mecanismos de defesa como eliminar substâncias desagradáveis para afastar os inimigos.

    Os gastrópodes são representados por caramujos, caracóis e lesmas.

    FIOCRUZ


ID
5148769
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“É o maior e mais diversificado e bem sucedido grupo dos animais de corpo mole. Apesar da maioria serem rastejadores lentos ou cavadores de substrato, a irradiação adaptativa também produziu formas natantes bem sucedidas. Todos os viventes dessa classe sofrem o processo de torção, que ocorre no fim da fase larval.”


A descrição acima corresponde à seguinte classe:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Torção da concha é um processo de alteração morfológica que ocorre durante a fase larval dos membros da classe Gastropoda (os gastrópodes), do filo Mollusca durante a qual os músculos retractores do pé que envolvem a massa visceral sofrem uma torção de 180º trazendo a massa visceral para a região anterior à cabeça.


ID
5268835
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de Santa Fé do Sul - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Aponte a alternativa que indica ser a característica de ter ausência de órgão respiratório, epiderme delgada e úmida para troca gasosa

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra D.

    Quanto à respiração, os anelídeos marinhos apresentam respiração branquial, com cada metâmero tendo pelo menos um par de brânquias que absorvem o O2 dissolvido na água e liberam o CO2 produto da Respiração Celular.

    Já os anelídeos terrestres e de água doce, apresentam respiração através da sua pele, chamada de respiração cutânea, na qual esses organismos secretam o muco, substância lubrificante que facilita a difusão de gases através dos seus corpos. Dessa forma, para realizar a respiração cutânea, a pele desses organismos é extremamente fina, vascularizada, e com vários poros, ampliando, assim, as trocas gasosas entre o organismo e o meio externo.

    Fonte: https://querobolsa.com.br/enem/biologia/anelideos


ID
5372401
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Observe atentamente a descrição a seguir: Monóico, com clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea. Você diria que esse animal é... responda corretamente.

Alternativas
Comentários
  • - As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas). Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra.

     

    - As minhocas não possuem sistema auditivo nem mesmo visual.

     

    - Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra.

     

    - São muito usadas na pesca como iscas pelos pescadores.

     

    - Seu corpo é formado por anéis. Numa extremidade fica a boca (sem dentes e mandíbulas) e na outra o ânus.

     

    respiração cutânea: - A respiração da minhoca ocorre na pele (respiração cutânea).

     

    Monoica: - Elas são hermafroditas, pois cada uma possui testículos e ovários. Porém, uma minhoca não é capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de uma outra para a troca de espermatozoides.

     

    - As minhocas também possuem a capacidade de regeneração.


ID
5395366
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à árvore filogenética dos animais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, características compartilhadas somente pelos filos Mollusca, Annelida e Arthropoda.

Alternativas
Comentários
  • Os três filos são compostos por animais invertebrados, triblásticos, protostômios, celomados e simetria bilateral.

  • Apenas equinodermos e cordados são deuterostômios.

  • Esquizocelomados protostômios e cavidade revestida por mesoderma. letra: D


ID
5407081
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação aos moluscos, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) Na boca dos moluscos, com exceção dos bivalves, existe a rádula que é formada por dentículos quitinosos com os quais raspam o alimento.
( ) Os cefalópodes respiram por brânquias e apresentam cabeça muito desenvolvida e tentáculos.
( ) A característica principal dos bivalves é a presença de concha externa e articulada, formada por duas valvas articuladas que protegem o animal.
( ) Os gastrópodes constituem o grupo mais diversificado de moluscos e possuem representantes como caracóis, caramujos, polvos e lesmas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas

ID
5451796
Banca
IDECAN
Órgão
IF-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A anafilaxia é uma reação alérgica grave, aguda e que pode levar à morte. Diante da gravidade, uma pessoa alérgica à ingestão de moluscos vai a um restaurante típico e bastante valorizado na elaboração de frutos do mar e, lá, poderá consumir, sem perigo

Alternativas
Comentários
  • A

    camarão (ARTROPODE) e lagosta (ARTROPODE).

    B

    lula (Molusco) e camarão.

    C

    polvo(molusco) e caranguejo(artrópode) .

    D

    mexilhão(molusco) e lagosta.

    E

    lula e polvo

  • Curti a questão. Simples e bem elaborada.