-
Letra A
O carbono liga-se à água e forma o Ácido Carbonico, o excesso de ácido e H+ livre aumenta a acidez das águas dos oceanos o que afeta a vida marinha.
-
A reação do CO2 + H20 acaba gerando o H2CO3 (ácido carbônico) aumentando a acidez da água e alterando a vida marinha.
-
Aumento da acidez dos oceanos, pela formação de ácido carbônico que impede a formação de carbonato de cálcio que compõe 40% da biodiversidade marinha
-
A questão fala sobre a absorção do CO2 pelos oceanos que provoca uma alteração importante que afeta processos biológicos necessários para a vida marinha. Pede-se qual a alteração (aumento) que o texto se refere. Certa quantidade de carbono na atmosfera é fundamental para a existência da vida na Terra que realizam o ciclo natural biogeoquímico do carbono, absorvendo-o e liberando-o. Um aumento no nível de CO2 no ar aumenta o efeito estufa e ameaça espécies, além de elevar a acidez do oceano com a diminuição do pH, diminuindo, também, a disponibilização do íon carbonato para o plâncton e para espécies que fixam carbonato de cálcio. O CO2 reage com a água do mar formando o ácido carbônico. Esses organismos são principalmente os fitoplânctons, zooplânctons e moluscos, que servem de base para diversos tipos de ecossistemas, gerando um potencial impacto que pode ameaçar cadeias alimentares inteiras. (Portal UNESCO. Acidificação dos oceanos. Acesso em julho de 2020)
O aumento que ocorre é:
a) da acidez das águas dos oceanos. Ocorre esse aumento pela formação do ácido carbônico, que resulta da reação da água com o CO2. CORRETA.
b) do estoque de pescado nos oceanos. Ocorreria uma redução do pescado pela menor disponibilidade de fitoplâncton (produtor da cadeia alimentar) que impactaria em todos os níveis tróficos. Incorreta.
c) da temperatura média dos oceanos. A temperatura não aumenta, o que ocorre é uma diminuição do pH, que não altera a temperatura. Incorreta.
d) do nível das águas dos oceanos. A maior quantidade de CO2 na atmosfera aumenta a temperatura média do planeta e consequentemente o nível dos oceanos, mas a questão se refere à absorção do CO2 pelos oceanos, o que resulta em aumento da acidez dos oceanos, e não do nível do mar. Incorreta.
e) da salinização das águas dos oceanos. A salinização não é impactada, pois o que ocorre é um aumento na acidez dos mares (diminuição do pH). Incorreta.
Gabarito do professor: Letra A.
-
fiquei em dúvida entre a "a" e a "b", pq confundi com a eutrofização da água
-
CO2 é um óxido ácido
-
Letra A
A acidificação oceânica é a designação dada à diminuição do PH nos oceanos, significando aumento da acidez, causada pelo aumento da gás carbônico (dióxido de carbono, CO2), que se dissolve na água alterando o seu equilíbrio químico.
-
Eutrofização é o aumento da quantidade de nutrientes em água, co2 é um óxido ácido, coisas diferentes, vale a pena anotar.
-
mamão com açucre
-
eita
-
Assim como ocorre no corpo humano durante o processo de respiração, o CO2 quando combinado com água produz ácido carbônico (que torna o meio mais ácido). Nos oceanos esse processo resulta em uma acidificação gradual dos oceanos. No organismo humano é essencial para equilibrar o pH sanguíneo através do sistema tampão constituído pelo bicarbonato (HCO) e pelo ácido carbônico (HCO). Letra A.