SóProvas


ID
2726386
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No Brasil colonial, os portugueses procuravam ocupar e explorar os territórios descobertos, nos quais viviam índios, que eles queriam cristianizar e usar como força de trabalho. Os missionários aprendiam os idiomas dos nativos para catequizá-los nas suas próprias línguas. Ao longo do tempo, as línguas se influenciaram. O resultado desse processo foi a formação de uma língua geral, desdobrada em duas variedades: o abanheenga, ao sul, e o nheengatu, ao norte. Quase todos se comunicavam na língua geral, sendo poucos aqueles que falavam apenas o português.

De acordo com o texto, a língua geral formou-se e consolidou-se no contexto histórico do Brasil-Colônia. Portanto, a formação desse idioma e suas variedades foi condicionada 

Alternativas
Comentários
  • No texto, fala que na região sul era de um jeito e no norte de outro, mostrando que a variedade era causada por conta das diferentes regiões em que os índios moravam, pois cada um falava um idioma diferente, mesclando tudo isso deu origem a língua geral.

  • Alternativa: E

    Segundo o texto, o contato dos colonizadores com os aborígenes teve como consequência o surgimento de uma “língua geral”, que tinha duas variantes: o abanheenga, ao sul, e o nheengatu, ao norte. Assim, é correta a opção [E], pois a formação desse idioma e suas variedades foram condicionadas pela distribuição espacial das línguas indígenas, que era anterior à chegada dos portugueses.

    Fonte: Descomplica

    Bons estudos!