Quanto mais se faz questões, mais você entende o que o ENEM quer e como essa prova jocosa funciona:
A
o artesanato é algo do passado e tem sua sobrevivência fadada à extinção por se tratar de trabalho estático produzido por poucos. GENERALIZAÇÃO, o artesanato nunca irã acabar
B
os artistas populares não têm capacidade de pensar e conceber a arte intelectual, visto que muitos deles sequer dominam a leitura. CARA É ENEM NUNCA ELE VAI GENERALIZAR E OFENDER UM CATEGORIA DE ARTISTAS, NA VISÃO DO ENEM TUDO PODE SER ARTE DESDE QUE EXPRESSE ALGO.
C
o artista popular e o artesão, portadores de saber cultural, têm a capacidade de exprimir, em seus trabalhos, determinada formação cultural.
D
os artistas populares produzem suas obras pautados em normas técnicas e educacionais rígidas, aprendidas em escolas preparatórias. Artista de Rua são artistas populares e não passam por escolas preparatórias e muito menos possuem tecnicas rigidas.
E
o artesanato tem seu sentido limitado à região em que está inserido como uma produção particular, sem expansão de seu caráter cultural. O artesanato nordestino pode ser expressado no sudeste e vice-versa, ou seja, artesanato é algo universal e não limitado.