SóProvas


ID
2726476
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São 68 milhões num universo de 190 milhões de brasileiros conectados às redes virtuais. O e-mail ainda é uma ferramenta imprescindível de comunicação, mas já começa a dar espaço para ferramentas mais ágeis de interação, como MSN, Orkut, Facebook, Twitter e blogs. A campanha dos principais pré-candidatos à Presidência da República, por exemplo, não chegou às ruas, mas já se firma na rede.
O marco regulatório da Internet no Brasil é discutido pela sociedade civil e parlamentares no Congresso Nacional, numa queda de braço pela garantia de um controle do que alguns consideram “uma terra sem lei”.
Por abrir um canal, apresentar instrumentos e diversificar as ferramentas de interação na troca de informações, a Internet levanta preocupações em relação aos crimes cibernéticos, como roubos de senha e pedofilia.

F. JÚNIOR, H. Internet cresce no país e preocupa. Jornal Hoje em Dia. Brasília, 25 abr. 2010 (adaptado).

Ao tratar do controle à Internet, o autor usou a expressão “uma terra sem lei” para indicar opinião sobre

Alternativas
Comentários
  • linha 5 a 7

  • Essa foi pra não zerar!

  • O marco regulatório da Internet no Brasil é discutido pela sociedade civil e parlamentares no Congresso Nacional, numa queda de braço pela garantia de um controle do que alguns consideram “uma terra sem lei”.

    A opinião sobre "uma terra sem lei" não é do autor, é de algumas que assim consideram a internet. A opinião dele consta do trecho seguinte.

    Por abrir um canal, apresentar instrumentos e diversificar as ferramentas de interação na troca de informações, a Internet levanta preocupações em relação aos crimes cibernéticos, como roubos de senha e pedofilia.

    O enunciado pede: "Ao tratar do controle à Internet, o autor usou a expressão “uma terra sem lei” para indicar opinião sobre:". Achei a questão mal formulada....

  • Ao tratar do controle à Internet, o autor usou a expressão “uma terra sem lei” para indicar opinião sobre

    E) Possíveis prejuízos que a internet traz (...). Na verdade, ele quis opinar estritamente sobre a falta de Legislação, falta de um agente regulador. Os prejuízos da internet seria uma pauta avançada em relaçao a legislação, as consequências, o que não está nas pretensões do trecho citado