SóProvas


ID
2726596
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um fabricante de creme de leite comercializa seu produto em embalagens cilíndricas de diâmetro da base medindo 4 cm e altura 13,5 cm. O rótulo de cada uma custa R$ 0,60. Esse fabricante comercializará o referido produto em embalagens ainda cilíndricas de mesma capacidade, mas com a medida do diâmetro da base igual à da altura.

Levando-se em consideração exclusivamente o gasto com o rótulo, o valor que o fabricante deverá pagar por esse rótulo é de

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá seus ciscadores de questões... 

    Prontos para entender essa questão cabulosa?

     Então booooora lá!!! 

    Olhou a questão e bateu o desespero? 

    É... o ENEM tá ficando cada vez mais difícil, 

    Mas dá nada não... 

    A gente mata no peito e chuta pro gol...


     

    Você sabe que as duas embalagens terão a mesma capacidade, ou seja, mesmo volume, e que o diâmetro da segunda embalagem vai ter o mesmo valor que sua altura. Portanto, o raio da segunda embalagem valera a metade da sua altura.


    Primeiro, iguale os volumes das duas embalagens:


    V1 = V2 

    π.R^2.H = π.r^2.h (corta o pi dos dois lados)

    R^2.H = r^2.h

    2^2 .13,5 = (h/2)^2 . h

    54 = h^3 / 4

    216 = h^3

    h = 6


    Agora volta lá na formula inicial e substitui o ''h''... Agora resolve e descobre que o ''r'' = 3


    Em seguida, sabendo que o rotulo corresponde à área lateral da embalagem cilíndrica, você vai relacionar as áreas laterais das duas embalagens, pra saber o quanto aumenta ou diminui a segunda, em relação à primeira. Então:


    A2/A1 = 2.π.r.h / 2.π.R.H = r.h / R.H = 3.6 / 2.13,5 =18 / 27 = 2/3


    Com o resultado anterior, conclui-se que houve uma redução de 1/3 da área lateral da embalagem, relação à primeira embalagem.


    Valor do rotulo = 2/3 . 0,60 = 0,40


    Logo, portanto, enfim,,, o gabarito éééé:  letra B

    Errou? Acertou? 

    Tem algum macete para resolver mais rápido?

    Segue o meu perfil, curti aqui e me fala... 


    E lembre-se sempre: ''Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é a amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz." - Bill Gates.


    - Meu nome é Elielson Felix Gonçalves. pretendo cursar Medicina na UFPB - Olha que louco! dependendo do tempo em que você está lendo esse comentário já sou universitário (Risos) - e foi um prazer ajuda-lo na sua jornada. 





  • Para responder essa questão primeiro eu descobri qual foi a redução que a superfície sofreu: 4.x=13,5 que é igual a X=33,25 que é aproximadamente 1/3. Depois só conclui que como a superfície diminuiu o preço teria de diminuir e nao poderia ser maior de 0,60. Dito isso a alternativa que corresponde a essas conclusões é a alternativa B

  • A questão mais difícil de 2010

  • ela é chata, eu mesmo so faria ela lá pro final da prova.

  • É de domínio publico que as duas embalagens terão a mesma capacidade, ou seja, mesmo volume, e que o diâmetro da segunda embalagem vai ter o mesmo valor que sua altura.

    Portanto, o raio da segunda embalagem valerá a metade da sua altura.

    Primeiro, iguale os volumes das duas embalagens:

    V1 = V2

    pi.R^2.H = pi.r^2.h

    R^2.H = r^2.h

    2^2.13,5 = (h/2)2.h

    54 = h^3/4

    h^3 = 216

    h = 6

    Em seguida, sabendo que o rótulo corresponde à área da embalagem cilíndrica, você vai relacionar as áreas laterais das duas embalagens, pra saber o quanto aumenta ou diminui a segunda, em relação à primeira. Com isso então::

    A2/A1 = 2.pi.r.h/2.pi.R.H = r.h/RH = 3.6/2.13,5 = 18/27 = 2/3

    Com o resultado anterior, conclui-se que houve uma redução de 1/3 da área lateral da embalagem, em relação à primeira embalagem.

    Valor do rótulo = 2/3 x 0,60 = 0,40

    Letra B

  • EU QUERIA DEIXAR CLARO AQUI QUE ESSE CARA QUE CRIOU ESSA QUESTÃO É UM BAIDA DE UM C ....O...R....N....O.... F...I.L...H..A...D..A...P..U....T...A....NÃO SABE CRIAR UMA QUESTÃO

  • PASSEI 40 MINUTOS NESSE INFERNOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO PRA ESQUECER QUE A ALTURA ERA O DOBRO DO INFERNO DO RAIO VA PA MERDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

  • Passei 10 minutos na questão mas acertei. Pense numa questão chata e complicada. A ratada da questão é na hora de igualar os dois volumes você interpretar que o valor do raio você terá que colocar R/2 e no lugar da altura é coloque um R. Pois o valor da altura é igual ao do diâmetro

  • Essa questão tem um português horroroso