SóProvas


ID
272692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à oferta de bens, serviços e fatores, incluindo a teoria da
produção e dos custos, julgue os itens de 13 a 19.


Se determinada indústria utilizar os insumos em proporção fixa, a taxa marginal de substituição técnica e a elasticidade de substituição entre esses fatores serão nulas.

Alternativas
Comentários
  • A taxa marginal de substituição técnica (TMST) é a relação entre a variação dos fatotes de produção da empresa. A TMST é a divisão entre as produtividades marginais dos fatores de produção.
    Se uma indústria utiliza insumos em proporção fixa, sua isoquanta (sempre negativamente inclinada) será linear, assim a TMST será constante.
    Questão "ERRADA".
  • QUANDO A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO DE UMA EMPRESA É EM PROPORÇÕES FIXAS, NÃO É POSSÍVEL A SUBSTITUIÇÃO DE UM INSUMO POR OUTRO. PORTANTO, A TMST É ZERO DE FATO.

    CONTUDO, A ELASTICIDADE DE SUBSTITUIÇÃO ENTRE ELES É QUE NÃO É NULA. ELA É CONSTANTE. POIS A VARIAÇÃO DE UM DOS INSUMOS IMPLICA VARIAÇÃO NA MESMA PROPORÇÃO DO OUTRO INSUMO, JÁ QUE AS PROPORÇÕES SÃO FIXAS.
  • Pelo que eu entendo desses conceitos, a elasticidade de subsituição é zero por definição, já que a TMST está no numeador da fórmula da elasticidade de substituição.

    O erro da assertiva está em dizer que a TMST é zero para insumos de proporção fixa. Esse é o caso das isoquantas em L, que tem uma parte com TMST nula e uma parte com TMST infinita. Isso implica que a isoquanta em L não é diferenciável e, portanto não tem uma função única de TMST.
  • A colega Bia A. esta certa. Mas acho q cometeu um equívoco, na fórmula de elasticidade de substituição a TMS está no denominador. 

    Elasticidade de substituição = Variação % dos fatores/ Variação % TMS

     Uso fatores em proporção fixa=Curva de Leontief= elasticidade de substituição zero

    No caso de isoquantas em formato L (proporções fixas), não há como determinar a TMS uma vez q, no trecho vertical ela será infinita e no trecho horizontal será igual a zero.

  • BEM É COMPLEMENTAR TMS = 0

    ELASTICIDADE = 1

  • Errado!

              As TMST serão nulas ou infinitas.

              Quando temos produção com insumos em proporções fixas, temos insumos complementares perfeitos, ou seja, uma função em formato de “L”.

              Na parte vertical da função, temos TMST infinita.

              Na parte horizontal, sim, a TMST é nula.

  • ERRADO. No caso de insumos em proporção fixa, as isoquantas em L indicam que a TMST é infinita no trecho vertical e nula no trecho horizontal.