SóProvas


ID
2726959
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que indica o número de semanas de gestação, a partir das quais a vacina tipo adulto-dTpa passa a ser recomendada para as gestantes.

Alternativas
Comentários
  • CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PARA GESTANTE (2017)

     

    Deve ser realizada a partir da 27ª semana de gestação até, preferencialmente, a 36ª semana de gestação.

     

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/.../mod.../i16calendario-vac-gestantes.pdf?..

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!! 

    Essa recomendação fornecida a partir dos comentários dos colegas é antiga. Está presente no manual de vacinação de 2014 do MS. Entretanto, o Ministério da Saúde publicou uma NOTA INFORMATIVA com a seguinte mudança para o calendário de 2017:

     

    "O Ministério da Saúde passa a disponibilizar a Vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (acelular) tipo adulto – dTpa para as gestantes a partir da 20a semana de gestação. As mulheres que perderam a oportunidade de serem vacinadas durante a gestação, devem receber uma dose de dTpa no puerpério, o mais precoce possível"

     

     

    FONTE: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/dezembro/28/Nota-Informativa-384-Calendario-Nacional-de-Vacinacao-2017.pdf

  • questao desatualizada sim. a partir de 20 semanas para todas as gestantes podendo ser dada o quanto antes tbm no puerperio.

  • QUESTÃO TÃO DESATUALIZADA QUANTO O EXAMINADOR.

  • As gestantes devem receber uma dose de dTpa, a cada gestação, ​a partir da 20ª semana de gestação. ​Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto​, o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).

  • Essa questão não está atualizada com o período correto em que a gestante deve tomar a vacina dTpa. 

    Segundo a nota informativa do Ministério da Saúde em 2017, a vacina para difteria, tétano e perturssis (acelular) tipo adulto, chamada de dTpa deve ser administrada preferencialmente em gestantes a partir 20ª semana de gestação. Essa é uma forma de prevenção do bebê contra a coqueluche durante a vida intra uterina.

    ATENÇÃO: em casos onde a mãe não foi vacinada no período estabelecido pelo Ministério da Saúde, esta poderá ser vacinada de forma imediata no puerpério.

     

    NOTA INFORMATIVA SOBRE MUDANÇAS NO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO PARA O ANO DE 2017

    http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/abril/25/Nota-Informativa-n---384-Calendario-Nacional-de-Vacinacao-2017.pdf