-
Não sei.
-
O processo de expansão marítima espanhola, no fim do século XV, e a subsequente dominação espanhola na América exigiram o estabelecimento de um sistema de controle desde o terreno da metrópole, isto é, na própria Espanha foi instalado um centro administrativo do fluxo econômico transatlântico, denominado CasadeContratação.
disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/historia/a-funcao-casa-contratacao-sevilla.html
-
GABARITO: A
Casa de Contratação era o principal órgão de administração do comércio espanhol com a América, com sede em Servilha, no século XVI. E pelo sistema de portos únicos esse órgão fazia o controle das frotas nas rotas Espanha-América, assim, os navios poderiam somente embarcar e desembarcar no porto de Servilha, quando o trajeto era Espanha-América e dos portos de Havana (Cuba), Vera Cruz (México), Cartagena (Colômbia) e Porto Belo (Panamá); quando o trajeto fosse da América-Espanha.
Fonte: BOULOS JUNIOR, Alfredo. História,Sociedade e Cidadania. Vol.2. São Paulo: FTD, 2016.
-
-
A negligência salutar foi uma política de "abandono" – pouca interferência – adotada pelo Rei da Inglaterra quando as Treze Colônias queriam a independência.
-
Lembrei que, na faculdade, o professor explicou o nome do filme "Piratas do Caribe": como todo o ouro e a prata espanhola saia pelos portos do Caribe, os corsários e piratas infestavam a região. Portos únicos, para o maior controle da Coroa e a famosa Casa de Contratación, que administrava o monopólio dos metais das colônias espanholas.
GAB: A
-
Gab. A
Casa de Contratação foi uma empresa estatal Espanhola. Tinha como função administrar as atividades comerciais e a arrecadação de impostos para melhor controlar o comércio colonial. Teve sede inicialmente em .
O sistema de porto único era um mecanismo do monopólio colonial espanhol, que determinava os portos nos quais se realizavam o comércio: era em Sevilha e Cádiz (Espanha)
Cabotagem é a prática de se navegar próximo ao continente, sem perder a costa de vista. (não se relacionando com as colônias)
negligência salutar foi uma política de "abandono" – pouca interferência – adotada pelo Rei da Inglaterra quando as Treze Colônias queriam a independência.
Companhia das Índias - Iniciativa do governo holandês para desafiar a Espanha, tentando acabar com o monopólio do comércio com as colônias.