SóProvas


ID
272785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Governos atuam por meio da implementação de políticas
econômicas, visando elevar positivamente o nível de atividade,
emprego e preços da economia. No sentido microeconômico,
governos também interferem em mercados específicos por meio
de impostos e subsídios, entre outros meios. Com relação a esse
assunto, julgue os itens que se seguem.

Financiamentos extrafiscais de déficits públicos por meio da venda de títulos da dívida pública ao setor privado produz impactos inflacionários a médio e a longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • Os maiores gastos públicos deslocam a curva IS para a direita, aquecendo o mercado de bens, elevando o produto e a taxa de juros.

    Enquanto isso, os gastos públicos mais altos levam ao aumento da demanda que induz a elevação dos preços.

    Portanto, a questão está correta.

    É importante ressaltar que a questão pergunta se aconteceriam impactos inflacionários. Mesmo que a taxa de juros fique mais alta, o que pelo sistema de metas de inflação, estancaria o aumento indiscriminado de preços, as pressões sobre o nível geral de preços vão ocorrer.
  • A venda de títulos públicos aumenta os juros, que tem papel no custo de produção, fanzendo assim que a inflação aumente.
  • Olha, com uma política monetária contracionista, na qual o BACEN vende títulos e retém o dinheiro do setor privado, uma taxa de juros pode, com o tempo, alterar, aumentando a inflação, principalmente em tempos com a SELIC em alta. Resolvi dessa forma...
  • Acredito que a chave para entender a questão é a inflação a médio e longo prazo, pois no curto prazo o governo estaria tirando moeda do mercado com a venda de títulos, o que faz com que seja reduzido a oferta de moedas e consequentemente há uma diminuição no crédito para consumo, porém quando os títulos passam a serem pagos no médio e longo prazo passa a haver uma maior oferta de moedas no mercado e como consequência maior quantidade de crédito para o consumo o que acaba gerando inflação. Eu não tenho certeza sobre este meu raciocínio espero que alguém com maior experiência o corrija se estiver errado ou desenvolva melhor se estiver certo.
  • A questão aborda o conceito de tributo extrafiscal, que possui a característica de aumentar o custo da produção ou de reduzir a quantidade ofertada de determinado bem, aumentando o preço deste. Portanto, haverá uma retração da oferta agregada, que vai impactar em aumento de preços (modelo OA-DA). Resultado: inflaçao!!! O governo está financiando um rombo e, ao mesmo tempo, produzindo uma pressão inflacionária no futuro ao injetar R$ sem contrapartida produtiva. 

  • Eu só vi explicações diferentes até agora... Alguém disposto a demonstrar alguma explicação mais definitiva? Honestamente, não dá para GARANTIR que captação de dinheiro do setor privado mediante títulos da dívida vá, por si só, gerar inflação. Afinal, o governo nunca deixa de se financiar via dívida pública e a inflação aumenta e diminui, aumenta e diminui, aumenta e diminui... De 2014 para cá, já tivemos inflação de 10% e de 5%. Inflação é determinada por outras variáveis. Ela até pode ser determinada, também, por captação exacerbada de títulos da dívida, mas este cenário não é aquele trazido pela questão!