SóProvas


ID
2728117
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), teve início uma nova fase da produção industrial. Profundas transformações ocorreram no espaço geográfico mundial durante a segunda metade do século XX, que não se restringiram ao setor industrial. Ampliou-se, nesse período, a integração entre a ciência e a produção, inaugurando a chamada revolução técnico-científico-informacional. Sobre as características da revolução técnico-científico-informacional, analise.


I. As inovações tecnológicas, rapidamente transferidas para as atividades produtivas, possibilitaram a informatização dos sistemas de produção industrial, inserindo a robotização nas linhas de montagem.

II. O trabalho das máquinas passou a substituir cada vez mais o trabalho humano, com a necessidade de reduzir os custos, resultando no desemprego sazonal.

III. Outras mudanças acompanharam essa terceira fase da Revolução Industrial, como a terceirização de atividades que não são consideradas o objetivo principal da empresa (por exemplo, manutenção de máquinas, serviços de limpeza, fornecimento de alimentos para os funcionários, segurança, entre outros serviços prestados por outras empresas ou pessoas especializadas).


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • O erro na alternativa II é afirmar que o desemprego sazonal está interligado aos processos da revolução técnico-científico-informacional

    Tipos de desemprego

     Os principais tipos mais comuns de desemprego são: o desemprego sazonal, desemprego cíclico, desemprego friccional e desemprego estrutural.

     Desemprego Sazonal: Surge sistematicamente em determinadas épocas do ano, e é causado por variações na demanda de trabalho em diferentes períodos. Assim, na agricultura, o desemprego pode apresentar fortes variações sazonais em função das épocas do plantio e colheita.

    Desemprego Cíclico:  O desemprego cíclico está ligado às alterações de ritmo da atividade econômica, durante as flutuações da economia. O desemprego tem um forte componente cíclico; durante as recessões a taxa de desemprego aumenta, e nas fases de recuperação e expansão ela diminui. Quanto maior é a expansão e mais elevada a taxa de crescimento da produção, maior é a redução do desemprego.

     Desemprego Friccional: O desemprego friccional é originado pela saída de seus empregos de alguns trabalhadores que procuram outros melhores, porque algumas empresas estão atravessando uma crise, ou porque os novos membros da força de trabalho levam um certo tempo procurando emprego.

    Desemprego Estrutural: Os desempregados estruturais são aqueles trabalhadores que, por razões de qualificação, não correspondem às necessidades reveladas pela demanda. A origem desse tipo de desemprego é encontrada nas contínuas redistribuições de recursos que resultam das variações na demanda de produtos, que ocorram no processo de crescimento econômico.

  • Cíclico ou conjuntural