-
As massas de ar são grandes corpos de ar que se deslocam, influenciando a clima das regiões atingidas por elas. Dependendo de seu local de formação (continental ou marítima) possui características específicas relacionadas à presença de água e temperaturas. De acordo com seu local de origem, podem ser continental (que se forma no continente) ou marítima (que se forma no mar). As massas de ar continental costumam ser secas, ou seja, com baixa quantidade de umidade. Já as marítimas se caracterizam, principalmente, pela grande quantidade de umidade.
As massas de ar também podem ser quentes ou frias. As quentes são aquelas que se formam em regiões equatoriais ou tropicais. As massas de ar frias são aquelas que se originam nos polos sul e norte. Existem também as massas de ar secas e úmidas. As primeiras se formam em regiões de baixa ou nenhuma umidade. Já as úmidas são aquelas que se formam em locais com alta quantidade de umidade como, por exemplo, os oceanos.
Massas de ar no Brasil
Em função da grande extensão de seu território, o Brasil sofre a influência de diversas massas de ar. Algumas são formadas no próprio território brasileiro, enquanto outras são de fora. Ao todo são cinco massas de ar atuando em território brasileiro.
Massa Equatorial Atlântica: Características: quente e com elevada umidade, tem origem no Oceano Atlântico, na região da linha do Equador e atua: principalmente nos estados do nordeste brasileiro.
Massa Equatorial Continental: Quente e úmida, tem origem na Amazônia, região central do estado do Amazonas, atua no inverno atua, principalmente, nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. Já no verão, atua numa área maior, atingindo também os estados da região centro-oeste do Brasil, podendo atingir também as áreas oeste dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Massa Tropical Atlântica: Quente e úmida, origina-se no Atlântico Sul e atua no verão atua mais nos estados das regiões sudeste e sul. Já no inverno, pode atingir também as regiões nordeste e centro-oeste.
Massa Tropical Continental: Quente e com baixos índices de umidade, proveniente da região nordeste da Argentina e atua de baixa intensidade, atinge somente os estados que fazem fronteira com Paraguai e Argentina.
Massa Polar Atlântica: Fria e úmida, vem da Antártida (polo sul) e no inverno sua ação é intensa. Atua, principalmente, nos estados do sul e Sudeste do Brasil. É responsável pelo frio e baixas temperaturas no inverno nestas regiões. Essa massa de ar pode também, no inverno, atingir o litoral nordestino, baixando as temperaturas e provocando chuvas. Pode atuar também, no inverno, na região da Amazônia.
-
Complementando o comentário do colega.
as massas de ar são grandes corpos de ar que se deslocam, influenciando o clima das regiões alcançadas por elas. As massas de ar que influenciam o clima brasileiro, estão basicamente divididas em três grandes grupos: a EQUATORIAL, pela proximidade da Linha do Equador, a TROPICAL, pela proximidade com o Trópico de Capricórnio, e a POLAR, por ser oriunda do círculo Polar Antártico. Após essa primeira divisão, os grupos subdividem-se ainda entre as massas de ar originárias do oceano Atlântico, MASSAS DE AR ATLÂNTICAS, e as originárias do continente, MASSAS DE AR CONTINENTAIS. Lembre-se ainda que as massas de ar continental costumam ser secas, enquanto as marítimas são úmidas
Por último, precisamos lembrar que são quentes as massas equatoriais e as tropicais, enquanto são frias as que se originam nos polos (Sul e Norte).
Diante dessas informações, vamos analisar os itens apresentados:
(4) Quente e úmida, forma-se sobre a região da Amazônia. A massa que nasce na Amazônia é a Massa Equatorial Continental (Quente e úmida)
(1) Frias, originam-se sobre as geleiras da Antártida e do Oceano Glacial Antártico. As massas frias são as formadas nos polos do nosso planeta, que são as citadas no primeiro item: Polar Atlântica e Polar Pacífica.
(3) Quentes e úmidas, originam-se sobre os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente. As massas citadas são as Tropical Atlântica e Equatorial Pacífica
(2) Quente e seca, forma-se no interior do continente sul-americano.
Massas de ar que influenciam o clima brasileiro:
Massa Equatorial Atlântica – Quente e úmida
Massa Equatorial Continental – Quente e úmida
Massa Tropical Atlântica – Quente e úmida
Massa Tropical Continental – Quente e seca
Massa Polar Atlântica – Fria e úmida
Fonte: Direção Concursos
Espero ter ajudado!
-
Como estudamos, as massas de ar são grandes corpos de ar que se deslocam, influenciando o clima das regiões alcançadas por elas.
As massas de ar que influenciam o clima brasileiro, estão basicamente divididas em três grandes grupos: a EQUATORIAL, pela proximidade da Linha do Equador, a TROPICAL, pela proximidade com o Trópico de Capricórnio, e a POLAR, por ser oriunda do círculo Polar Antártico.
Após essa primeira divisão, os grupos subdividem-se ainda entre as massas de ar originárias do oceano Atlântico, MASSAS DE AR ATLÂNTICAS, e as originárias do continente, MASSAS DE AR CONTINENTAIS.
Lembre-se ainda que as massas de ar continental costumam ser secas, enquanto as marítimas são úmidas.
Por último, precisamos lembrar que são quentes as massas equatoriais e as tropicais, enquanto são frias as que se originam nos polos (Sul e Norte).
Para relembrarmos as massas que atuam em nosso território, apresento a seguir um esquema simplificado com as características principais de cada uma delas.
Massas de ar no inverno
Diante dessas informações, vamos analisar os itens apresentados.
(4) Quente e úmida, forma-se sobre a região da Amazônia.
A massa que nasce na Amazônia é a Massa Equatorial Continental (Quente e úmida)
(1) Frias, originam-se sobre as geleiras da Antártida e do Oceano Glacial Antártico.
As massas frias são as formadas nos polos do nosso planeta, que são as citadas no primeiro item: Polar Atlântica e Polar Pacífica.
(3) Quentes e úmidas, originam-se sobre os oceanos Atlântico e Pacífico, respectivamente.
Durante a nossa aula não estudamos as massas de ar do Pacífico, já que estas não influenciam o clima brasileiro. De qualquer forma, como já aprendemos a lógica por trás das massas de ar, também facilmente podemos acertar este item. As massas citadas são as Tropical Atlântica e Equatorial Pacífica.
(2) Quente e seca, forma-se no interior do continente sul-americano.
Massas de ar que influenciam o clima brasileiro
Massa Equatorial Atlântica – Quente e úmida
Massa Equatorial Continental – Quente e úmida
Massa Tropical Atlântica – Quente e úmida
Massa Tropical Continental – Quente e seca
Massa Polar Atlântica – Fria e úmida
Vamos por partes. Quando se fala em massa seca, já sabemos que se trata de massa continental. O Brasil sofre influência de duas massas continentais, a equatorial, que é úmida por conta da Floresta Amazônica, e a tropical, que é a citada no item. Tropical Continental.
Resposta: A
-
Acredito que ele quis dizer que funcionam tanto como hardware quanto software.
-
tipo uma lan house! kkkkkkkkk