SóProvas


ID
2728201
Banca
CONSULPLAN
Órgão
SEDUC-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“A cultura se é tão abrangente e mística que para uns pode ser representada como uma teia sem fim. Num significado mais global, a cultura amplia os horizontes e une os povos, à medida que os identifica num processo contínuo e crescente em meio a globalização. Nos termos do antropólogo Clifford Geertz, a cultura é uma teia de significados tecida pelo homem. Essa teia orienta a existência humana. Trata-se de um sistema de símbolos que interage com os sistemas de símbolos de cada indivíduo numa interação recíproca. Geertz define símbolo como qualquer ato, objeto, acontecimento ou relação que representa um significado. Compreender o homem e a cultura é interpretar essa teia de significados. Arte faz parte dessa teia…”
(Disponível em: https://identidadesculturas.files.wordpress.com/2011/05/geertz_clifford-_a_interpretac3a7c3a3o_das_culturas.pdf.)

Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista os diversos sentidos e significados de “cultura”.

I. No decorrer da história, os instintos originais do homem foram de certa forma secundarizados pela cultura.
II. A cultura permitiu que o homem se adaptasse ao meio, como também se adaptasse ao próprio homem e às suas necessidades.
III. A cultura tem a função básica de condicionar o comportamento humano e justificar todas as suas ações em sociedade.
IV. Nas sociedades ditas contemporâneas e globalizadas, o sentido de cultura torna-se homogêneo, assim como a própria cultura.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. No decorrer da história, os instintos originais do homem foram de certa forma secundarizados pela cultura. CERTO

     

    II. A cultura permitiu que o homem se adaptasse ao meio, como também se adaptasse ao próprio homem e às suas necessidades. CERTO

     

    III. A cultura tem a função básica de condicionar o comportamento humano e justificar todas as suas ações em sociedade. ERRADO

    Para Clifford Geertz, a cultura seria uma teia de significados e um conjunto de símbolos públicos. À antropologia caberia desvendar esses sistemas simbólicos por meio de exercícios interpretativos de construção etnográfica.

    Para o autor, a cultura, como sistema simbólico, é composta de diversos subsistemas que se relacionam, como os sistemas legais, religiosos, ideológicos e até mesmo o senso comum.

    Sendo assim, seria um erro dizer que a cultura condiciona/justifica as ações em sociedades. Sendo que há há outros elementos que interferem no comportamento humano: por exemplo, o contexto ou os subsistemas existentes em cada cultura.

     

    IV. Nas sociedades ditas contemporâneas e globalizadas, o sentido de cultura torna-se homogêneo, assim como a própria cultura. ERRADA (Heterogênea)

     

    INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

    Conceito de cultura – GEERTZ

    Geertz foi um dos que mais contribuiu com o debate acerca do tema. Ele faz parte da corrente chamada antropologia simbólica, que entende que cultura é algo que deve ser percebido e não definido.

    Não se pode definir como coisas, como propriedades ou como algo que se pode apontar. Ela não é plenamente localizável. É uma grande fábrica, um grande mecanismo de significados. Pode ser material ou imaterial. Pode ser um gesto... Está muito mais ligado ao campo da linguagem e da forma como os homens nomeiam e significam as coisas do mundo, do que algo que pode ser definido e localizado, como nós costumamos fazer.

    É tudo aquilo que é transmitido e recebido na sociedade, no espaço público.

    Essas são características fundamentais para o autor.

    Na tentativa de fazer uma analogia, ele chegou a afirmar que a cultura seria como softwares que instalamos em computadores. Esse software não é único, exclusivo. Mas a máquina é. Nós seriamos a máquina e vamos enxergar o mundo conforme a cultura que nos for “instalada”.

    Fonte1: https://www.youtube.com/watch?v=EmUvgiTGg40

  • B

    I e II apenas