-
A população economicamente ativa (PEA) do DF está concentrada no setor terciário da economia, no qual se estrutura o setor público e as atividades comerciais.
gab D
-
BRASILIA = SETOR PUBLICO!E PEQUENAS ATIVIDADES COMERCIAIS!
estados mais populosos
SP
RJ
MG
E DF
-
A região integrada do DF é a quarta mais populosa. Fica atrás das regiões metropolitanas de São Paulo, que tem 21,4 milhões de pessoas, do Rio de Janeiro, com 12,4 milhões, e Belo Horizonte, com 5,9 milhões. O número leva em conta a população das capitais mais a região periférica.
De 2016 para 2017, a taxa geométrica de crescimento populacional foi de 0,77%. O índice foi menor que o comparativo entre 2015 e 2016, cuja taxa de crescimento foi de 0,80%. De acordo com o IBGE, 1,378 municípios, quase um quarto, tiveram redução populacional.
-
pra quem acha que o DF é o que mais ganha com setor publico
Na realidade, o integrante da RIDE em que o setor público possui maior peso na formação do PIB Municipal é Santo Antônio do Descoberto, com 47,31% e, em seguida, o Distrito Federal, com 44,7%
-
Setor Primário
O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Setor Secundário
É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.
Setor Terciário
É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
https://www.suapesquisa.com/geografia/setores_economia.htm
-
SOBRE A D:
SIA – R.A XXIX
De acordo com pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) em 2010, a maioria das empresas localizadas no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) não desempenha atividades relacionadas ao que se propõe o lugar. Ao todo, são 2.586 firmas instaladas no SIA. Destas, 62,3% pertencem ao varejo, 23,8% são prestadoras de serviço, 6,7% constituem indústrias de transformação, 3,5% são do ramo atacadista, 3,3% respondem por indústrias da construção civil, 0,25% são indústrias de produção e distribuição de eletricidade, gás e água.
Aula da Prof. linda Rebecca Guimarães.
-
o distrito federal nao produz um prego
-
não existe industria no DF quase nada..
-
o erro da letra A , é correspondente a parte "ultimas décadas" ?
-
-
Apesar de ser uma questão de 2018, ela já está desatualizada. Lembre-se de que, em agosto de 2018, o IBGE divulgou estudo que estima a população do Distrito Federal um pouco abaixo de 3 milhões de habitantes. Feitas estas considerações, vamos aos itens.
a) Em 2017, a população do DF era estimada em mais de 3 milhões de habitantes. O DF, atualmente, possui um pouco menos de 3 milhões de moradores. ITEM INCORRETO.
b) A população do Entorno (aproximadamente 1,5 milhão de habitantes) é praticamente a metade da população do Distrito Federal. ITEM INCORRETO.
c) O maior erro desse item é chamar a RIDE de região metropolitana. ITEM INCORRETO.
d) Para entendermos porque este item está correto, fiz um pequeno resumo dos Setores da Economia – o que será ainda devidamente estudado em Realidade Econômica. ITEM CORRETO.
e) Setor Primário relaciona-se com a exploração de recursos da natureza, como a agricultura, mineração, pesca e extrativismo vegetal. Como é fácil perceber, este não é a principal atividade do Distrito Federal.
Setor Secundário relaciona-se com a transformação das matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas e automóveis, por exemplo). A indústria também não é o forte do Distrito Federal.
Setor Terciário relaciona-se com os serviços, como comércio, educação, saúde e telecomunicações, por exemplo. Este é o Setor da economia mais forte no Distrito Federal.
O Distrito Federal não é considerado vocacionado para a indústria. Assim como item d, isto será estudado na Realidade Econômica. ITEM INCORRETO.
Resposta: D
-
“Seguimento”, como a própria palavra sugere, vem do verbo “seguir”. Desse modo, refere-se ao ato de seguir, de dar continuidade a algo. Já “segmento” nomeia/especifica uma parte de um todo. Por isso, tem o sentido de “seção”, “setor”, “parte”, “porção”. Site: Para Entender o Português.
Corrijam o anunciado, por favor.
-
ALTERNATIVA B
As principais atividades econômicas do DF são serviços, comércio e Administração Pública. Brasília está focada na economia do setor terciário.
Grandes Desafios das RA’s
Outro desafio é a descentralização das atividades e empregos em direção às Regiões Administrativas.
O desafio das RA’s e do planejamento no Distrito Federal é jogar os empregos para as RA’s, desfocando do Plano Piloto.
É permitir que as pessoas vivam sem depender de tudo no Plano Piloto. Então a ideia é que as atividades e os empregos sejam criados fora do centro e é por isso que foi construído o Centro Administrativo do Distrito Federal do GDF entre Taguatinga e Ceilândia.
Isso faz com que os funcionários públicos do GDF, em vez de se deslocarem para o Plano Piloto, se desloquem em uma direção contra fluxo. Isso melhora o trânsito e todo o desenvolvimento da região.
O comércio ganha mais força naquela parte da cidades.
-
ALTERNATIVA A
ERRADO
Nas últimas décadas, a região brasileira que mais cresceu foi o Distrito Federal. Brasília cresce à taxa de mais de 2% ao ano, é como se 60 mil novos habitantes chegassem aqui todos os anos. Qualquer cidade comum, quando vai crescendo, vai também fazendo crescer as cidades vizinhas.
-
Minha contribuição.
Economia do Distrito Federal
O setor de serviços é majoritário no PIB do Distrito Federal e tem a maior participação percentual entre os Estados. Os serviços correspondem a 93,3%, a indústria a 6,3% e a agropecuária a 0,4% do PIB do Distrito Federal.
Fonte: IBGE,2014
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Primário ~> Agropecuária
Secundário ~> Indústria
Terciário ~> Serviços
Abraço!!!
-
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, Brasília cresceu, respectivamente, em porcentagem e número de habitantes: 2,09%, ultrapassando 3 milhões de habitantes. (FCC 2018)
Predomínio do setor terciário, seguido do secundário e primário.
Distrito Federal concentra 89,90% do PIB, sobretudo no setor de serviços, mas tem participação expressiva também nos demais setores.
-
Macete que usei p/ decorar.
BSB - 3ª Cidade + Populosa (3 letras)
RIDE - 4ª Região + Populosa (4 letras)
-
Macete que usei p/ decorar.
BSB - 3ª Cidade + Populosa (3 letras)
RIDE - 4ª Região + Populosa (4 letras)
-
O principal polo industrial do DF fica em Santa Maria, no polo JK
http:// www.sde. df.gov.br/polo-jk/
-
Eu que estou confundindo ou há um erro de português no enunciado?
Segmento = Parte, Seção, pedaço
Seguimento = vem do verbo seguir...
-
GAB. D
A população economicamente ativa (PEA) do DF está concentrada no setor terciário da economia, no qual se estrutura o setor público e as atividades comerciais.
-
A) ERRADA. A população de Brasília está em constante crescimento.
B) ERRADA. A população do DF é maior que a do Entorno.
C) ERRADA. A RIDE-DF é a 4º região mais populosa do País.
D) CORRETA. O DF domina, em sua maior parte da economia, a atividade terciária (comércio e prestação de serviços), cerca de 95%.
E) ERRADA. O setor secundário (indústria) abrange cerca de 4,2% da economia, seguida do setor primário (agricultura, pecuária) com 0,8%.