SóProvas


ID
2728405
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em contabilidade, a depreciação corresponde à perda de valor que determinados bens sofrem por uso, obsolescência ou desgaste natural. Conforme estabelecem as normas brasileiras de contabilidade (NBC TG 27), vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. A esse respeito, assinale a alternativa que indica os métodos admitidos pela referida norma contábil.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A.

     

    Aprova a NBC TG 27 – Ativo Imobilizado.

     

    Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas.

     

    A depreciação pelo método linear resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere.

     

    O método dos saldos decrescentes resulta em despesa decrescente durante a vida útil.

    O método de unidades produzidas resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados.

    A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo. Esse método é aplicado consistentemente entre períodos, a não ser que exista alteração nesse padrão.

  • A letra E ta errada por que o nome do método das quotas constantes está escrito com c? (cotas cosntantes)?

     

    MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO-

    MÉTODOS DAS QUOTAS CONSTANTES (LINEAR)

    MÉTODO SOMA DOS DÍGITOS

    MÉTODO DE UNIDADES PRODUZIDAS

     

    *curso contabilidade Silvio Sande

  • Natália Carvalho, acredito que o erro da letra E seja porque um dos métodos é por saldos decrescentes não crescentes como consta na questão.

  • O método de depreciação utilizado reflete o padrão de consumo pela entidade dos benefícios econômicos futuros.

    O método de depreciação aplicado a um ativo deve ser revisado pelo menos ao final de cada exercício e, se houver alteração significativa no padrão de consumo previsto, o método de depreciação deve ser alterado para refletir essa mudança. Tal mudança deve ser registrada como mudança na estimativa contábil, de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 23 – Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

    Vários métodos de depreciação podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida útil. Tais métodos incluem o método da linha reta, o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas. A depreciação pelo método linear resulta em despesa constante durante a vida útil do ativo, caso o seu valor residual não se altere. O método dos saldos decrescentes resulta em despesa decrescente durante a vida útil. O método de unidades produzidas resulta em despesa baseada no uso ou produção esperados. A entidade seleciona o método que melhor reflita o padrão do consumo dos benefícios econômicos futuros esperados incorporados no ativo. Esse método é aplicado consistentemente entre períodos, a não ser que exista alteração nesse padrão.

    Assim, correta a alternativa A.