O perfil do professor universitário não perpassa, de modo geral, a formação pedagógica. Ferreira e Andrade (2016) afirmam que “na maioria das vezes, não há preocupação com a formação pedagógica do professor do Ensino Superior”, cabendo assim à formação continuada suprir esta lacuna. Sobre o tema, analise as afirmativas seguintes.
I No âmbito do ensino superior, a formação continuada docente deve ser promovida pelos cursos específicos, privilegiando a oferta de pós-graduações stricto sensu.
II A lacuna na formação pedagógica docente impacta a qualidade da formação profissional ofertada, devendo ser enfrentada através da oferta de estratégias educacionais complementares aos graduandos.
III Parte do desafio da formação pedagógica no ensino superior refere-se a favorecer com que a docência seja abraçada enquanto profissão, fazendo-se fundamental a sensibilização do corpo docente quanto aos possíveis impactos da formação continuada na sua prática.
IV Elementos do exercício da docência, desde o planejamento até a avaliação, devem ser debatidos criticamente em formações complementares de curta duração, instrumentalizando a prática em sala de aula.
Estão corretas