SóProvas


ID
2728648
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A adultez se caracteriza pela fase do desenvolvimento mais longa do ser humano, iniciando com a adultez jovem (dos 20 aos 40) e concluindo com o fim da vida. Todavia é uma das fases menos estudadas pela psicologia do desenvolvimento, em especial esta fase inicial, que coincide com a faixa etária da maioria dos estudantes do ensino superior. Um dos teóricos que discutiu sobre essa fase foi Erik Erikson (1902-1994). Quanto às proposições deste autor em relação a essa fase, analise as afirmativas seguintes.


I A crise característica é de intimidade versus isolamento, que se configura em uma vida social intensa na qual o indivíduo pode desenvolver relações profundas ou superficiais.

II Caracteriza-se pela fidelidade como virtude, o que se refere a uma maior segurança na sua identidade e à formação de vínculos com grupos de amigos com os quais busca identificação.

III Um dos fortalecedores da formação identitária nesta fase é a polarização sexual, que é consolidada a partir de um amadurecimento das relações sexuais, nas quais o indivíduo permite-se uma maior entrega.

IV Tem no cuidar e no criar suas principais modalidades de relacionamento, o que é mais perceptível nos contextos doméstico e profissional, respectivamente.


Estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Por que a afirmação II não está certa?

  • A II se refere à fase da adolescência!

  • Nunca tinha ouvido falar que na fase de intimidade x isolamento tinha essa parte de polarização sexual

  • Por que a afirmativa IV está errada?

  • Estágio 6: “Identidade versus autoabsorção ou isolamento” (dos 21 aos 40 anos).


    Neste estágio, o adulto procura intimidade, que é o transcender a exclusividade das dependências anteriores e estabelecer uma reciprocidade por meio de relacionamentos sexuais, amizades e todas as associações profundas, consequentemente desenvolve a virtude do amor se tiver com sua crise de identidade resolvida. Sem uma companhia, o indivíduo pode se tornar muito pensativo sobre seus próprios problemas, deixando crescer em si um senso de isolamento que pode atingir proporções perigosas (KAPLAN, SADOCK & GREBB, 1997).

  • ESTAGIOS PSICOSSOCIAIS ERIK ERICKSON

    Confiança x Desconfiança Básica (nascimento aos 18 meses). VIRTUDE: esperança

    Autonomia x Vergonha e Dúvida (18 meses aos 3 anos). VIRTUDE: vontade

    Iniciativa x Culpa (3 aos 6 anos). VIRTUDE: propósito

    Produtividade x Inferioridade (6 anos à adolescência). VIRTUDE: habilidade

    Identidade x Confusão de Identidade (puberdade ao adulto jovem). VIRTUDE: fidelidade

    Intimidade x Isolamento (jovem adulto). VIRTUDE: amor

    Generatividade x Estagnação (vida adulta intermediária). VIRTUDE: cuidado

    Integridade x Desespero (vida adulta tardia). VIRTUDE: sabedoria