SóProvas


ID
2728669
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na discussão acerca da aprendizagem no ensino superior, uma tendência mundial tem sido a ênfase na adoção de metodologias ativas. Sob influência de John Dewey (1859-1952), Paulo Freire (1921-1997) e muitos outros teóricos da educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais têm privilegiado este formato de ensino. Na formação de professores no ensino superior, faz-se necessário que o psicólogo escolar compreenda o impacto destas propostas sobre o desenvolvimento e aprendizagem discente. Quanto ao assunto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O que são as metodologias ativas?

    Já na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. Sendo assim, o objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa

     

    Letra C

  • Letra C

     

    O principal objetivo deste modelo de ensino é incentivar os alunos para que aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento.

     

    Tipos de metodologias ativas:

     

    Aprendizagem baseada em problemas
    A aprendizagem baseada em problemas, project based learning (PBL), tem como propósito fazer com que os estudantes aprendam através da resolução colaborativa de desafios. Ao explorar soluções dentro de um contexto especifico de aprendizado, que pode utilizar a tecnologia e/ou outros recursos, essa metodologia incentiva a habilidade de investigar, refletir e criar perante a uma situação.

    Aprendizagem baseada em projetos
    A aprendizagem baseada em projetos também é fundamentada na Aprendizagem baseada em Problemas, porém exige que os alunos coloquem a mão na massa ao propor que os alunos investiguem como chegar à resolução. Um bom exemplo disso é o movimento maker, “faça você mesmo”, que propôs nos últimos anos o resgate da aprendizagem mão na massa, trazendo o conceito “aprendendo a fazer”.

    Aprendizagem entre times
    A aprendizagem entre times, team based learning (TBL), tem por finalidade a formação de equipes dentro da turma, através do aprendizado que privilegia o fazer em conjunto para compartilhar ideias.

    Sala de aula invertida 
    A sala de aula invertida, flipped classroom, pode ser considerada um apoio para trabalhar com as metodologias ativas, que tem como objetivo substituir a maioria das aulas expositivas por extensões da sala de aula em outros ambientes, como em casa, no transporte. Nesse modelo, o estudante tem acesso a conteúdo de forma antecipada, podendo ser online para que o tempo em sala de aula seja otimizado, fazendo com que tenha um conhecimento prévio sobre o conteúdo a ser estudado e interaja com os colegas para realizar projetos e resolver problemas. 

     

    https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado

  • A título de informação:

    "Dewey dedicou pouco tempo à psicologia. Coerente com sua orientação funcional, empregou a maior parte dos seus esforços na aplicação da psicologia a problemas da educação. Seu programa para o movimento da educação progressista é formulado em “Psicologia e Prática Social”, uma palestra proferida por ele ao deixar o cargo de presidente da Associação Psicológica Americana (Dewey, 1900). Mais do que qualquer outra pessoa, Dewey é respon sável pelo espírito pragmático da educação americana; ele acreditava que o ensino deveria orientar-se para o aluno, e não para o assunto."

    Fonte: Historia da Psicologia Moderna - Shultz