Comunicação síncrona é como uma conversa por rádio
Numa comunicação por rádio VHF, somente uma pessoa pode falar de cada vez (precisa apertar um botão para falar, e o outro lado precisa soltar o botão para escutar). Enquanto uma pessoa fala, a outra só escuta. É preciso esperar o outro terminar sua mensagem para poder responder. Somente uma mensagem por vez é trafegada pelo canal de comunicação, e num único sentido.
Comunicação assíncrona é como uma ligação telefônica
Ignorando a latência da rede telefônica e o tempo que a informação leva para trafegar pelas linhas, os dois lados da conversa podem falar e escutar ao mesmo tempo. A capacidade de receber informação e emitir informação simultaneamente é limitada apenas pelas habilidades da própria pessoa, mas o canal de comunicação é assíncrono. Se eu faço uma pergunta ao meu interlocutor, posso muito bem fazer uma segunda enquanto ele está respondendo à primeira. Ele responde quando quiser/puder.
GABARITO: E
O sistema de comunicação síncrona possui maior eficiência, proporciona maior taxa de bits de informação para a mesma frequência de operação. O receptor recebe de forma contínua (mesmo quando nenhum bit é transmitido) as informações no ritmo em que o emissor as envia- por isso é mais rápido que a transmissão assíncrona. É necessário que o emissor e o receptor estejam sincronizados na mesma velocidade. Os relógios do emissor e do receptor são dependentes em fase e frequência. Aqui há mecanismos que controlam localmente a frequência e fase do relógio local, para seguir o relógio transmitido intrinsecamente nos dados.
Ex: ligação telefônica. A troca de dados só vai acontecer se ambos os lados estiverem conectados. Se alguém me ligar e eu não atender não haverá a troca de informações porque necessita dessa sincronia.
No modo de comunicação assíncrona os relógios do emissor e do receptor são independentes em fase e frequência. Há mecanismos que acertam localmente a fase e ajustam a frequência do relógio local, pelos dados, sem observar o relógio transmitido.
Ex: enviar um e-mail. Se alguém enviar um e-mail e o destinatário não estiver online isso não impede que o envio seja feito. Quando o destinatário se conectar receberá a mensagem enviada.
* Vale ressaltar que a velocidade da síncrona é maior que a assíncrona, mas isso não quer dizer que deve ter alta velocidade isoladamente, pois se a velocidade for muito alta há prejuízo na comunicação (imagina uma conversa telefônica por exemplo em alta velocidade de transmissão, não daria para estabelecer uma conversa normal rsrs)
Bons Estudos!