SóProvas


ID
2729062
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No contexto dos estudos nacionais, existem quatro padrões institucionalizados de relações ou “quatro gramáticas” que estruturam os laços entre sociedade e Estado no Brasil: clientelismo, insulamento burocrático, corporativismo e universalismo de procedimentos. As instituições formais e os grupos sociais tendem a operar em uma variedade de modos, segundo uma ou mais gramáticas.


Considerando que as facetas do imaginário político e social no Brasil servem de valioso instrumento de interpretação da administração pública, avalie as asserções a seguir:


I- O clientelismo faz parte da tradição secular brasileira, e repousa num conjunto de redes personalistas em que as instituições formais do Estado ficaram impregnadas pelo processo de troca de favores.

II- No universalismo de procedimentos as decisões políticas se sustentam por leis que regulam os empregos no serviço público, defendem a criação de burocracias insuladas que não seriam receptivas a demandas fisiológicas e clientelistas oriundas dos partidos políticos.

III- O insulamento burocrático significa a redução do escopo da arena em que os interesses e demandas populares podem desempenhar um papel; e seu grau de insulamento tem implicações na estrutura, eficiência, capacidade de respostas e responsabilidades da organização.

IV- O clientelismo e o corporativismo são instrumentos que se referem à legitimidade política; o insulamento burocrático, a forma através da qual as elites modernizantes tecnoburocráticas e empresariais visam promover o desenvolvimento; e o universalismo de procedimentos se refere à afirmação de um regime burocrático racional-legal e eventualmente democrático.


Estão CORRETAS as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • Alguem traduz?

  • também achei essa questão muito complexa.

  • Tipos de Gramáticas (Intermediação de Interesses) para relações entre Estado e Sociedade

    1) Clientelismo: é um tipo de relação política em que uma pessoa (o “patrão”) dá proteção à outra (o “cliente”), em troca de apoio (eleitoral).

    2) Corporativismo (Corporativismo Estatal): prática de organização social baseada em entidades representativas de interesses de determinadas categorias.

    2.1) Corporativismo Societal (Neocorporativismo): sistema democrático, onde a “representação” ocorre por meio de entidades privadas da Sociedade Civil. Em regra, essas entidades da sociedade civil também detêm o “monopólio de representação”. Contudo, a diferença (em relação ao corporativismo estatal) é que no Corporativismo Societal o Estado não cria as Entidades, mas apenas lhes concede uma espécie de “reconhecimento institucional”.

    * Concertação social: diálogo social tripartido para a codeterminação de políticas públicas por governos, associações patronais e sindicatos e para a busca de consensos sobre questões econômicas e sociais.

    3) Insulamento Burocrático: estratégia para contornar o clientelismo através da criação de ilhas de racionalidade e especialização técnica”. Ou seja, trata-se de um “processo de proteção do núcleo técnico do Estado contra a interferência oriunda do público ou de outras organizações intermediárias. Tem como característica um alto grau de independência em relação ao controle político ou SOCIAL.

    .

    4) Universalismo de Procedimentos: igualdade de tratamento a todos os cidadãos. Ou seja, busca-se criar procedimentos universais com o objetivo de que todos os cidadãos sejam tratados da mesma forma. Está relacionado a sociedades capitalistas avançadas, direcionadas à economia de mercado e regidas por um governo representativo, baseado na cidadania e no sufrágio universal.

    Para uma análise mais profunda, aqui tem o conceito usado, página 2: http://www.bresserpereira.org.br/Works/PrefacesReviews/PrefacioPolítica_insulamento_burocratico.pdf

  • Gabrito letra D

    Estão corretas as afirmativas

    I,II,III e IV.