Os aços resistentes à corrosão atmosférica, também conhecidos como aços patináveis, são aços de alta resistência e baixa liga que apresentam maior resistência à corrosão atmosférica que os aços estruturais comuns – aços ao carbono-manganês.
A proteção à corrosão atmosférica se dá pela formação de uma camada densa, aderente e protetora de óxidos na superfície do aço durante a exposição atmosférica, conhecida como pátina. (ou seja, a pintura não deve ser utilizada pois é o contato do aço diretamente com a atmosfera que possibilita a formação da camada protetora de óxidos).
"Os aços têm a tendência natural de enferrujar na presença da umidade e do ar. A velocidade com que o processo acontece depende de alguns fatores, como a presença de oxigênio, umidade e contaminantes atmosféricos na superfície metálica. Conforme o processo de corrosão progride, a camada de ferrugem forma uma barreira que dificulta o ingresso do oxigênio, da umidade e de contaminantes, fazendo que a taxa de corrosão do aço diminua com o tempo. Essa camada de ferrugem não é aderente à superfície dos aços estruturais comuns, e se destaca facilmente. Com a superfície do aço sem a camada de ferrugem, o ciclo de corrosão inicia novamente, levando à contínua perda de massa metálica.
Para os aços patináveis, o processo de enferrujamento é iniciado do mesmo modo que para os aços estruturais comuns, mas aqueles elementos de liga específicos, adicionados propositalmente ao aço, acabam por produzir uma camada de ferrugem estável, bastante aderente à superfície do metal. Essa camada é, ainda, muito menos porosa do que a ferrugem comum. A nova ferrugem – chamada de pátina – somente se desenvolve sob condições de umedecimento e secagem alternadas, o que torna esses aços ideais para aplicações em ambientes externos. O resultado é uma menor taxa de corrosão do que aquela observada para os aços estruturais comuns."
(Fonte: GERDAU).
Se for em ambiente muito agressivo é recomendado SIM a pintura (anticorrosiva)!
(...)
APLICAÇÕES:
O material pode ser visto em esculturas ao ar livre, na externa de edificações, monumentos, pontes, viadutos etc. Em situações agressivas de umidade ou com muitas alternâncias entre ciclos secos e chuvosos, recomenda-se revestir o material com pintura anticorrosiva , assim como é feito com o aço comum.
https://www.aecweb.com.br/revista/materias/aco-patinavel-resiste-a-corrosao-atmosferica-e-proporciona-visual-rustico/13996