SóProvas


ID
2729740
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um mesmo documento pode ser considerado documento de arquivo ou não, dependendo para isso de alguns fatores.

Um desses fatores é:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E 

    Organicidade: característica de um acervo documental decorrente da existência de relação orgânica entre seus documentos. A organicidade é essencial para que um determinado conjunto de documentos seja considerado um arquivo. 

  • GAB: E

    Arquivos: *Conjunto de documentos produzidos ou recebidos;

     * valor administrativo ou funcional com relação orgânica.

     

    Fonte: exercitophd

  • A QUESTÃO QUERIA COBRAR A DIFERENÇA ENTRE ARQUIVO E FUNDO. ENTÃO DESTAQUEI AS PALAVRAS CHAVE:


    Arquivo é um conjunto de documentos criados ou recebidos por uma organização, firma ou indivíduo, que os mantém ordenadamente como fonte de informação para a execução de suas atividades. Os documentos preservados pelo arquivo podem ser de vários tipos e em vários suportes.


    Fundo refere-se a um conjunto de documentos, independente de sua forma ou suporte, organicamente produzido e/ou acumulado e utilizado por um indivíduo, família ou entidade coletiva no decurso das suas atividades e funções.


  • Um mesmo documento pode ser considerado de arquivo em uma instituição x, mas não pode ser em uma instituição y, por exemplo, pois irá depender da relação orgânica que o documento possui com a instituição.

  • Um documento de arquivo é aquele que é produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição para que alguma função seja desenvolvida a partir do registro da informação em algum suporte documental. 

    Essa é a única característica que torna o documento de arquivo um documento de arquivo.

    Veja o que diz o conceito do art. 2º da Lei nº 8.159/91, que trata sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados: 

    "Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos."
    Dica: sempre lembre dessas palavras quando pensar em um documento arquivístico: produzidos/recebidos, exercício das atividades. 

    Vamos analisar as alternativas. 

    a) Se o examinador entende "característica física" como formato de documento, o que provavelmente deve ser, temos que entender o que é formato primeiro.
    Formato é, de acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. Um livro, por exemplo, é um formato de documento. Entretanto, mesmo após essa contextualização, sabemos que a única característica que define se um documento de arquivo é um documento de arquivo é a organicidade, ou seja, o fato de terem sido produzidos ou recebidos no decorrer das atividades da instituição. Errada.

    b) A idade dos documentos permite dizer se os documentos estão na fase corrente, intermediária ou permanente. Um documento de arquivo é um documento de arquivo independente da fase em que se encontra, pois o que o torna arquivístico é o fato de ser orgânico, ou seja, ter sido produzido ou recebido no decorrer das atividades de instituição. Errada.

    c) O conceito da Lei nº 8.159/91 diz que um documento de arquivo é um documento de arquivo "qualquer que seja o suporte da informação". Isso quer dizer que não importa se os documentos estão registrados em um papel, em um CD, DVD, em bits ou qualquer outro material, ele será arquivístico se for orgânico, ou seja, se foi produzido ou recebido no decorrer das atividades da instituição. Por esse motivo, a característica física não é um fator relevante para definir se um documento é ou não arquivístico. Errada. 

    d) O conceito da Lei nº 8.159/91 diz que um documento de arquivo é um documento de arquivo "qualquer que seja a natureza dos documentos". Em outras palavras, não importa se os documentos são especiais (em suportes diferentes do convencional) ou especializados (ostensivo ou sigiloso). Dessa forma, a natureza dos documentos não é um fator necessário para determinar se um documento é arquivístico ou não.

    e) A organicidade é a única característica necessária para que um documento de arquivo seja um documento de arquivo. Se um documento é orgânico, quer dizer que em uma instituição houve a necessidade de se desenvolver alguma atividade e, como consequência, a atividade foi registrada em um suporte documental e um documento arquivístico foi criado. Certa. 

    Gabarito do Professor: E

  • ARQUIVO X

    Fins funcionais

    organicamente

    Único exemplar,

    Limitadas cópias

    Organico

    Escritura de imóvel

     órgão receptor.

     

     

    interdependência

     

    GAB: E) cuidado, pois os arquivos nao sao autonomos e sim as bibliotecas uma vez que eles ( os arquivos ) estao relacionados todos entre si.