SóProvas


ID
2729806
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No projeto de fundações, a tensão admissível consiste na relação entre a tensão média de ruptura e o fator de segurança global. Para determinar a tensão admissível por sapatas a partir do Estado Limite Último, é possível a utilização de método

Alternativas
Comentários
  • Semiempírico, que relaciona resultado de ensaio SPT com a tensão admissível

  • cadê o CR7 para explicar essa....

  • CR7, CORRE AQUI...

  • A NBR 6122:2010 (páginas 20 e 21) especifica a fundação superficial (rasa ou direta):

    7.3 Determinação da tensão admissível ou tensão resistente de projeto a partir do estado-limite último

    7.3.1 Prova de carga sobre a placa

    Ensaio realizado de acordo com a ABNT NBR 6489, cujos resultados devem ser interpretados de modo a considerar a relação modelo-protótipo (efeito de escala), bem como as camadas influenciadas de solo.

    7.3.2 Métodos teóricos

    Podem ser empregados métodos analíticos (teorias de capacidade de carga) nos domínios de validade de sua aplicação, que contemplem todas as particularidades do projeto, inclusive a natureza do carregamento (drenado ou não drenado).

    7.3.3 Métodos semi-empíricos

    São métodos que relacionam resultados de ensaios (tais como o SPT, CPT, etc.) com tensões admissíveis ou tensões resistentes de projeto. Devem ser observados os domínios de validade de suas aplicações, bem como as dispersões dos dados e as limitações regionais associadas a cada um dos métodos.

    A única alternativa que está em conformidade com a norma é a "D".

  • É semiempirico porque há uma correlação teórica entre NSPT e Tensão adm. A tensão é um quinto da somatória dos NSPTS, a cada metro, a partir da base da sapata até a distância equivalente ao dobro da sua menor dimensão em planta
  • Amigos concurseiros, o item 7.3 da NBR 6122 estabelece alguns procedimentos para a determinação da tensão admissível ou tensão resistente de projeto a partir do estado-limite último (ELU). São eles:

     Prova de carga sobre placa: Ensaio realizado de acordo com a NBR 6489, cujos resultados devem ser interpretados de modo a considerar a relação modelo-protótipo (efeito de escala), bem como as camadas influenciadas de solo;

     Métodos teóricos: Podem ser empregados métodos analíticos (teorias de capacidade de carga) nos domínios de validade de sua aplicação, que contemplem todas as particularidades do projeto, inclusive a natureza do carregamento (drenado ou não drenado);

     Métodos semiempíricos: São métodos que relacionam resultados de ensaios (tais como o SPT, CPT etc.) com tensões admissíveis ou tensões resistentes de projeto. Devem ser observados os domínios de validade de suas aplicações, bem como as dispersões dos dados e as limitações regionais associadas a cada um dos métodos. 

    Resposta: D

  • NBR 6122/2019 - Projeto e execução de fundações

    7.3 Determinação da tensão admissível ou da tensão resistente de cálculo a partir do estado limite último

    A tensão admissível ou a tensão resistente de cálculo deve ser fixada a partir da utilização e interpretação de um ou mais dos procedimentos descritos em 7.3.1 a 7.3.3, além de atender ao disposto em 7.4.

    7.3.1 Prova de carga sobre placa

    Ensaio realizado de acordo com a ABNT NBR 6489, cujos resultados devem ser interpretados de modo a considerar a relação modelo-protótipo (efeito de escala), bem como as camadas influenciadas de solo.

    7.3.2 Métodos teóricos

    Podem ser empregados métodos analíticos (teorias de capacidade de carga) nos domínios de validade de sua aplicação, desde que contemplem todas as particularidades do projeto, inclusive a natureza do carregamento (drenado ou não drenado).

    7.3.3 Métodos semiempíricos

    São métodos que relacionam resultados de ensaios (tais como o SPT, CPT etc.) com tensões admissíveis ou tensões resistentes de cálculo. Devem ser observados os domínios de validade de suas aplicações, bem como as dispersões dos dados e as limitações regionais associadas a cada um dos métodos.