SóProvas


ID
27301
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando uma restrição de existência obrigatória é especificada em um diagrama E-R geralmente se aplica a opção de trigger referencial

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o porquê a resposta correta é letra b. Por que não poderia ser letra d?
  • Acho que a questão quis dizer o seguinte:Sejam duas tabelas T1 e T2 com T2 se referenciando a T1. Se for obrigatória a existência de uma tupla em T1 para uma ou mais tuplas em T2 existirem, então têm-se que a chave estrangeira em T2 deve ter a declaração ON DELETE CASCADE, para que assim que a tupla da tabela referenciada (T1) for deletada, as que fazem referência a ela em T2 sejam deletadas em cascata.
  • Uma restrição de existência obrigatória indica que dados dois "tipos de entidades" A e B, uma entidade do tipo A só pode existir se estiver associada a uma entidade do tipo B. Isso é também chamado de "participação total". Nesses casos, quando há uma exclusão (DELETE) de uma entidade do tipo B, geralmente exclui-se também a(s) entidade(s) correspondente(s) do tipo A. Denomina-se essa ação "DELETAR EM CASCATA ou CASCADE ON DELETE".

    O mesmo raciocínio é seguido para o caso de alterações/atualizações da chave primária do tipo B. A chave extrangeira da entidade do tipo A correspondente geralemente deverá ser atualizada. Denomina-se "ATUALIZAR EM CASCATA ou CASCADE ON UPDATE".

    Tanto CASCADE ON DELETE quanto CASCADE ON UPDATE são definidas em triggers (gatilhos) no esquema do banco de dados e são disparados automaticamente quando há uma exclusão ou atualização.