SóProvas


ID
2730205
Banca
IBFC
Órgão
PM-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I

A Rua
(Fragmento)

    EU AMO A RUA. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres[...], mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua.
    (...) a rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma! (...) a rua é a agasalhadora da miséria. Os desgraçados não se sentem de todo sem o auxílio dos deuses enquanto diante dos seus olhos uma rua abre para outra rua (...).
    A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres, e haveis de ter visto pedreiros e canteiros, ao erguer as pedras para as frontarias, cantarem, cobertos de suor, uma melopeia tão triste que pelo ar parece um arquejante soluço. A rua sente nos nervos essa miséria da criação, e por isso é a mais igualitária, a mais socialista, a mais niveladora das obras humanas. (...) A rua é a eterna imagem da ingenuidade. Comete crimes, desvaria à noite, treme com a febre dos delírios, para ela como para as crianças a aurora é sempre formosa, para ela não há o despertar triste, e quando o sol desponta e ela abre os olhos esquecida das próprias ações, é (...) tão modesta, tão lavada, tão risonha, que parece papaguear com o céu e com os anjos...
    A rua faz as celebridades e as revoltas, a rua criou um tipo universal, tipo que vive em cada aspecto urbano, em cada detalhe, em cada praça, tipo diabólico que tem, dos gnomos e dos silfos das florestas, tipo proteiforme, feito de risos e de lágrimas, de patifarias e de crimes irresponsáveis, de abandono e de inédita filosofia, tipo esquisito e ambíguo com saltos de felino e risos de navalha, o prodígio de uma criança mais sabida e cética que os velhos de setenta invernos, mas cuja ingenuidade é perpétua, voz que dá o apelido fatal aos potentados e nunca teve preocupações, criatura que pede como se fosse natural pedir, aclama sem interesse, e pode rir, francamente, depois de ter conhecido todos os males da cidade, poeira d’oiro que se faz lama e torna a ser poeira – a rua criou o garoto!

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, pp. 28–31.

Vocabulário
Agremia: do verbo agremiar; juntar num mesmo grupo.
Canteiros: pedreiros responsáveis pelas construções com pedra.
Frontarias: fachada principal; frente.
Melopeia: melodia; canção melodiosa.
Silfos: seres mágicos do ar presente em mitologias europeias.
Proteiforme: que muda de forma frequentemente.
Potentados: majestades; maiorais; pessoas de grande poder.

No título do texto, o autor faz uso de um artigo definido acompanhando o substantivo “rua”. Esse emprego constrói o seguinte efeito de sentido:

Alternativas
Comentários
  • ibfc...vc é podre

  • Poxa.. :c fui direto na alternativa C 

  • A expressão " A rua" não específica qual rua, simplesmente fala sobre a rua e no texto encontramos versos e rimas enaltecendo 'a rua".

     

  • Wallison Santos estuda um pouquinho artigo definido e qual a sua função..

    No desenvolver do texto "a rua" é empregado de forma Generica, contudo, o enunciado da questão pergunta acerca do título do texto e na gramatica que estudei o artigo definido é usado para definir mesmo algo em específico.

  • "a" num é artigo definido???  se for olhar so o título do texto separadamente o artigo DEFINIDO "a" aponta para uma rua específica, DEFINIDA, mas pelo visto a IBFC quer saber no conceito do texto, mas não sabe formular a pergunta!

  • É isso mesmo irmão! Recurso para dentro. O que está errado tem que ser anulado. Artigo indefinido é que pode ser usado como generalizador, artigo definido não é definidor.

  • Realmente  o IBFC bastante  fraco 

  • não achei erro na " c " kk

  • Questão tosca

  • Também fui na C, já que artigo definido é pra especificar... não entendi tbm o gabarito!

  • Acertei pq respondi de acordo com o texto. Porém, os colegas estão certos. Questão mal formulada. 

  • correção da prova neste vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=OaWqJ0cyEtI

  • Antes de vocês falarem de recurso observe a questão  rua é um fator da vida das cidades, a rua tem alma!, A rua nasce, como o homem, do soluço, do espasmo. ja ai você já deduzir o seguinte ele fala da rua de um modo geral. D desistir e pra fraco ! caveiraaa

  • Questão mal formulada da zorraaaaaaAAA

  • Esse concurso da PM-SE 2018 foi o maior fiasco. Eu fui um dos candidatos que foi prejudicado com tantas mudanças de gabarito. Perdi 14 pontos (teve gente que perdeu 18, 20), no fim das contas caí mais de 50 posições e acabei ficando de fora por míseros 4 pontos.

    Essa questão de português foi uma das tantas más formuladas.

    Não basta só estudar, tem que ter sorte.

  • Caros amigos, um conselho: para estudar Língua Portuguesa devemos nos atentar para as EXCEÇÕES, como por exemplo: aprender adjetivos não é decorar todas as palavras da classe, mas entender a função, e assim por diante.

    É claro que no título temos um artido definido, mas acontece que no texto a aplicação acontece de forma genérica.

    A mesma coisa seria se eu falasse em um título: " A vida "

    Da mesma forma eu poderia usar Vida específico ou geral, mesmo que tenha posto um artigo definido no título. Observe:

    "A vida no planeta Terra" (todas as formas de vida) ou "A vida que eu gerei"

    Então amigos, embora também eu veja muitos erros em questões, devo dizer que nesta não vejo nenhum. A melhor reação sempre será estudar mais. Perseveremos. Avante, camaradas!

  • Só fazer a pergunta:

    A Rua ( Generalizante )

    Qual Rua? ( Não especifica qual rua é ), Portanto; Faz referência à ideia de rua num sentido generalizante, às ruas de maneira geral. ( Gab D)

  • Pra acertá-la, meu amigo(a) de guerra, na minha humilde opinião, tem que se basear NO TEXTO e NÃO no título, como manda a questão.

    Acabei errando.

  • Eu acho que o texto traz uma ideia generalizante, porém o tútulo, não! A,O, AS, OS serve justamente para especificar/definir algo, por isso o nome é artigo definido.

  • Relembrando porque me ferrei. Português veio estrangeiro. kkkkkk

  • No texto realmente rua traz ideia "geral", mas ao meu ver no Título o artigo "especifica".

    Para eu marcar a letra "D" teria de ser outra resposta na "C", já fazem isso de sacanagem.

    Ou dizer que "Constrói um efeito de sentido perante ao Texto".

    Já que Rua no contexto está demonstrando um sentido "Generalizado".

    Aí sim eu marcaria a letra "D"

    Enfim, sou aluno e ainda estou aprendendo.

  • No título do texto, o autor faz uso de um artigo definido acompanhando o substantivo “rua”. Esse emprego constrói o seguinte efeito de sentido:

    a questão fala apenas do título do texto, e como o artigo é definido eu não fui na D por generalizar as ruas!!

    IBFC é a banca do capeta.

  • Ao utilizar o artigo "A" o autor generaliza as ruas em sentido geral como diz o trecho à baixo:

    "Nós somos irmãos, nós nos sentimentos parecidos e iguais, nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos com a dor e os desprazeres... Mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua".

    GAB E.

    Sejam Fortes e Corajosos.

    Josué 1:9

  • Como que alguém erra isso?

  • Eu discordo de você "WS" , em relação a quantidade de pontos que você ficou de fora, deveria argumentar se fosse por conta de 1 ou 2 pontos, mas 4 pontos é muito.