SóProvas


ID
2731318
Banca
IADES
Órgão
PM-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Planalto Central do Brasil se configura como uma verdadeira caixa d’água que recebe, na estação chuvosa, grande volume de água proveniente da região amazônica, em movimento de evaporação e circulação da massa equatorial continental. Por isso, no Planalto Central, encontram-se nascedouros de importantes fluxos de água do País.

Considerando essas informações, é correto afirmar que o local, no Distrito Federal, onde nascem os afluentes da bacia hidrográfica do Paraná, que escorre para o sul do País, e da bacia Tocantins/Araguaia, que segue para o norte, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Estação Ecológica de Águas Emendadas (BREJINHO + VEREDA GRANDE)

    • O Brejinho vai virar o São Bartolomeu e o Vereda Grande vai virar o Maranhão.

     

  • Águas Emendadas

  • "A Estação Ecológica de Águas Emendadas é um dos lugares mais raros do mundo! O fenômeno verificado por ali, só ocorre em outros 4 lugares do planeta. Dois córregos nascem ali de um mesmo buraco e, mesmo sujeitos às condições idênticas de clima e relevo, incrivelmente seguem caminhos opostos. São os córregos Vereda Grande, que vai se transformar no rio Maranhão, que depois se transformará no rio Tocantins. E o córrego Brejinho, que vai se transformar no rio São Bartolomeu e depois virará o rio Paraná."

    Professor Israel

    Professora Rebecca Guimarães

  • Em 2.018, a IADES cobrou em qual RA fica situada a Estação Ecológica de Águas Emendadas .Ela está em Planaltina.

    Segue um breve resumo sobre o tema.

    https://youtu.be/D_roZHj4634

  • Atualidades?

  • Outra questão para ajudar:

    (2005/CESPE/Câmara Legislativa do DF) Uma análise sucinta do Mapa Ambiental do Distrito Federal (GDF/SEMARH, 2000) indica que a maior parte de seu território é constituída por algum tipo de unidade de conservação, seja de proteção integral, seja de uso sustentável. Somando-se a isso o fato de a capital federal ter sido planejada, não eram esperados problemas socioambientais significativos nesse território. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

    No Planalto Central, onde se situam as cabeceiras de três grandes bacias hidrográficas brasileiras, a do Prata (rios São Bartolomeu e Descoberto), a do Araguaia/Tocantins (rio Maranhão) e a do São Francisco (rio Preto), o fenômeno das “águas emendadas”, observado na Estação Ecológica homônima, estabelece conexão hídrica entre as bacias dos rios Maranhão e São Bartolomeu.

    CERTO.

  • O Planalto Central do Brasil se configura como uma verdadeira caixa d’água que recebe, na estação chuvosa, grande volume de água proveniente da região amazônica, em movimento de evaporação e circulação da massa equatorial continental. Por isso, no Planalto Central, encontram-se nascedouros de importantes fluxos de água do País. 

    Estação Ecológica Águas Emendadas: local, no Distrito Federal, onde nascem os afluentes da bacia hidrográfica do Paraná, que escorre para o sul do País, e da bacia Tocantins/Araguaia, que segue para o norte. (IADES)

    Localizada em: Planaltina.

    A hidrografia é rica em nascentes, mas pobre em rios que possibilitem a produção de energia suficiente para a população atual.

  • "A Estação Ecológica de Águas Emendadas é um dos lugares mais raros do mundo! O fenômeno verificado por ali, só ocorre em outros 4 lugares do planeta. Dois córregos nascem ali de um mesmo buraco e, mesmo sujeitos às condições idênticas de clima e relevo, incrivelmente seguem caminhos opostos. São os córregos Vereda Grande, que vai se transformar no rio Maranhão, que depois se transformará no rio Tocantins. E o córrego Brejinho, que vai se transformar no rio São Bartolomeu e depois virará o rio Paraná."

    Professor Israel

    Professora Rebecca Guimarães