SóProvas


ID
273211
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos às atividades de arquivo.

O método de arquivamento por assunto não é de fácil aplicação, visto que a definição do local de arquivamento depende da interpretação dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • O arquivista ou responsável pela ação terá de interpretar o que a classificação menciona. Questão similar responde nossa dúvida: 

     (ANATEL/2009 – UnB/Cespe) O método de arquivamento por assunto depende da interpretação dos documentos e de um amplo conhecimento das atividades organizacionais.

      Resposta: CERTO.

      Classificar um documento por assunto é uma das tarefas mais difíceis, e exige dos profissionais envolvidos o conhecimento da instituição e de suas atividades, para que os documentos sejam interpretados de forma correta


    Fonte: Arquivologia para Concursos, 4 ª Edição, 2013, Renato Valentini.

  • Arquivamento por metodo ideografico e um dos mais complicados,pois o arquivista previsa conhecer a instituicao em que trabalha
  • O local onde o documento vai ser armazenado, depende do conteudo do documento então o documento precisa ser interpretado.

  • O método ideográfico é utilizado quando a ordenação dos documentos é feita por assunto. É também um método muito utilizado no dia-a-dia das instituições.

  • CERTA!

    NÃO É UM MÉTODO DE FÁCIL APLICAÇÃO, pois exige a interpretação dos documentos e o conhecimento dos assuntos nele tratados

  • O método de arquivamento por assunto não é de fácil aplicação, visto que a definição do local de arquivamento depende da interpretação dos documentos. CERTO

    O método de classificação de documentos por assunto é dependente de interpretação arquivística, o que o torna, portanto, um método de difícil aplicação. CERTO

  • Certo.

    Ideográfico (sistema indireto): Método de arquivamento de documentos que tem sua aplicação atrelada à interpretação do assunto do documento em análise. Esse método em estudo é mais aconselhável nos casos de grandes massas documentais e variedade de assuntos, pois exige profundo conhecimento das atividades institucionais, o que o torna um método complexo. É dependente de interpretação arquivística, o que o torna, portanto, um método de difícil aplicação. Nesse método deve-se levar em consideração o assunto do documento, e para ter eficiência exige-se a interpretação dos documentos e um vasto conhecimento das atividades da organização. Ex.: Saúde, Tecnologia, Educação, etc.

    Ele se subdivide em: alfabéticos e numéricos.>>> Indireto>> Ideográfico , Numérico.

    O método alfabético deve ser aplicado quando o volume e a diversidade de assuntos da documentação a ser arquivada forem pequenos. No entanto, quando o volume de documentos e possibilidades de assuntos forem muito grandes, caso se decida pelo método ideográfico, deve-se usar um dos métodos numéricos, que visam justamente evitar erros de arquivamento.

  • para se organizar por assunto, o documento deve ser analisado para identificar a qual função ele se refere. Cada um possui uma interpretação, o que dificulta o processo de padronização do método.

    Resposta: certa