SóProvas


ID
2732641
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Indaiatuba -SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      Marieta


      Marieta fez 90 anos.

      Não resisto à tentação de revelar a idade de Marieta.

      Sei que é falta de educação (mas pouca gente sabe hoje o que quer dizer falta de educação, ou mesmo educação) falar em idade de mulher.

      São múltiplas as teorias sobre idade feminina. Eu envelheceria ainda mais, se fosse anotar aqui todos os conceitos alusivos a essa matéria; enquanto isso, as mulheres ficariam cada vez mais jovens. Depois, não estou interessado em compendiar a incerta sabedoria em torno do tema incerto. Meu desejo é só este: contar a idade de Marieta, por estranho que pareça.

      E não é nada estranho, afinal. Marieta fazer 90 anos é tão simples quanto ela fazer 15. No fundo, está fazendo seis vezes 15 anos, esta é talvez sua verdadeira idade, por uma graça da natureza que assim o determinou e assim o fez. Privilégio.

      Ah, Marieta, que inveja eu sinto de você, menos pelos seus 90, perdão, 6 x 15 anos, do que pelo sinal que iluminou seu nascimento, sinal de alegria serena, de firmeza e constância, de leve compreensão da vida, que manda chorar quando é hora de chorar, rir o riso certo, curtir uma forma de amor com a seriedade e a naturalidade que todo amor exige.

      Sei não, Marieta (de batismo e certidão, Maria Luísa), mas você é a mais agradável combinação de gente com gente que eu conheço.

                       (Carlos Drummond de Andrade, Boca de Luar. Adaptado)

Ao tratar os 90 anos de Marieta como seis vezes 15 anos, o narrador intenta destacar na personagem

Alternativas
Comentários
  •  E não é nada estranho, afinal. Marieta fazer 90 anos é tão simples quanto ela fazer 15. No fundo, está fazendo seis vezes 15 anos, esta é talvez sua verdadeira idade, por uma graça da natureza que assim o determinou e assim o fez. Privilégio.   gabarito   c    olhe  os  adverbios a  uma  comparação  entre  a  idade avançada   e  a  idade  de  adolescente    esse  é  o  marco  da  esposta !!!!!!!!

  • Gabarito fornecido: Resp 1 - C

  • Drummond derruba muita gente em interpretação de texto, quase fui na alternativa "A", por isso é preciso voltar, ler novamente e se atentar à intenção do autor no texto.

    Gabarito letra C

  • Pergunta abstrata e resposta abstrata!

     

    Não tem um elogio que fala sobre jovialidade, apenas a brincadeira que a idade da personagem não é 90 anos e sim 6 x 15, que é igual a 90.

     

    O texto fala que é falta de educação falar em idade de mulher, que são multiplas as teorias sobre idade feminina, que ele não resiste à tentação de revelar a idade da personagem.

     

    No penúltimo paragrafo faz diversos elogios a personagem, utilizando elogios como: serena, firmeza e constância.

    Esses elogios são próprios de adultos ou jovens?

     

    Pra finalizar, vamos ao texto da alternativa C, que afirma que o Autor "dá um dom especial a personagem".... Jovialidade não é um dom especial e aparentemente o autor utilizou a brincadeira da idade porque nenhuma mulher gosta de revelar a idade!

  • Gabarito: C

     

     

    "E não é nada estranho, afinal. Marieta fazer 90 anos é tão simples quanto ela fazer 15. No fundo, está fazendo seis vezes 15 anos, esta é talvez sua verdadeira idade, por uma graça da natureza que assim o determinou e assim o fez. Privilégio."

  • Drummond e Cecília são os carrascos dos concurseiros.

  • Ah, Marieta, que inveja eu sinto de você, menos pelos seus 90, perdão, 6 x 15 anos, do que pelo sinal que iluminou seu nascimento, , de firmeza e constância, de leve compreensão da vida, que manda chorar quando é hora de chorar, rir o riso certo, curtir uma forma de amor com a seriedade e a naturalidade que todo amor exige.sinal de alegria serena

    Gab: C

  • esses textos são chatinhos mesmo, mas pense numa coisa que é lê-los !

  • Não vejo no texto nenhuma relação com jovialidade especial, mas percebo o fato de ela completar 90 anos o chegar aos 90 anos é um privilégio de poucos e a expressão 6 X 15 é porque ele não quer revelar sua verdadeira idade (90anos) sem nenhuma relação com jovialidade. Aexpressão "por uma graça da natureza que assim o determinou e assim o fez. Privilégio." Tem haver com a natureza que deu oportunidade de se chegar aos 90... essa questão me causa dúvidas ...

  • Se eu tivesse feito essa prova, com certeza entraria com recurso.

    Não dá para afirmar que o autor destaca na personagem um dom especial que garante a ela um toque de jovialidade diante da vida.

    Primeiro, porque as características apontadas pelo autor podem ser atribuídas a qualquer pessoa, independentemente da idade (alegria serena, de firmeza e constância, de leve compreensão da vida, que manda chorar quando é hora de chorar, rir o riso certo, curtir uma forma de amor com a seriedade e a naturalidade que todo amor exige). Não vejo isso como sinônimo de jovialidade, mas simplesmente de uma pessoa mais feliz, que encara a vida com mais leveza.

    Segundo, porque jovialidade não é um dom especial kkkk apenas uma característica de alguns seres humanos...

    O examinador forçou a barra nesse gabarito, de modo que eu vejo essa questão como passível de anulação.