- ID
- 2732845
- Banca
- UNEMAT
- Órgão
- UNEMAT
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Redes de Computadores
- Assuntos
Atualmente, raras são as empresas que hospedam seus websites e aplicações de rede em servidores instalados dentro delas mesmas. São utilizados servidores instalados em datacenters que oferecem a estrutura necessária para que os serviços operem de forma confiável. O gerenciamento dos servidores é feito de forma remota através de serviços e protocolos seguros.
Um dos protocolos utilizados para acesso remoto a servidores é o SSH (Secure Shell).
MORIMOTO, Carlos E. Redes guia prático: ampliada e atualizada. 2ª Ed. - Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 495 a 505.
MORIMOTO, Carlos E. Servidores Linux: guia prático. Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 511 a 550.
Considerando o acesso remoto a servidores rodando sistema operacional Linux, analise as asserções que seguem.
I. O protocolo SSH é nativo de sistemas Linux e por isso não há possibilidade de acesso remoto a partir de sistemas operacionais Windows ou outras plataformas.
II. O SSH utiliza chaves simétricas para fazer a autenticação. Uma Chave pública permite descriptografar dados, enquanto a chave privada permite criptografar esses dados.
III. O Linux permite que as configurações do sistema, instalação de novos programas, atualizações de segurança, instalação de um novo Kernel, possam ser efetuadas em “modo texto”, o que permite configurar o servidor e mantê-lo atualizado remotamente, por meio do protocolo SSH.
IV. O SSH é uma ferramenta que permite administrar máquinas remotamente, transferir arquivos de várias formas diferentes, encapsular outros protocolos, por exemplo: acessar uma sessão do VNC através de um túnel seguro.
A partir das informações acima, assinale a
alternativa que contém as afirmações corretas.