SóProvas


ID
2733025
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei nº 6.404/76, art. 179, item IV, conceitua como contas a serem classificadas no Ativo Imobilizado: “os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens”. Trata-se de qual pressuposto contábil?

Alternativas
Comentários
  • Elemento sistematizado e metódico. Cada empresa deverá ter seu plano de contas de  acordo com sua finalidade.

  • Questão: A Lei nº 6.404/76, art. 179, item IV, conceitua como contas a serem classificadas no Ativo Imobilizado: “os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens”. Trata-se de qual pressuposto contábil?

    Resposta: Letra D - primazia da essência sobre a forma. Apesar de tratar de direitos não será contabilizado como Ativo Circulante, pois de acordo com  item IV, da Lei nº 6.404/76,quando se tratar de bens corpóreos.... serão classificados no Ativo Imobilizado.

     

    A expressão "primazia da essência sobre a forma", significa que na escrituração contábil, as normas contábeis devem prevalecer sobre as exigências legais.

    A adoção desta regra não implica em desobediência às exigências da legislação. Ela deve ser aplicada nas situações em que determinações legais sejam incompatíveis com procedimentos contábeis disciplinados pelas normas contábeis.

    Fonte: https://www.contabilidadefacilonline.com/primaziadaessencia

  • Gabarito D


    Primazia da Essência Sobre a Forma - quando se fala de Ativo Imobilizado, podemos estar falando de bens que legalmente não pertençam à entidade, porém ela controla, logo, "legalmente o bem não pertence à empresa", porém na prática(essência) é controlado por ela e por isso é registrado no imobilizado.


    Um bom exemplo é o Leasing Financeiro que corresponde a uma "compra a prazo".

  • Essência sobre a forma

    Em regra, os bens registrados contabilmente na empresa são os de propriedade da empresa.
    Contudo, na situação de arrendamento mercantil (leasing) financeiro, embora o imobilizado não seja de propriedade formal da empresa, por ser muito provável que a empresa adquirirá o bem ao final do contrato, o registro é feito no arrendatário, considerando a essência sobre a forma.
     

    Bons estudos !