SóProvas


ID
2733043
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente apresenta a determinação do tipo de modificação na opinião do auditor. Sobre este assunto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O auditor deve expressar uma opinião com ressalva quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, concluir que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.
( ) O auditor deve se abster de expressar uma opinião quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, concluir que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.
( ) O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, concluir que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas nas demonstrações contábeis; ou não é possível para ele obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • GAB.: A

     

    NBC TA 705

     

    2.2 Opinião com ressalva
    (a) ele, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis; ou
    (b) ele não consegue obter evidência apropriada e suficiente de auditoria para fundamentar sua opinião, mas ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes, mas não generalizados.
     

    2.3 Opinião adversa
    Opinião apropriada quando o auditor encontra distorções relevantes nas demonstrações contábeis, e essas distorções são consideradas generalizadas:
    “O auditor deve expressar uma opinião adversa quando, tendo obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente, conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis.” 

     

    2.4 Abstenção de opinião
    O auditor deve abster-se de expressar uma opinião quando não consegue obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião e ele conclui que os possíveis efeitos de distorções não detectadas sobre as demonstrações contábeis, se houver, poderiam ser relevantes e generalizados.

    Outro motivo para a abstenção de opinião ocorre quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, o auditor conclui que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.

  • Com base na NBC TA 705
     

    Opinião sem ressalva/ não modificada
    Com ou sem evidência
    Sem distorção relevante
     

    Opinião com ressalva.
    Com ou sem evidência
    Com distorção relevante
    sem efeito generalizado
     

    Opinião adversa.
    Com evidência
    Com distorção relevante
    Com efeito generalizado
     

    Opinião com abstenção de opinião.
    Sem evidência
    Com distorção relevante
    Com efeito generalizado

  • ...................................... RELEVANTES MAIS NÃO GENERALIZADA .......................RELEVANTES E GENERALIZADA

    Demostrações contábeis Opinião c/ ressalva............................................... Opinião Adversa

    distorções relevantes

    há evidencias.

    .

    DC - impossibilidade de obter Opinião c/ ressalva.............................................. Abstenção de opinião

    evidências de auditoria apropriada

    e suficiente.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    ➤Demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes,  mas não generalizado 

    •  Opinião com ressalva 

    ➤Demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes  e generalizado 

    • Opinião adversa 

    =-=-=

    Impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente. (Relevante, mas não generalizado

    • Opinião com ressalva 

    ➩  Impossibilidade de se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente. (Relevante e generalizado

    • Abstenção de opinião

    • Tudo o que tiver efeito não generalizado é RESSALVA

    ........................Não generalizado............Generalizado

    Evidência...................Ressalva..................Adversa

    Não evidência............Ressalva................. Abstenção

    ....................................>>RÁRÁ<<.............................

    *Abstenção também quando, em circunstâncias extremamente raras envolvendo diversas incertezas, concluir que, independentemente de ter obtido evidência de auditoria apropriada e suficiente sobre cada uma das incertezas, não é possível expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.