SóProvas


ID
2733073
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.


Mal-estar


    Causa inquietude a situação do mercado de trabalho desde o final do ano passado, conforme observada nas pesquisas mais recentes do IBGE. Os números decepcionantes acentuam as dúvidas em torno da força e da persistência da retomada do crescimento econômico.
    A atividade no início deste ano se mostra, em geral, fraca. Em abril, os índices de confiança de consumidores e empresas ou ficaram estagnados ou regrediram. Compreende-se a reticência, dados os indicadores do mundo do emprego.
    O poder de compra dos salários começou a se recuperar no ano passado, mas a melhora perde ritmo. No primeiro trimestre, o rendimento médio do país não passou de R$ 2.169 mensais – o mesmo valor do mesmo período de 2017, considerada a inflação.
    Descontados efeitos sazonais, a taxa de desocupação não cai desde setembro do ano passado.
    A oferta de empregos permanece precária, baseada em vagas sem carteira assinada e trabalho por conta própria, na maior parte dos casos, informal e mal remunerado.
    As taxas de juros bancárias estão em níveis semelhantes ou superiores aos verificados no final de 2017. A tímida evolução dos rendimentos pode ter influência da estagnação do salário-mínimo. O desempenho da agricultura, ainda bom, não iguala os resultados extraordinários do início do ano passado.
    A construção civil não conseguiu se recuperar e ainda desemprega. Os investimentos no setor deixaram de cair apenas no final do ano passado. Não há dados mais recentes, mas sabe-se que faltam novos canteiros de obras devido, em grande parte, à penúria orçamentária em todos os níveis de governo.
    Os indicadores de confiança econômica detectaram ligeiro aumento do pessimismo em relação aos próximos meses.
    Ressalte-se que ainda existe crescimento, com taxa esperada entre 2,5% e 3% neste ano. De todo modo, neste momento é inegável o mal-estar na recuperação econômica.

(Folha de S.Paulo, 30.04.2018. Adaptado)

Nos trechos “Os números decepcionantes acentuam as dúvidas...” (1º parágrafo) e “A tímida evolução dos rendimentos...” (6º parágrafo), os adjetivos destacados reportam à ideia de

Alternativas
Comentários
  • Farei apenas uma crítica geral com duas perguntas: qual o grau instrutivo de um texto desse da Folha de São Paulo em uma prova de nível superior? Diante disso, qual o nível exigido de interpretação de um texto tão pobre e incabível em um concurso? Por que não cobrar um texto mais rebuscado e tradicional da literatura?

    Só um desabafo...

  •  

    Erro da alternativa E

    Estagnação econômica do país, a qual é retomada e contradita com a frase do 8º parágrafo: “Os indicadores de confiança econômica detectaram ligeiro aumento do pessimismo...”

    Na minha opinião o erro está na palavra contradita, pois a frase do 8º parágrafo confirma, e não contradiz, a estagnação econômica do país...

  • acho D mas...................

  • Mônica Adln, tmb não estou tendo muita dificuldade com as questões da vunesp, mas ano passado fiz uma prova da banca, pensa em uma prova cansativa... As questões especificas da minha área cada questão tinha umas 6, 8 linhas no enunciado, qd cheguei na metade da prova nao estava mais raciocinando. Este mês será a segunda prova deles que faço, espero que seja menos cansativa!

    Boa sorte em seus concursos!

  • @Monica Adelino, não acho que as provas da Vunesp são fáceis em Português e/ou Informática, ou em nenhuma outra matéria. Fiz a do TJ Interior deste ano, fui muito bem em Português pq é uma matéria que gosto e tenho afinidade, porém nas específicas fui mal, pq apesar de ter estudado muito,  não tinha conhecimento o suficiente pra gabaritar e passar. Na minha opinião a Vunesp é uma banca mais honesta, faz uma prova mais limpa, sem pegadinhas como é de costume fazer o Cespe, a FCC, a FGV, a Quadrix entre outras bancas. Ela não usa desse artifício pra complicar o candidato, ela realmente testa seus conhecimentos e faz vc raciocinar pra responder, pois se vc sabe responder com convicção (conhecimento), sem chutar, vc acerta! Na minha opinião é a melhor banca em formular provas.

     

    Bons estudos!

    Abraços!!

  • Os provas da Vunesp aparentemente apresentam questões consideradas mais "fáceis", contudo, é indispensável o domínio do conteúdo. Digo isso por experiência própria, pois senti bem isso na prova do TJ SP interior, que de certa forma apresentou um divisor de águas em relação às provas da VUNESP.

    Como falam alguns professores: o sarrafo está cada vez mais alto.

    Tenho aplicado o estudo reverso, para melhorar o desempenho.

    Bons estudos a todos e todas!!!

  • Gente...

    Vamos fazer cometários sobre o conteúdo...

    Pelo amor...

    Aqui ñ é facebook e nem instagra...

    Preguiça desse povo fazendo comentários desnecessários: que é uma banca fácil...

    Se fosse fácil, o "SER" ñ estaria aqui! E sim trabalhando, ñ é?

    Se acha a banca fácil, presta concurso nela e passa "bem"...

  • fodaaaaa essas questoes da vunesp

  • Patrícia Goulart e Monica Adelino vcs têm algum distúrbio!

    Acham as questões da banca fáceis e depois dizem que referente a área de vcs acham difícil.

    Se as questões da banca é fácil as da área de vcs deveriam ser primaria...

    Isso não é congruente!

  • Ao meu ver as colegas Patrícia Goulart e Monica Adelino estão tentando justificar a, talvez, facilidade que têm em português e informática com a "facilidade" das provas da banca Vunesp, concordo com a colega Camila, não é uma banca fácil é uma banca que realmente testa o conhecimento dos candidatos sem o intuito de reprova-los e sim de captar o conhecimento de cada um de maneira limpa, se ainda estão aqui é porque nada é tão fácil quanto parece podemos concluir pelo relato das próprias colegas que aqui vão bem, mas no dia D não saem do lugar, eu mesma tirava 88 nos simulados e no TJ Interior pela pressão de todo o tempo estudado travei em questões absurdas como numeral (acreditem!!), mas é para isso que estamos aqui para treinar e aprender e um dia realizarmos nossos sonhos!!

    Boa sorte a vocês 2 e aos demais que alcancemos nossos objetivos com humildade!!!!

  • questão preza pelo conhecimento do aluno, se fosse fácil estariam aprovadas....

  • OLHA QUE LOUCO E TOP >>

    LEIA ABAIXO

    Nos trechos “Os números decepcionantes acentuam as dúvidas...” (1º parágrafo) e “A tímida evolução dos rendimentos...” (6º parágrafo), os adjetivos destacados reportam à ideia de

    >> Os números decepcionantes acentuam as dúvidas ( decepcionantes SE REFERE AOS NÚMEROS , ENTÃO É UM ADJETIVO E O SENTIDO SIGNIFICA QUE OS RESULTADOS SÃO PÉSSIMOS )

    >> A tímida evolução dos rendimentos ( SELECIONE ESSA FRASE E APERTE CONTROL + F ENTÃO A FRASE VAI APARECER NO SEU " BUSCA" APERTE O ENTER SOVAMENTE ENTÃO VAI MOSTRAR ONDE ESTÁ ISSO NO TEXTO)

    VAI APARECER ISSO>>

    A tímida evolução dos rendimentos pode ter influência da estagnação do salário-mínimo. O QUE PODE TER INFLUENCIADO > A TIMIDA EVOLUÇÃO << QUEM É O SUJEITO >> A EVOLUÇÃO E TÍMIDA É UM ADJETIVO DA

    PALAVRA EVOLUÇÃO

    ____________________ OLHA COMO A BANCA VUNESP É TOP E TEM COMENTARIO FALANDO DE SER FÁCIL NA VERDADE ELA É CLARA________

    AGORA VEJAM QUE ELA VAI PEDIR QUE O CANDIDATO SAIBA INTERPRETAR AS DUAS FRASES.

    2 PASSO >> SELECIONE NOVAMENTE CADA FRASE E APERTE O CONTROL + F E DEPOIS ENTER DUAS VEZES VAI APARECER ONDE ESTÁ NO TEXTO.

    ___

    3 PASSO >> COMPARE AS ÍDEIAS QUE A FRASE 1 E 2 QUER PASSAR

    D- dificuldades econômicas vividas pelo país, a qual é reiterada e ratificada no final do texto com a frase “... é inegável o mal-estar na recuperação econômica”. EXATAMENTE ISSO QUE DIZ A JUNÇÃO DAS FRASES 1 + 2

    >> POR FAVOR COLOCAR SOBRE AS QUESTÕES OU ESTRATEGIA COMO USAR MELHOR O SITE E GUARDEM OPINIÕES PARA VCS!!

  • Por que não a alternativa "A"?

    "A tímida evolução dos rendimentos" Então quer dizer que houve evolução, tímida mas houve.

    "Os números decepcionantes acentuam as dúvidas" Analisando a continuação do parágrafo: "...acentuam as dúvidas em torno da força e da persistência da retomada do crescimento econômico." verifica-se a retomada do crescimento econômico, ainda que pequena.

    O enunciado da alternativa "A" não qualifica a retomada econômica, se é boa, ruim ou duvidosa, apenas fala da retomada econômica vivida pelo país.

    Talvez se nos atermos apenas à relação feita na alternativa: “A construção civil não conseguiu se recuperar e ainda desemprega.", o trecho não faz referência alguma à retomada econômica.

    Comentem por favor.

  • Alguém tem a justificativa das outras?

  • os termos destacados tiram nosso foco da conclusão do texto que da a resposta

    " é inegável o mal-estar na recuperação econômica”.

  • Acertei, mas que questão chataaaa

  • O erro da letra é é dizer Contradita, sinônimo de oposto, de forma contrária