SóProvas


ID
2733289
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia as notícias.

I. Na última sexta-feira, 18 de maio deste ano, o governo anunciou uma trégua de dois dias na repressão às manifestações, no marco de uma mesa de diálogo nacional. A medida ocorreu no dia seguinte ao início das inspeções da missão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. As manifestações no país ocorrem desde 18 de abril. Os manifestantes queixam-se da violência do governo do presidente Daniel Ortega, e das mudanças que pretende impor na Previdência Social.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/. Adaptado)

II. A Coordenação Nacional para Redução de Desastres confirmou, no começo da tarde de hoje, 04 de junho deste ano, que o número de mortos em decorrência da erupção do Vulcão Fogo subiu de 25 para 56, em três departamentos do país que estão em estado de calamidade.
Pelo menos 1,7 milhão de pessoas foram atingidas, principalmente no departamento de Escuintla, uma das áreas mais afetadas pelas lavas e cinzas do vulcão.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/. Adaptado)

As notícias I e II tratam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Eu acertei essa questão na prova, porque minha mãe avisou que estava passando na televisão, que um vulcão estava causando terror na Guatemala, gente, prestem atenção no que sua mãe diz, pode salvar sua vida em um concurso.

  • GABARITO: C

     

    Verdade, Samuel!!! hahaha! Minha mãe vive salvando minha vida!  :)))

     

    I - A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), concluiu que a série de protestos em várias cidades da Nicarágua deixaram, pelo menos, 76 mortos e 868 feridos, além de levar à prisão 438 civis entre estudantes, defensores de direitos humanos e ativistas.

    Os integrantes da comissão classificaram como “arbitrários” os assassinatos, as agressões e as prisões de manifestantes. Em nota, a CIDH apelou ao governo do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, para “cessar imediatamente a repressão” aos protestos.As manifestações em Manágua e mais seis cidades da Nicarágua ocorrem desde 18 de abril. Os manifestantes se queixam da violência do governo do presidente nicaraguense, Daniel Ortega, e das mudanças que pretende impor na Previdência Social.

     

    II-  A Coordenação Nacional para Redução de Desastres da Guatemala (Conred) confirmou, no começo da tarde de hoje (4), que o número de mortos em decorrência da erupção do Vulcão Fogo subiu de 25 para 56, em três departamentos do país que estão em estado de calamidade.

    Pelo menos 1,7 milhão de pessoas foram atingidas, principalmente no departamento de Escuintla, uma das áreas mais afetadas pelas lavas e cinzas do vulcão.

  • Lembrando que recentemente morreu uma estudante de medicina na Nicarágua por conta dos protestos contra a reforma previdenciária.


    E a VUNESP já cobrou sobre os incêndios (Havaí e Guatemala) em 2 provas.

  • Triste demais... 

    Estudante brasileira de medicina é morta na Nicarágua

    Raynéia Gabrielle Lima cursava sexto ano. Para Ernesto Medina, reitor da Universidade Americana em Manágua, assassinato é responsabilidade de paramilitares

    OEA aprova comissão especial para acompanhar crise na Nicarágua

    Brasil defende liberdades públicas durante debates da sessão

     repressão a um protesto contra a demora do governo em combater o fogo em uma reserva natural e uma polêmica mudança na previdência social provocaram um incêndio político que se espalhou pela Nicarágua no último mês e meio.

    OEA cria grupo para pôr fim à crise, mas governo da Nicarágua negará entrada no país

     

    PRESIDENTE = DANIEL ORTEGA 

  • SÓ ME LEMBREI DA ESTUDANTE QUE FOI VÍTIMA DE TODO ESTE CONFRONTO, NA VENEZUELA.

  • O comentário do Samuel é o único jeito de estudar para atualidades kkkkkkkkkkkkk

  • Samuel Dantas, 

    Sua mãe foi "na veia".    Mitou!   kkkkkkkkk

     

  • Viva o Jornal Nacional, mais uma vez! kkkkkk

  • Apenas a solução do primeiro item, que foi estudado na parte teórica da nossa aula, já nos permite encontrar a solução adequada da questão. O segundo item, por ser muito datado, acredito que não cairá mais em nenhuma prova – mas, por prevenção, não custa nada darmos uma olhada agora.

    I – Em 2018, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), chegou à conclusão de que a série de protestos em várias cidades da Nicarágua deixaram dezenas de mortos e centenas de feridos – além da prisão de estudantes, defensores de direitos humanos, ativistas e outros civis.

    A Comissão classificou como “arbitrários” os atos de violência perpetrados pelo governo do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, e pediu a suspensão imediata da repressão aos protestos. As manifestações em Manágua e mais seis cidades da Nicarágua ocorrem após o governo do presidente nicaraguense, Daniel Ortega, pretender impor mudanças na Previdência Social. 

    II-  Em junho de 2018, pelo menos 1,7 milhão de pessoas foram atingidas de alguma forma pela erupção do Vulcão Fogo, na Guatemala, principalmente no departamento de Escuintla, uma das áreas mais afetadas pelas lavas e cinzas do vulcão. Segundo a Coordenação Nacional para Redução de Desastres da Guatemala (Conred), chegou a aproximadamente 200 o número de mortos em decorrência da erupção do Vulcão Fogo.

    Resposta: C