-
GAB C
Errei mas pesquisando bem pouco percebe-se a confirmação da informação.
Barnes et al. (1977) afirma que o estudo de tempos e movimentos tem como objetivo
aprimorar a forma de execução mais adequada de uma operação, relacionando custo, tempo
de produção qualificação da mão de obra e etc., às necessidades da empresa.
De acordo com Oliveira et al. (2012) estudos recentes (BASE ATUAL) definem dois métodos principais para
mensurar a capacidade produtiva de uma empresa, o primeiro é a através de um estudo de
tempos cronometrados, o segundo é a através do estudo de movimentos e tempos sintéticos. O
estudo de tempos cronometrados é o mais empregado para medir a capacidade produtiva, pois
esse leva em consideração fatores relacionado com o trabalhador, que acabam influenciando
na produção.
(PDF) UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE TEMPOS CRONOMETRADOS E TEMPOS SINTÉTICOS PARA ANÁLISE DA CAPACIDADE PRODUTIVA DE UMA INDÚSTRIA PROCESSADORA DE CASTANHA DO PARÁ. Available from: https://www.researchgate.net/publication/269762802_UTILIZACAO_DO_ESTUDO_DE_TEMPOS_CRONOMETRADOS_E_TEMPOS_SINTETICOS_PARA_ANALISE_DA_CAPACIDADE_PRODUTIVA_DE_UMA_INDUSTRIA_PROCESSADORA_DE_CASTANHA_DO_PARA [accessed Jul 05 2018].
Relacionando com os almoxarifados seja em empresas públicas ou privadas percebe-se que este estudo de tempos e movimentos está diretamente relacionado com o ABASTECIMENTO, ALOCAÇÃO DE MATERIAIS DO ALMOXARIFADO E SIMPLIFICAÇÃO DO TRABALHO como seguem os trechos:
O dimensionamento do almoxarifado (alocações dos materiais) era atribuição da Engenharia de Processos (Técnicos), que buscavam as informações junto ao departamento de Compras/PCP para conhecer o volume de compra e a política de estoque. Buscando sempre a alocação mais próxima do posto de trabalho que receberia o material;
· Quando o operador necessitava de reposição em seu posto de trabalho, ele digitava o código de solicitação e o almoxarifado recebia a informação, abastecendo em seguida o posto de trabalho: ou por elevador (materiais mais pesados) ou por abastecimento dinâmico (ação da gravidade), onde o material era colocado em um “varal” e, pela ação da gravidade, descia até o posto de trabalho solicitante.
Movimentos produtivos (alcançar, pegar, mover, colocar em posição, juntar, desmontar, usar e soltar),
· Movimentos retardatários (procurar, encontrar, escolher, pré-colocar em posição, pensar e examinar) e
· Movimentos improdutivos (atraso inevitável, atraso evitável, tempo de descanso e segurar), objetivando com isso a determinação do melhor método de execução de um trabalho, mediante a análise dos movimentos feitos pelo operador durante a operação, e seu tempo-padrão.
ORGANIZAR É REFLETIR UM POUCO ANTES DE AGIR (Le Châtelier).
https://sandrocan.wordpress.com/curriculo-profissional/rima-%E2%80%93-melhoria-continua-do-processo-com-estudo-de-tempos-e-movimentos/
Quando você está satisfeito simplesmente por ser você mesmo e não se compara ou compete, todo mundo te respeitará.
-
Certo
O estudo dos tempos e movimentos objetiva estabelecer uma rotina de estocagem que seja eficiente, aproveitando ao máximo a área disponível, e diminuindo o tempo para fazer a estocagem dos itens. Almeja o aumento da capacidade produtiva, por estabelecer uma rotina de trabalho que seja eficiente e com o mínimo custos, decorrentes de prejuízos, para a empresa.
-
O estudo de tempos e movimentos era defendido por Taylor na adm científica, há mais de 100 anos. Marquei errado pelo termo "é base atual". Complicado.
-
Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.
Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho) e então treinados para que executem da melhor forma possível em menos tempo. Taylor, também, defende que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais.
Fonte: https://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/
-
Base atual????
-
Concordo plenamente com Fabricio. ( questão mal elabora)
-
Acredito que os tempos e os movimentos influenciam a elaboração de um almoxarifado, mas o fator determinante é o custo do material parado e sua saída. Esta questão dá opção de interpretação errada. A informação dada está correta, mas incompleta.
-
Eu concordo com vocês 2, essa questão induz ao erro!
-
Questão por demais capciosa.
Segundo Taylor, há uma racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. Assim, ao ler o enunciado, ogo atribuimos esse estudo do tempo a Taylor, quando na verdade, o examinador simplismente fala de otimização de tempo e recursos.
Ficamos inclinados a indicar como errada, por causa do termo BASE ATUAL, vide abaixo:
[Questão]
O estudo de tempos e movimentos é base atual para a organização de um almoxarifado tanto em órgãos públicos quanto em empresas.
-
CERTO
Estudo de tempos e movimentos (Taylor) faz parte da "Organização Racional do Trabalho". É base para qualquer "organização racional do trabalho", desde um almoxarifado até uma cozinha de restaurante. Tem forte relação com a parte operacional das organizações.
-
acertei pq me senti mt induzida ao erro, ai marquei o contrário
-
como eu odeio essa matéria, bicho.
-
base atual para o modelo Mc Donalds e Burger King por exemplo
-
EU MARQUEI ERRADO POR ISSO, FABRÍCIO.
-
Pegou esse trecho de um texto por aí e colocou na prova.
Difícil!
-
base atual :/ vai entender
-
Não sei qual a dificuldade que viram na assertiva, o que mais tem no Brasil hoje é o estudo de tempos e movimentos para melhoria no processo de produção das fábricas.
E vai muito além de fast foods como citaram abaixo.
O estudo de tempos e movimentos aborda técnicas que levam a uma precisa análise de determinada atividade com o objetivo de eliminar todo item desnecessário e encontrar o melhor e mais eficiente modo de executá-la.
http://www.abepro.org.br/biblioteca/tn_stp_206_220_27155.pdf
-
Tô com você, Gian Pessoa!
-
Também associei a Taylor e errei, essa matéria parece aberta a todas as possibilidades.
-
Genteeee, chocada!!! Tempos e Movimentos não seria Taylor ?
-
Não entendo o motivos de os colegas estarem associando o enunciado a Taylor. Não é porque tem a ver com ele que a teoria foi enterrada com o seu criador. Pelo contrário, ela ainda está aí para todos nós a vermos cotidianamente. Segue uma relacionada:
QUESTÃO CERTA: Sobre a administração com base na racionalização e no controle da atividade humana, assinale a alternativa correta: Possui a necessidade de padronização por meio da busca de um método ideal de trabalho.
Resposta: Certo.
-
A PALAVRA ALMOXERIFADO FOI MALDADE DO EXAMINADOR !
-
Se a pergunta fosse "Apesar de ser uma prática antiga, definida por Taylor na administração científica, o estudo dos tempos e movimento ainda é utilizado como base atualmente." ai sim daria pra marcar certo. Agora da forma como foi perguntado deu a entender que era algo atual, recentemente desenvolvido. Ai fica complicado...
-
CORRETO
Entendi, assim
O estudo de tempos e movimentos é base atual (CONTINUA RELEVANTE, ATUAL) para a organização de um almoxarifado (NESSE CASO) tanto em órgãos públicos quanto em empresas.
-
No meu entender, o "tempos e movimentos" em um setor de almoxarifado tem a ver com as técnicas de PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que sai), UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai) e Custo Médio Ponderado (Média), que abragem a organização dos estoques na esfera pública e privada.
-
A questão é bem capciosa. A nossa primeira reação a ler essa questão pode ser a de rejeitar a adequação da teoria científica nos dias atuais. Só que existem situações em que podemos sim utilizar alguns dos seus conceitos.
O caso citado pela banca seria um deles. A operação de um almoxarifado busca a eficiência no fluxo de materiais e o estudo de tempos e movimentos poderia sim ser utilizado, mesmo em almoxarifados automatizados. A divisão de trabalho e a linha de produção são também conceitos utilizados em diversas organizações.
-
Questão Certa, tempos e movimentos.
-
O estudo de tempos e movimentos é definido como o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com o objetivo de projetar o melhor método de trabalho (geralmente o de menor custo), padronizar este método de trabalho e determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em um ritmo normal, para executar uma operação específica.
-
O estudo de tempos e movimentos é base atual para a organização de um almoxarifado tanto em órgãos públicos quanto em empresas. Resposta: Certo.
Comentário: também errei essa questão! Realmente o enunciado induz o candidato ao erro ao afirmar ser é a base atual.
-
"estudo de tempos e movimentos é base atual" Correto.
Como sabemos, a administração vem de evoluções.
-
Gian Pessoa TAMBEM
-
Base ATUAL é complicado... um conceito que existe desde a Adm científica...
-
Questão generalizou tempos e movimentos tanto em empresas privadas e setores públicos, existem outras formas de organização do almoxarifado, logo não podemos taxar isso como base atual geral! Pode ser pra maioria, mas a questão passa a entender que são todas!
-
Quem errou não fique triste, essa questão é forçada, apelativa. Não dá pra você saber, por mais que se estude. Esqueça!
Se fosse outra banca, estaríamos detonando ela. Nem vou comentar!
-
Questão cobrada na disciplina de Administração Geral, mas que exige um conhecimento de Administração de Recursos Materiais.
A partir das ideias de Brandalise (2017), verificamos que a missão de um almoxarifado é gerar uma movimentação mais rápida dos materiais, evitando-se perdas e extravios, sendo, portanto, o almoxarifado um abrigo provisório. Esse autor ainda afirma que as atividades do almoxarifado podem ser resumidas em 5 verbos de ação: receber, registrar, guardar, conservar e suprir.
No intento de gerar uma movimentação rápida e sem perdas ou extravios, os almoxarifados constroem um fluxo de entrada e saída da forma mais racional possível, sendo característico um alto nível de padronização de materiais e uma divisão clara do trabalho.
Além disso, desenvolvem-se muito indicadores para mensurar o tempo de cada uma dessas etapas. Vejamos, por exemplo, o indicador denominado de tempo de ressuprimento. Esse indicador mede tempo de compra + tempo de processamento + tempo de embarque pelo fornecedor + tempo de transporte + tempo de recebimento.
Perceba que o tempo é mensurado em cada uma das etapas do processo e, por isso é correto afirmar que o estudo de tempos e movimentos é ainda a base para a organização de um almoxarifado.
Gabarito: CERTO
-
É base atual? Ah cespe. Só tu mermo.
-
Bom, se você partir de um contexto sobre as formas de armazenamento de materiais, no sentido do que entra e sai, tem até relação, é tanto que ele cita a atividade de almoxarifado. Nesse sentido, a questão tem mais haver com Administração de Materiais Recursos, que aborda a maneira de administrar os produtos no estoque que abrange a temporalidade e a movimentação de mercadorias.
-
Correto. No almoxarifado é imprescindível definir o lead time (intervalo de tempo necessário para que o material passe pela fabricação – do primeiro até o último processo – e esteja pronto para outra etapa), para correto ressuprimento do estoque. Ponto de ressuprimento, estoque de segurança, estoque mínimo, estoque máximo.. ou seja, tempos e movimentos são essenciais para organização de um almoxarifado.
-
Cespe sendo Cespe... "é base atual"... é pra arrebentar com a vida do concurseiro...
-
A questão contextualiza com dias atuais os conceitos trazidos pela Abordagem Clássica da Administração, mais especificamente em relação à corrente da Administração Científica de Taylor.
Conceitualmente, a Administração Científica (Taylor) enfatizava as tarefas, pois buscava a racionalização do trabalho no nível operacional. O seu foco era no empregado. Para tanto, defendia o estudo dos tempos e movimentos, que basicamente significava uma análise de todos os movimentos executados por um empregado no desempenho de suas tarefas. Os movimentos inúteis eram eliminados, enquanto os movimentos adequados eram incorporados e racionalizados, de modo a se conseguir economia de tempo e esforço do empregado. O que certamente aumentaria a produtividade deste.
Sendo assim, tendo em vista que a organização dos materiais em um almoxarifado se dá por intermédio de movimentos repetitivos, a questão faz uma afirmação correta.
Alguns estudantes podem ter um pouco de dificuldade com esta questão por acharem que os conceitos trazidos por Taylor foram completamente superados. Porém, observa-se que muitas características do que defendeu estão presentes ainda hoje, conforme o exemplo dado na questão, nas linhas de produção das fábricas e em outros setores produtivos.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
"Base atual". Se analisarmos empresas como Mc Donald e Bob´s os funcionários utilizam Tempo e Movimentos em seus processos de montagem de produtos
-
Gente, quanta reclamação, vocês já viram um almoxarifado? Claro que pensam em tempos e movimentos, esse conceito é importantíssimo nesse setor, dispor os produtos principais que mais vendem/usam mais perto do funcionário para poupar esforço, os produtos são alocados pensando em vários fatores: peso, saída, periculosidade, cuidados necessários e a rotina dos funcionários quando um produto precisa ser retirado é pensada também
-
Gab: CERTO
Este trecho do comentário do Professor está excelente!! Não andem com antolhos, galera!
- Alguns estudantes podem ter um pouco de dificuldade com esta questão por acharem que os conceitos trazidos por Taylor foram completamente superados. Porém, observa-se que muitas características do que defendeu estão presentes ainda hoje, conforme o exemplo dado na questão, nas linhas de produção das fábricas e em outros setores produtivos.
Não é porque a teoria foi aperfeiçoada que ela deixou de ser utilizada. Além de não podermos afirmar que nenhuma organização a utiliza, também não poderemos dizer que todas a utilizam.
:D