SóProvas


ID
2733313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere às teorias da administração, julgue o item a seguir.


Os sistemas organizacionais das empresas mecanicistas são apropriados a situações de mercado dinâmicas com forte concorrência e variação tecnológica.

Alternativas
Comentários
  • Empresas mecanicistas estão ligadas a ambientes de mercado fechados.. tradicionais e internos.. não muito ligados a mudança ou criatividade.

  • Errado

    As empresas mecanicistas apresentam um comportamento rígido em relação aos processos organizacionais.

    Essa rigidez dificulta bastante a adoção de novas tecnologias e também a atuação em um mercado dinâmico.

     

  • Empresas mecanicistas está relacionado também a fatores burocráticos, e toda burocracia custa caro e é lenta, pontanto, impossível ter um mercado dinâmico e variação tecnológica devido imaleável.

  • O sistema Mecanicista é estável, rígido e apresenta estrutura definitiva.

  • A QUESTÃO TRATA DE MODELO ORGÂNICO. SEGUE AS DIFERENÇAS DE CADA UMA DELAS.

    MODELO MECANICISTA :  Trata-se de um modelo extremo, ligado a processos de trabalho altamente padronizados em uma estrutura definitiva, grande formalização, hierarquização gerencial, comunicações verticais, autoridade baseada no cargo, direitos e obrigações bem definidos e funções bem delineadas. É um modelo associado à burocracia , sendo mais apropriado às organizações em ambientes estáveis. 
     

    MODELO ORGÂNICO :  Trata-se de um modelo extremo oposto ao mecanicista. Este modelo está mais próximo à organização sem fronteiras, sendo mais achatado em termos de níveis hierárquicos (sua estrutura é horizontal), havendo ainda menor padronização e formalização dos procedimentos. Além disso, fala-se em liderança e não em autoridade formal, as comunicações são mais horizontais e a estrutura organizacional é flexível. 

  • Mecaniscista não tem como ser dinâmico, pois tudo é padronizado e são estabelecidos os meios e de que forma aquelas tarefas devem que ser realizadas.

  • Modelo Mecanicista

    * Alta formalização

    * Centralização

    * Forte Departamentalização

    * Amplitude de controle Limitada

    * Alta especialização

    * Cadeias de comando clara
     

    Modelo Orgânico

    * Baixa formalização

    * Descentralização

    * Equipes multifuncionais

    * Amplitude de controle abrangente

    * Fluxo de informações

    * Equipes inter-hierárquicas

     

    GAB ERRADO

  • Burocracia mecanizada -> é muito comum em grandes indústrias que têm tecnologia de produção em massa. Grande padronização dos processos de trabalho, que é repetitivo e especializado para possibilitar a utilização e o treinamento de uma massa de trabalhadores qualificada. Baseada na burocracia weberiana, formal, padronizada e especialização do trabalho.

    GAB ERRADO

  • Gabarito: Errado


    Organização mecanicista --> sistema fechado --> preocupa-se apenas com o ambiente interno.

  • excelente comentário Cláudia Araujo

  • Gabarito: Errado. 

     

    Empresas cujo modelo de estrutura organizacional é MECANICISTA têm um desenho piramidal/vertical, caracterizando centralização das decisões. Geralmente é a estrutura de organizações tradicionais, forma burocrática, autoridade centralizada, hierarquizadas, mais rígidas, regras e procedimentos padronizados, divisão de trabalho e amplitude administrativa estreita.

     

    > Complementando, o modelo mais adequado a “situações de mercado dinâmicas com forte concorrência e variação tecnológica” seria o ORGÂNICO, cuja estrura é mais achatada (horizontal) e flexível, denotando a descentralização de decisões e mais modernidade.

     

    Fonte: Apostila de Administração Geral (Profª Geovanna Carranza)

  • GAB:E

     

    Um sistema mecanicista é apropriado para empresas que operam em condições ambientais estáveis, ou seja quando NÃO HÁ   situações de mercado dinâmicas.

     

    Para  situações de mercado dinâmicas o ideal é o sistema  sistemas orgânico--> São sistemas adaptáveis a condições ambientais instáveis (MUTAVEIS/DINÂMICOS) 

  • A questão fala sobre as características gerais da Adm. Pública, quanto aos Tipos de modelos:


    MODELOS MECANICISTAS: adjetivo, com ênfase na forma, na estrutura, próprio para ambientes de certeza, estabilidade e previsibilidade.

    MODELOS ORGANICOS: substantivos, integrativos, vivos, complexos, ambíguos, com ênfase na função, típicos de ambientes de incerteza, instabilidade e imprevisibilidade.

    MODELOS HUMANÍSTICOS: com ênfase na forma, na função e nas pessoas.


    Livro: Administração Geral e Pública, Elisabete de Abreu, pág.281, 2.ed.

  • Mecanicista lembre de Fayol que não é dinâmico.
  • MECANICISTA não tem nada de dinâmico ! 

  • GAB.:E

    Corrigindo: Os sistemas organizacionais das empresas mecanicistas são apropriados a situações de mercado conservadoras e tradicionais, sem forte concorrência e variação tecnológica.

  • A característica MECANICISTA  está vinculada a abordagem clássica , onde o pensamento é linear. Ou seja , Pensamento linear é o que segue uma linha de pontos um após o outro e não se move nesta linha, não muda de direção, pensamento sistematico e complexo são bobagens inventadas.

     

     

  • ERRADO.

     

    Modelo Mecanicista

    Esse nome devido a imitarem o sistema automático e padronizado das máquinas. Trabalhos repetitivos, sem autonomia e sem improvisação.

    São estruturas rígidas e altamente controladas, adequadas aos ambientes estáveis e previsíveis.

    O desenho é piramidal, verticalizado;

    Tarefas são especializadas e precisas;

    Regras, regulamentos e procedimentos são bem definidos e estão escritos, o poder é centralizado;

    Coordenação e a visão do todo pertencem exclusivamente à alta administração.

  • Errado

     

    culturas mecanicistas são caracterizadas por rigidez, formalidade e controle sobre seus integrantes.
    Essa cultura foi dominante na época da industrialização e é mais adequada a organizações estáveis, em que as metas e os objetivos não mudam constantemente, com funcionários mais propensos a aceitar a submissão às regras e participar pouco do processo decisório.

     

    A cultura orgânica (que deriva de organismos vivos, da biologia) é mais preocupada com a interação com o meio ambiente (fornecedores, clientes, governos etc.). Seus princípios são: exibilidade, adaptabilidade e informalidade. Portanto, seus funcionários participam ativamente do processo decisório. Assim sendo, em ambientes dinâmicos essa é a cultura recomendada.

     

    Fonte: rodrigo rennó administração geral para concursos 

  • É mais adequada a organizações estáveis.

  • Errado.

     

    Os tipos de organizações orgânicas se auto-regulam conforme o ambiente, então daí a dotar a metáfora de que se comportam como seres vivos. São abertos e flexíveis se moldam conforme a circunstância se apresente.

  • ERRADO

    CORRIGINDO: Os sistemas organizacionais das empresas orgânicas são apropriados a situações de mercado dinâmicas com forte concorrência e variação tecnológica.

    CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS ORGÂNICAS:

    -flexibilidade / adaptabilidade

    -sistema descentralizado de decisões

    -Amplitude de comando extensa

    OBS: O SISTEMA MECANICISTA É VIÁVEL PARA AMBIENTES ESTÁVEIS/PERMANENTES, COM POUCA OU NENHUMA MUDANÇA.

    Fonte: CHIAVENATO (2014).

  • Os sistemas mecanicistas são apropriados para situações estáveis, de alta previsibilidade. Em ambientes dinâmicos, os sistemas orgânicos são mais adequados.

    Gabarito: ERRADO

  • Quanto maior a incerteza ambiental percebida, tanto maior a necessidade de flexibilidade da estrutura organizacional.

  • A questão em análise nos remete às Teorias Contingenciais da Administração. Entre elas, à pesquisa dos sociólogos Tom Burns e George Stalker sobre organizações. Os estudos deles tinha por objetivo pesquisar os efeitos do ambiente externo sobre o padrão de gestão e desempenho econômico em empresas inglesas nos anos 1960. Ambos os pesquisadores definiram dois sistemas opostos de prática e estrutura de gestão: o sistema mecânico e o sistema orgânico.

    Como resultado da pesquisa, Burns e Stalker evidenciaram que, quando uma organização enfrenta um ambiente estável, com poucas mudanças, a estrutura mecanicista é mais eficaz. Ao contrário disso, quando uma organização enfrenta um ambiente mais dinâmico, com elevado grau de mudanças, faz se necessário ter uma estrutura orgânica. Quais as características dessas estruturas (Chiavenato, 2020): Estrutura Mecanicista - Burocrática; permanente; rígida; baseada na hierarquia; cargos estáveis ocupados por especialistas; decisões centralizadas; e presente em ambientes estáveis e permanentes. Estrutura Orgânica – Flexível; mutável; adaptável; baseada no conhecimento; cargos mutáveis e ocupados por polivalentes; decisões descentralizadas; e presente em ambientes instáveis e dinâmicos.

    Em face do exposto, percebe-se que as características apresentadas referem-se à estrutura orgânica, e não à mecanicista. Portanto, o item em análise está errado.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO"

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 10.ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • ERRADO

    Os sistemas organizacionais das empresas ORGÂNICAS que são apropriados a situações de mercado dinâmicas com forte concorrência e variação tecnológica.

    Organizações mecanicistas se adaptam melhor a ambientes estáveis e previsíveis.

    Organizações orgânicas se adaptam melhor a ambientes dinâmicos e imprevisíveis.

  • Dinâmico e mecânico não cabem na mesma frase.

  • ☠️ GABARITO ERRADO ☠️

    Pelo contrário! Os sistemas organizacionais mecanicistas são mais apropriados a ambientes estáveis e previsíveis. São os sistemas organizacionais orgânicos que são mais apropriados a situações dinâmicas, com forte concorrência e imprevisíveis.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • O modelo organizacional (ou cultura) das repartições públicas é mesmo o mecanicista.

    Entretanto, este modelo não é o mais adequado para ambientes instáveis, pelo contrário. Este modelo é caracterizado pela alta especialização em funções e pela consistência e previsibilidade de comportamento.

    GAB: E