-
GAB Certa. Duas técnicas de avaliação e planejamento são as chamadas análise custo-benefício (ACB) e sua variante, a análise custo-efetividade (ACE). Ambas consistem em "técnicas analíticas formais para comparar as conseqüências negativas e positivas de usos alternativos de recursos" (Warner e Luce, 1982). Trata-se, portanto, de identificar e medir sistematicamente os custos e benefícios das diversas alternativas, para compará-las entre si e escolher a mais vantajosa do ponto de vista da relação entre benefício e custo.
Ambas são técnicas de avaliação econômica de alternativas, comparando programas ou atividades quanto a seus custos e seus resultados e/ou impacto. Em uma avaliação econômica muitas situações devem ser consideradas dependendo dos projetos e estratégias em comparação e da restrição orçamentária existente.
-
resultado não é eficácia?
-
Marquei errado pensando quem analisa economicamente os custos/beneficios não seria Eficiencia?
-
Pensei em EFETIVIDADE = IMPACTO OU EFICIÊNCIA + EFICÁCIA.
FALA EM CUSTOS = ELEMENTO EFIÊNCIA
RESULTADOS = ELEMENTO EFICÁCIA.
-
Pra quem estuda administração financeira e orçamentária ou o básico de adminsitração pública, basta lembrar que a efetividade busca alcançar o resultado com o mínimo de custos possível.
A eficiência busca o máximo desempenho/produção com pouco desperdício econômico.
A eficácia busca que algo produza o seu efeito planejado.
Lembrando que custo não é igual a dispêndio ou gasto da eficiência.
-
o que me deixou em duvida foi a a frase "determinada intevenção" alguem sabe o que quer dizer
-
Essa é lógica.
-
A efetividade leva em consideração o impacto que determinados resultados causam em uma realidade.
Lembre-se da Ponte JK (você que é de Brasília): ela foi pouco eficiente (foi uma nota); ela foi eficaz (ficou pronta); ela é extremamente efetiva (alcança milhões de brasilienses todos os dias).
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Excelente colocação a do Guilherme Nunes!