SóProvas


ID
2733634
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito das doenças relacionadas ao trabalho reconhecidas pelo Ministério da Saúde, julgue o próximo item.


Pessoas que trabalham no transporte de carvão mineral estão sob risco de desenvolver uma doença conhecida como pneumoconiose dos trabalhadores de carvão.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de pneumoconiose

    A pneumoconiose não é uma doença isolada, mas sim várias doenças que podem apresentar mais ou menos os mesmos sintomas mas que diferem pela causa, ou seja, pelo pó ou substância inalada. Assim, os principais tipos de pneumoconiose são:

    Silicose, em que é inalado em excesso poeira de sílica;

    Antracose, também chamada de pulmão negro, em que é inalada poeira de carvão;

    Beriliose, em que há inalação constante de pó ou gases de berílio;

    Bissinose, que é caracterizada pela inalação de poeira das fibras de algodão, linho ou cânhamo;

    Siderose, em que há inalação excessiva de poeira contendo partículas ferro. Quando além do ferro são inaladas partículas de sílica, essa pneumoconiose é denominada Siderossilicose.

    https://www.tuasaude.com/pneumoconiose/

  • 1 DEFINIÇÃO DA DOENÇA – DESCRIÇÃO

    A pneumoconiose dos trabalhadores do carvão (ou dos mineiros) é uma doença profissional causada pela inalação de poeiras de carvão mineral, caracterizada pela deposição destas poeiras nos alvéolos pulmonares e pela reação tissular provocada por sua presença.

     

    2 EPIDEMIOLOGIA – FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL CONHECIDOS

    A principal fonte de exposição é a extração de carvão mineral. A quantidade de poeira respirável varia com o tipo de carvão, sendo menor no betuminoso quando comparado ao antracitoso. (...)  É importante não confundir carvão mineral com carvão vegetal, este raramente associado à pneumoconiose.

     

    3 QUADRO CLÍNICO E DIAGNÓSTICO

    Doença crônica e irreversível que pode se apresentar na forma simples, com evolução lenta e pouco sintomática, e na forma complicada, com fibrose maciça progressiva, associada à dispnéia, alterações funcionais respiratórias e letalidade aumentada. A bronquite crônica e o enfisema podem estar presentes de forma isolada ou combinada. A diferenciação etiológica é problemática quando o mineiro é fumante. Dependendo do conteúdo de sílica na rocha onde se encontra o carvão, pode ocorrer silicose simultaneamente. 

     

    Fonte: Doença Relacionada ao Trabalho - Brasil DF/2001

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as doenças relacionadas ao trabalho reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

    Pessoas que trabalham no transporte de carvão mineral estão sob risco de desenvolver uma doença conhecida como pneumoconiose dos trabalhadores de carvão. A deposição de poeira causa o aparecimento de macrófagos em torno dos bronquíolos causando enfisema bronquiolar focal.
    Resposta do Professor: Certo.