SóProvas


ID
2733763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em 31/12/2016, a empresa Y apresentou patrimônio líquido no montante total de R$ 100.000 e, no ano de 2017, a empresa realizou as seguintes transações:

I efetuou aumento de capital de 5.000 ações, ao preço de R$ 2 por ação; o valor nominal das ações da empresa era de R$ 1 por ação;
II efetuou o registro dos juros no valor de R$ 600, bem como atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000, que estava registrado no balanço patrimonial em 31/12/2016 no valor de R$ 2.000;
III registrou receita de subvenções no valor de R$ 4.000;
IV distribuiu dividendos aos acionistas no valor de R$ 2.000.

Tendo como base as transações efetuadas pela empresa Y, julgue o próximo item, relativo ao patrimônio líquido.

Em 31/12/2017, após a contabilização das transações ocorridas no corrente ano, o valor do patrimônio líquido foi de R$ 116.400.

Alternativas
Comentários
  • Voltaaaaaa Renato.

  • Renato, cadê ocê mô fiiiii!!!!!!!!!!

     

  •  100.000 do PL em 2017
    + 10.000 de ações (5.000 ações * 2 valor por ação)
    (-)    600 juros 
    +  1.000 de atualização no mercado (registra a diferença do que tinha 2.000 para o novo valor 3.000)
    +  4.000 de receita de subvenção 
    +  2.000 reconhece o dividendo quando distribui aos acionistas 
    --------------------------------------------------------------
    R$ 116.400

    Qualquer erro, por favor, fale com jeitinho!

  • Não entendi por que os juros foram lançados no PL.

    Sobre as subvenções, a criação de uma reserva específica é uma faculdade.

  • Gaba: CERTO

    A banca considerou que Dividendos distribuídos aos acionistas aumenta o PL (louca).

    O lançamentos correto deveria ser:

    D- Lucro Acumulados(PL)

    C- Dividendos a Pagar (Passivo)

    Pagamento

    D - Dividendos a Pagar (Passivo)

    C - Banco (Ativo)

  • acabei de crer q quanto mais estudo contabilidade, mais erro! 6 questões hj, 6 erros.... aff

     

  • Não entendi pq o dividendo é somado em vez de subtraído?! Ora, o dividendo num é a obrigação com os acionistas? Então, se pago as obrigações, não deveria diminuir o patrimônio líquido? 

  • se a empresa ta pagando/reconhecendo dividendo é pq ela ficou mais rica nickolas.

    concorda? ela ta bem das pernas!

    nao tente aplicar ou entender lógica nessa materia que nao é de Deus.

  • Alguém sabe por que motivo dividendo tem que ser somado ao PL para obter a resposta do gabarito?

  • Errei com a maioria. Distribuir dividendo e aumentar o PL é inexplicável. A questão nem diz "reconhece dividendo" ou algo do tipo, diz "distribuiu"!

    A questão foi objeto de recurso. Agora é acompanhar para ver se anula.

  • Questão duvidosa ( e passível de troca de gabarito, na minha opinião)

    Sociedades Limitadas

    A proposta de destinação de lucro deve está estabelecida no contrato social. O contrato social poderá prever a retenção total ou parcial dos lucros para reforço no capital de giro, constituição de reservas, etc.

    Vamos exemplificar uma sociedade empresária limitada que apurou lucro apurado no fechamento do Balanço de R$ 150.000,00 e cujo contrato social preveja distribuição de lucros de 50% (R$ 75.000,00):

    D – Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido) R$ 150.000,00
    C – Lucros a Pagar (Passivo Circulante) R$ 75.000,00
    C – Reserva de Lucros (Patrimônio Líquido) R$ 75.000,00

    Nota: No fechamento do Balanço, a conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” não deve apresentar saldo positivo. Eventual saldo positivo remanescente nesta conta deve ser destinado para “Reserva de Lucros”, nos termos da Lei nº 6.404/1976 , arts. 194 a 197, ou distribuído como dividendo (Instrução CVM nº 469/2008 , art. 5º ).

    No momento o pagamento:

    D – Lucros a Pagar (Passivo Circulante)
    C – Caixa/Bancos (Ativo Circulante – disponibilidades)  R$ 75.000,00

    Sociedades Anônimas

    No caso de sociedade anônima, a Lei nº 6.404/76 determina que a administração deve propor, na data do balanço, a destinação do resultado, inclusive dividendos. Assim, a destinação do resultado deverá ser contabilizada na data do balanço, no pressuposto de sua aprovação pela assembléia.

    Se a proposta de distribuição de dividendos for de R$ 200.000,00, o valor correspondente deverá ser contabilizado na data do balanço da seguinte forma:

    D – Lucros Acumulados (Patrimônio Líquido)
    C – Dividendos Propostos (Passivo Circulante)  R$ 200.000,00

    Após a aprovação pela Assembléia, os dividendos propostos serão transferidos para a conta de “Dividendos a Pagar”:

    D – Dividendos Propostos (Passivo Circulante)
    C – Dividendos a Pagar (Passivo Circulante)      R$ 200.000,00

    E, quando haver o pagamento aos acionistas:

    D – Dividendos a Pagar (Passivo Circulante)
    C – Caixa/Bancos (Ativo Circulante – disponibilidades)   R$ 200.000,00

     

    Em nenhum dos casos (sociedade limitada ou autônoma) o evento de distribuir dividendos aumenta o PL.

     

    Fonte: http://www.comocontabilizar.com.br/como-contabilizar-distribuicao-de-lucros/

     

  • Volta,  Renato!

  • Dividendos, Dividendos pagos ou distribuídos antecipadamente são contas retificadoras do PL, ou seja, diminui. Não aumenta PL. O gabarito da questão deve ser alterado.

  • Li An,

     

    Fonte? +  2.000 reconhece o dividendo quando distribui aos acionistas 

  • Indiquem o maximo possível para comentário!

  • Volta Renatoooo!!!

  • Na minha opinião o Gabarito deveria ser Errado.

     

    I efetuou aumento de capital de 5.000 ações, ao preço de R$ 2 por ação; o valor nominal das ações da empresa era de R$ 1 por ação; + 10.000

     

    II efetuou o registro dos juros no valor de R$ 600 (+ ou - 600, está falando em juros, mas está falando em instrumentos financeiros, logo podem ser juros passívos ou ativos), bem como atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000, que estava registrado no balanço patrimonial em 31/12/2016 no valor de R$ 2.000; +1.000

     

    III registrou receita de subvenções no valor de R$ 4.000; +4.000

     

    IV distribuiu dividendos aos acionistas no valor de R$ 2.000. -2.000

     

    Resposta: 100.000 + 10.000 + 1.000 + 4.000 - 2.000 +-600 = 113.600 ou 112.400

  • Segundo o livro do Sérgio adriano CONTABILIDADE  3D : " Como o balancete de verificação fecha (total devedor é igual ao total credor), o PL nesse caso pode ser calculado de duas formas:

    1-Forma: PL = A - P, aqui temos que identificar todos os Bens, Direitos e Obrigações.

    2- Forma: PL =Partes Positivas - Partes Negativas + Lucro Líquido - Dividendos Distribuídos."

     

    O VALOR DOS DIVIDENDOS DISTRIBUIDOS DEVEM SER REDUZIDOS DO PL.  Gab: deveria ser ERRADO.

     

    Além do mais, quem puder ir até a questão Q79820, verá que esse já foi o posicionamento adotato pelo CESPE,(e que é o certo). 

  • Mano, quem é Renato que a galera tá pedindo pra voltar?

  • Daniel Lopes, tem um cara que comentava em algumas questões mais antigas e respondia bem detalhado. Dá uma olhada em questões de 2013 a 2015, por aí. Tem uns comentários bem bons dele.

  • ELE DEVE TER PASSADO EM ALGUM CONCURSO PORRETA JÁ, E NÃO QUER NEM SABER DA GENTE MAIS. KKKKK

  • Na minha opinião o Gabarito deveria ser Errado.

    I efetuou aumento de capital de 5.000 ações, ao preço de R$ 2 por ação; o valor nominal das ações da empresa era de R$ 1 por ação; + 10.000

    II efetuou o registro dos juros no valor de R$ 600 (-600) . bem como atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000, que estava registrado no balanço patrimonial em 31/12/2016 no valor de R$ 2.000; +1.000

    III registrou receita de subvenções no valor de R$ 4.000; +4.000

    IV distribuiu dividendos aos acionistas no valor de R$ 2.000. -2.000

    Resposta: 100.000 + 10.000 + 1.000 + 4.000 - 2.000 -600 = 112.400

    NÃO ENTENDI O PORQUE QUE A BANCA SOMOU OS DIVIDENDOS AO PL.

  • Acompanhando essa joça pra ver no que dá.

  • Livro "Contabilidade Geral e Análise de Balanços - Esquematizado", Eugênio Montoto, 3ª edição, pág. 799:

    [...]

    Fatos contábeis que diminuem o Patrimônio Líquido:

    1 - Prejuízo do exercício

    2 - Ajustes devedores de exercícios anteriores

    3 - Distribuição dos dividendos

    4 - Aquisição de ações da própria empresa

    [...]

     

    Não concordo com o gabarito. Questão errada.

  • Essa questão possui dois problemas:

    Juros: aqui não há menção se é ativos ou passivos, como ele está na mesma linha que instrumento financeiro, fiz como juros ativos por ser o rendimento do título, não há informações que sutentem que seja um item classificado como despesa

    Distribuição de dividendos: aqui não há dúvidas, é redutor do PL, debita lucro acumulado e credita dividendos a pagar (PC)
    Tem o caso do dividendos adicionais propostos, que é uma conta do PL, mas que não fora objeto de cobrança nesse fato.

    Com efeito, penso que a resposta correta fosse ERRADA, pois o valor do PL deveria ser 113.600.

    bons estudos

  • Nãããããã...

  • Na minha opinião o Gabarito deveria ser Errado.

    I efetuou aumento de capital de 5.000 ações, ao preço de R$ 2 por ação; o valor nominal das ações da empresa era de R$ 1 por ação; + 10.000

    II efetuou o registro dos juros (A questão não especificou, mas são Ativos referente ao rendimento do instrumento financeiro) no valor de R$ 600. +600

    Bem como atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000 (Valor justo), que estava registrado no balanço patrimonial em 31/12/2016 no valor de R$ 2.000; (Se estava registrado por 2000 e deve ficar no valor de 3000 (VJ) e já adicionamos o valor de 600 referente aos juros, então para chegar aos 3.000 falta 400) +400

    III registrou receita de subvenções no valor de R$ 4.000; +4.000

    IV distribuiu dividendos aos acionistas no valor de R$ 2.000. -2.000

    Resposta: 100.000 + 10.000 + 600 + 400 + 4.000 - 2.000 = 113.000

    Não tenho certeza, pois a questão não deixa claro algumas coisas, mas pensei dessa forma.

  • Estava com saudades Renato!! :-) Welcome back!! 

    Pergunta: não houve um deságio de 5000 já que o valor nominal era de R$1,00?

  • "só sei que nada sei"

  • Acho que entendi a questão:

    Depois de avaliar e errar cheguei na seguinte conclusão.

    Capital social (venda das ações 5000 * 1,00) ----- -----------------5000,00 (PL) Ágio na emissão de ações (5000 * 1,00) -----------------------------5000,00 (PL) Investimento (com os juros + avaliação a valor presente) -------3000,00 (Ativo) Receita de Juros Investimento ------------------------------------------600,00 (Receita) Ajuste de avaliação patrimonial----------------------------------------- 400,00 (PL) Subvenções ------------------------------------------------------------------4000,00 (PL) Dividendo----------------------------------------------------------------------2000,00 (PL)

    Somando todo os (PL) = 16400,00

    Penso que seja isso.

  • Como já bem sabemos, não adianta brigar com a banca.

    A prova é de conhecimentos específicos do cargo 5 do concurso EMAP/2018, questão 65, com gabarito definitivo apontando a questão como certa.

    Quem quiser conferir o recurso (como eu fiz), a página é http://www.cespe.unb.br/concursos/EMAP_18/.

    O 'pulo do gato" da questão está no item 2 pois os juros podem ser ativos ou passivos.

    Obvio que a questão não dá esta clareza mas, matematicamente a banca considerou o seguinte:

    ► SL = 100,000

    ► Aumento de capital = 5.000 ações a $2,00 = +10.000

    ► Receita de subvenções = +4.000

    ► Dividendos aos acionistas = Segundo a aula em anexo a esta questão, a partir do minuto 06:05 ao 06:18, dividendo aos acionistas é POSITIVO, logo +2.000

    ► " efetuou o registro dos juros no valor de R$ 600, bem como atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000, que estava registrado no balanço patrimonial em 31/12/2016 no valor de R$ 2.000"

    Primeiro ponto: já estava registrado 2.000, então o lucro é de apenas 1.000

    Segundo ponto: "o registro dos juros" foi considerado pela banca como passivo. Logo, - 600

    Conta: 100.000 + 10.000 + 4.000 + 2.000 + 1.000 - 600 = 116.400

    Questão CORRETA. Gabarito Oficial, interposição de recurso não cabível.

  • Nem com o gabarito em mãos o professor do QC consegue responder essa rsrsrs

  • Distribuição de dividendos deveria diminuir o PL e não aumentá-lo. 

  • Como vou saber se o juros é do ativo ou do passivo? Dividendo deveria ser redutor. Tenso..
  • um monte de Pessoas falando que dividendos e positivo??? desde quando isso?? so por que a CESPE faz uma enorme cagada agora vc retirar do PL um valor para dividendo que vai para o passivo virou algo positivo???

     

    Parabens CESPE enooooooorrrrmeeeee cagada!!! e não teve a humildade de reconhecer seu erro!!

    imagina o que vem na PF

  • Eu errei porque achei que estava muito na cara! kkkkkk

  • Ou eu não estou sabendo mais nada ou a banca pirou. Como essa assertiva está correta??

  • Vá direto ao comentário do colega Renato (mais votado). Erro crasso da banca. Não tem como afirmar se esses juros são despesas ou receitas, e dividendos é redutor do PL.

  • Se nós que estamos fazendo exercício para treinar estamos indignados com a resposta, imaginem o candidato que errou essa questão na prova do concurso..

    Tenso..

    Deus tenha misericórdia de nós..

  • Por "dedução" fiz assim:

    100.000 PL 2017

    +10.000 Ações

    + 3.000 Instrumento Finançeiro

    + 4.000 Subvenções

    - 2.000 Dividendos

    -   600 Juros

    ____________________________

    $ 116.400

    *Eu gostaria tanto que um professor respondesse essa questão!

     

     

  • Lidiane Sousa, acho que vc está fazendo conta errada. Confere aí, pois o que vc postou o resultado seria R$ 114.400,00.

  • Dividendos é a única conta que altera o PL, deveria haver uma diminuição...e o gabarito ser ERRADO...Cagada da banca

  • Interessante que não vi nenhum professor dos cursos renomados como Estratégia e Ponto comentando essas questões de contabilidade...alguem sabe se essa prova foi comentada, porque realmente não achei...e o segundo comentário mais curtido, desculpe, mas na contabilidade prática chamamos de " martelada" , quando a gente já tem uma resposta e fica tentando combinar os diversos cálculos até bater. Sejam os juros considerados ativos ou passivos, não tem como se chegar a uma resposta certa e dividendos não são acrescentados ao PL, já que são retirados dele... Alguém sabe qual foi a justificativa do Cespe para essa questão? Porque eles dão a justificativa sim, precisamos dela...e Lidiane Souza, mesmo por dedução como você disse, sua conta está totalmente errada...sorry

     

  • Eiita CESPE... É eita atrás de eita!

  • Problemas com a questão:

    1º - Lendo o item II, fica subentendido que os juros referem-se ao Instrumento Financeiro; afinal cada item trata de uma operação, então o item II estaria tratando dos Instrumentos Financeiros. Assim, seriam Juros Ativos.

    2º Distribuição de dividendos reduz o PL. Se pesquisarmos sobre a DMPL no CPC 26, na página 44 tem um exemplo em que os Dividendos estão reduzindo o PL.

    Deveria ter sido ANULADA.

  • Renato como você chegou nesse 113.600?

     

  • É humanamente impossível chegar nesse resultado kkkkk

  • dividendos aumenta PL desde quando???

  • Questão flagrantemente errada.

    100.000 do PL

    +10.000 de ações

    +600 de juros de instrumentos financeiros

    +1000 de AAP dos instrumentos financeiros

    +4000 de Subvenções

    -2000 de dividendos

    = 113.600

    Questão do peixe do cespe.

  • Essa questão é indefensável. Cespe tem muitas questões questionáveis, mas essa foi a pior que já vi.

  • Eu acho que a confusão está na frase "bem como atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000". Aqui diz que a atualização foi no montante de R$ 3.000,00.

    Eu não concordo com a redação da questão, mas é a única explicação, na minha opinião, que justifique o gabarito, já que somar dividendo distribuido é mais errado ainda, rs...

  • A arbitrariedade dessa banca é vergonhosa.

  • Se nem o Renato e nem o professor concordam com o gabarito... o q será de nós!???

    =(

  • Se o renato falou que a questão está incorreta, então quem é a cespe pra falar que está correta!!!

  • A banca foi muito sacada. Ela considerou que os dividendos distribuídos em 2017, já estavam provisionados no passivo. Provavelmente considerou que era distribuição de resultados de exercícios anteriores, já que a questão não informa que os dividendos do exercício de 2017 foram calculados. Impossível imaginar o que a banca quer.

  • FIQUEEI moh feliz que fiz os cálculos aqui e ACERTEI... ai, nos comentários é o contrário... rsrsrsrs... não sei se choro, ou choro.

  • É difícil entender essa banca.

    não sei se fico feliz por ter errado( acertando os calculos)

    ou se fico triste por não conseguir entender a banca

  • a questão não é clara...2020 estaria anulada claramente ou errado e ponto.

  • Ainda tem outro erro, as subvenções(pelo menos as governamentais) não podem ser creditadas diretamente no PL. O certo é contabilizar como receita.

  • vem um trem desses na prova tu acha que vou perder tempo interpretando? bem capaz, deixo por último, se der tempo volto e faço, se não bye bye em branco mesmo

  • Acredito que a resposta coerente é ERRADO, mas a banca não deu o braço a torcer e manteve o gabarito CORRETO

  • Essa parte eu não vi na Faculdade!

  • Quando não vier nada explícito na questão, o "normal" é considerar o juros como passivo, registrando uma despesa.

  • Eu sou contador e digo se não for concurso pra contador nem perde tempo brigando. kkkkk Até eu erro essas maracutaias.

  • FALTOU RECURSO À EPOCA. ABRAÇOS!

  • Nem o professor do QC concorda com o gabarito, não vou nem perder o meu tempo pra saber se o DIVIDENDOS aos ACIONISTAS aumenta ou diminui, vamos para a próxima questão.

  • A única forma que eu vejo dessa conta maluca fechar é o jênio do elaborador da questão considerar os juros como passivos e o dividendos pagos como aumento de PL

    R$ 100.000 saldo inicial

    R$ 10.000 aumento de PL por emissão e ágio de ações

    R$ 1.000 de ajuste patrimonial

    R$ 4.000 de receita de Subvenções

    R$ 2.000 de distribuição de dividendos

    (R$ 600) de resultado por juros passivos

    R$ 116,400 Saldo final.

  • O examinador fumou uma na hora de elaborar essa questão

  • COROIIIIIIIIIII.... NEGO RECONHECEU DIVIDENDOS DIVIDIDOS AO SÓCIO DA EMPRESA COMO AUMENTATIVA DE PL. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Quem errou acertou e quem acertou errou...

  • "So what we get drunk

    So what we smoke weed

    We're just having fun".

    Snoop Dogg

  • Que questão complicada...

  • Questão sobre PL

     

    Vamos verificar cada fato contábil e apurar o novo PL, sabendo que o saldo inicial era de 100.000:

     

    I  efetuou aumento de capital de 5.000 ações, ao preço de R$ 2 por ação; o valor nominal das ações da empresa era de R$ 1 por ação;

     

    A operação acima promova um aumento líquido de 10.000 do PL em face da venda superior ao valor nominal da ação

     

    II  efetuou o registro dos juros no valor de R$ 600, bem como atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000, que estava registrado no balanço patrimonial em 31/12/2016 no valor de R$ 2.000;

     

    Aqui temos dois fatos contábeis distintos: o juros e a variação do instrumento financeiro a valor de mercado.

     

    Juros provoca o reconhecimento de uma despesa de 600,00, ao passo que a variação do instrumento financeiro gera 1.000,00 de receita, uma vez que o valor justo era superior ao valor contábil.

    III  registrou receita de subvenções no valor de R$ 4.000;

     

    O ato o recebimento das subvenções sem restrições provoca no reconhecimento de uma receita de subvenção no resultado:

     

    IV distribuiu dividendos aos acionistas no valor de R$ 2.000.

     

    A distribuição de dividendos é um fato contábil que altera quantitativamente o PL negativamente. Vejamos:

     

    Assim, o gabarito deveria ser ERRADO.

     

    Contudo, o gabarito preliminar e FINAL constatou como CERTO

     

    Isso porque o CESPE considerou a distribuição de dividendos como um fato que AUMENTA o PL, e não o diminui, o qual não concordo.

     

    Além disso, ele não traz objetivamente a natureza dos fatos contábeis, prejudicando o julgamento objetivo do item, como por exemplo: não disse que o juros era PASSIVO e também não disse se a subvenção era COM RESTRIÇÃO.

     

    Portanto, em face de todas as justificativas, entendo que o gabarito mais adequado seria ERRADO.

     

    Gabarito DEFINITIVO: CERTO

    fonte: Atualmente, Professor Renato, TEC

    Data do comentário: 26/08/2018

  • QUESTÃO POLÊMICA? Sim. Mal formulada.

     efetuou aumento de capital de 5.000 ações, ao preço de R$ 2 por ação; o valor nominal das ações da empresa era de R$ 1 por ação;

    R- Aumentada o PL em R$10.000,00 (unânime)

    II  efetuou o registro dos juros no valor de R$ 600, bem como atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000, que estava registrado no balanço patrimonial em 31/12/2016 no valor de R$ 2.000;

    R- As justificativas para o gabarito errado, certo ou questão anulada se concentram neste item:

    a) registro dos juros: se instrumento financeiro supõe-se que gerará juros ativos (receita), mas pelo enunciado deixa a entender com despesa.

    b) ... atualizou o valor de mercado de determinado instrumento financeiro no montante de R$ 3.000 (entende-se que aumentou o valor de mercado em R$3.000,00, passando de R$2.000,00 para R$5.000,00.

    III  registrou receita de subvenções no valor de R$ 4.000;

    R- se não há restrições, aumento de PL em R$4.000,00.

    IV  distribuiu dividendos aos acionistas no valor de R$ 2.000.

    R- A distribuição de dividendos, neste caso, não modifica o PL, pois os dividendos são distribuídos na apuração de Lucro. DRE.

    Assim, 100.000,00 + 10.000 (I) + 2.400 (II) + 4.000,00 (III) = 116.400.00. A justificativa para se ter anulado a questão, na minha humilde visão era quanto ao juros ser de natureza credora, no caso exposto.