SóProvas


ID
2734036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de armazenamento de dados, julgue o item a seguir.


Quando um computador executa, entre outras tarefas, serviços de armazenamento de dados em uma rede, ele é considerado uma unidade NAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    DAS (Direct Attached Storage)

    Quando possuímos um sistema operacional, é necessário que é o mesmo possua um local aonde seja armazenado os dados, para isso O DAS nada mais é do que discos locais do servidor. Esse  armazenamento pode ser externo ou ligado diretamente, como no caso de Gavetas Externas e Hd’s.

    Servidores conectados com seus discos, cada um independente do outro.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ERRADO

    DAS (Direct  Attached Storage):  Armazenamento Conectado Diretamente. É uma arquitetura na qual a unidade de armazenamento se conecta diretamente aos servidores (barramento ponto a ponto) gerenciamento simples e descentralizado (pelo SO).  principais  protocolos  da controladora  do  storage IDE/ATA, SATA (serial ATA), eSATA, USB , SCSI e SAS (Serial  Attached SCSI). - divide  em:  DAS  interno no gabinete e  DAS externo fora do gabinete. 

  • DAS - Direct-attached storage  é um digital storage system conectado diretamente a um ou mais computadores sem uso de rede entre eles.


    SAN - Rede de área de armazenamento é uma rede destinada exclusivamente a armazenar dados, ou seja, o conceito de armazenamento de dados em rede.
        Uma storage SAN pode ser imaginada como composta de três camadas:

        Camada do topo ou host layer: inclui os servidores e tudo o que está dentro deles. 

        Camada do meio ou fabric layer: inclui todos os cabos e switches que conectam os dispositivos de uma SAN;

        Camada de baixo ou storage layer: a camada de armazenamento, onde os dispositivos de armazenamento estão     localizados

    NAS - Network-Attached Storage ou NAS, em informática, é um dispositivo dedicado ao armazenamento de dados em rede, provendo acesso homogêneo aos dados para os clientes desta rede.

  • "Quando um computador executa, entre outras tarefas, serviços de armazenamento de dados em uma rede, ele é considerado uma unidade NAS."

     

    O erro está na não exclusividade do serviço de armazenamento de dados, pois:

     

    O NAS é uma unidade dedicada exclusivamente ao armazenamento de arquivos em uma rede de computadores.​

  • O erro é ' armazenamento de dados', quanto o certo é serviço de armazenamento de arquivos.  Não é DAS, pois este não é usado em rede. Seria SAN.

  • ERRADO

    NAS é um sistema de armazenamento conectado diretamente na rede local, funcionando como um hard disk de rede que centraliza e armazena os dados de forma organizada. Com ele é possível compartilhar e gerenciar as informações armazenadas por todos os usuários de forma racional, utilizando serviços de segurança como acesso protegido por login e senha e registro de atividade por usuário.

    (Fonte:https://www.controle.net/faq/o-que-e-storage)

  • O NAS é uma unidade dedicada exclusivamente ao armazenamento de arquivos em uma rede de computadores. Esses dispositivos são muito utilizados em empresas que necessitam de um servidor interno para guardar documentos e outros itens que são compartilhados.

    Embora possuam processador, placa-mãe, memória RAM e sejam capazes de executar pequenas aplicações, as unidades NAS não são criadas para tarefas computacionais. Uma prova disso é que, no geral, os dispositivos desse gênero são comercializados sem teclado, mouse ou monitor.

  • Armazenamento de Dados (do menor para o maior em ordem alfabética)

    - DAS - Conectado diretamente ao(s) computador(es) [próximo]

    - NAS - Equipamento dedicado e conectado à rede local [pouco distante]

    - SAN - Rede exclusiva para armazenamento [distante]

  • NAS (Network attached storages) conectado na rede

    NAS é um sistema de armazenamento conectado diretamente na rede local,

    ·        Conecta ao switches

    ·        Possui sistema operacional próprio

    ·        Porta ethernet é necessário

    ·        Compartilhamento de arquivos em FILE através dos protocolos : SMN; CIFS; AFP; FTP; NFS

    ·        Formato dos dados é em ARQUIVOS

    ·        cria restrições de acesso

    ·        manipulação de arquivos

    ·        manutenção sem interrupção do serviço

  • Armazenamento de Dados (do menor para o maior em ordem alfabética)

    - DAS - Conectado diretamente ao(s) computador(es) [próximo]

    - NAS - Equipamento dedicado e conectado à rede local [pouco distante]

    - SAN - Rede exclusiva para armazenamento [distante]

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    Quando um computador executa, entre outras tarefas (SOMENTE ARMAZENAMENTO! Não há outras tarefas), serviços de armazenamento de dados em uma rede, ele é considerado uma unidade NAS.

    Prof. Rani - Projeto 70 pts.

    GABARITO: ERRADO

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.

  • Gab. Errado

    Só pra ratificar...

    Quando falamos em servidores de arquivos, podemos considerar alguns modos:

    DAS- Unidade de armazenamento conectada a um computador ou servidor que não está disponível para outros computadores.

    NAS- equipamentos voltados para armazenamento de dados que são acessados através de uma rede local.

    SAN- rede privativa de armazenamento voltada para conectar e manter disponíveis servidores e storages via LAN ou WAN dentro de um ambiente seguro, preferencialmente redundante e de alta performance.

    Fonte: Prof. Ricardo Beck

    Bons estudos!

  • Essa questao ta errada!!! Nem sempre quando um computador executa serviços de armazenamento de dados em uma rede é considerado uma unidade NAS.

    Ha os servidores de arquivos, que sao computadores q possuem armazenamento em seus proprios discos - Windows Server, por exemplo, pode ser configurado como servidor de arquivos; há as unidades DAS - que funcionam como um storage local, mas q tbm podem servir arquivos em uma rede e, pq nao, as proprias redes SAN, q servem arquivos em uma rede dedicada.

    Ah, e essa questao é diferente desta Q883792. Muitos concurseiros vieram me questionar no privado (aham, sei!!!), pq q uma ta certa e a outra ta errada, sendo q dizem a mesma coisa, e eu vos digo:

    Não dizem a mesma coisa. Leiam o comentario da outra questao.

    Sem fontes por hj...acho q a galera caiu mesmo foi na interpretacao!!!

  • NAS (Network attached storages) conectado na rede

    O NAS é uma unidade dedicada exclusivamente ao armazenamento de arquivos em uma redes de computadores. ​

    NAS é um sistema de armazenamento conectado diretamente na rede local,

    ·        Conecta ao switches

    ·        Possui sistema operacional próprio

    ·        Porta ethernet é necessário

    ·        Compartilhamento de arquivos em FILE através dos protocolos : SMN; CIFS; AFP; FTP; NFS

    ·        Formato dos dados é em ARQUIVOS

    ·        cria restrições de acesso

    ·        manipulação de arquivos

    ·        manutenção sem interrupção do serviço

     

     

    o NAS utiliza geralmente o NFS para sistemas UNIX, CIFS para Windows, e o File Transfer Protocol(FTP) e outros protocolos para ambos os ambientes.

    O termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um computador dedicado a compartilhamento de arquivos através de NFS, CIFS ou DAFS (Direct Access Files). Cabe ressaltar que é um dispositivo dedicado exclusivamente ao compartilhamento de arquivos, centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e desse modo liberando recursos de outros servidores.

     

    Um dispositivo NAS combina a tecnologia dos arrays de discos (RAID) com a inteligência de uma pequena unidade de processamento. Nesse sentido, é possível adicionar armazenamento na rede sem ser necessário desligar o servidor.

     

    Em outras palavras, o termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um servidor de discos capaz de exportar áreas por protocolos como o NFS, CIFS ou até mesmo o HTTP. Para isto, é utilizada a rede local, o que traz a vantagem de permitir que qualquer host da rede tenha acesso a dados comuns, porém possui as desvantagens de congestionar o tráfego da rede, bem como uma velocidade de acesso pequena.

     

    Uma outra grande vantagem da arquitetura NAS é que os dados podem ser compartilhados entre diversos hosts, inclusive de sistemas operacionais diferentes.

  • "Os dispositivos de armazenamento conectado à rede (NAS — Network-Attached Storage) estão entre os dispositivos de armazenamento usados para essa finalidade. Esses dispositivos, de fato, são servidores que não oferecem quaisquer dos serviços comuns do servidor, mas simplesmente permitem o acréscimo de armazenamento para compartilhamento de arquivos."

    Sendo assim, o erro está em dizer "entre outras tarefas...", o que, segundo Navathe, é exclusivamente para armazenamento.

    fonte: Navathe, 6º Ed.

  • Estão dizendo que o NAS fornece exclusivamente o armazenamento, da uma olhada nessas questões:

    Q883792 - Uma das diferenças entre o NAS e o SAN é o fato de que o NAS oferece funcionalidades de armazenamento e sistema de arquivos, enquanto o SAN fornece apenas armazenamento. (GABARITO: Certo)

    Q279116 - As técnicas de armazenamento SAN (storage area network) e NAS (network attached storage) permitem o armazenamento dos dados, ficando a cargo do cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos. (GABARITO: Errado)