SóProvas


ID
2734057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a arquiteturas de integração.


A operação HEAD em aplicação RESTful pode ser usada para se obter metainformação sobre a entidade implícita na solicitação sem transferir o próprio corpo da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Representational State Transfer (REST), em português Transferência de Estado Representacional, é um estilo de arquitetura que define um conjunto de restrições e propriedades baseados em HTTP. Web Services que obedecem ao estilo arquitetural REST, ou web services RESTful, fornecem interoperabilidade entre sistemas de computadores na Internet. Os web services compatíveis com REST permitem que os sistemas solicitantes acessem e manipulem representações textuais de recursos da Web usando um conjunto uniforme e predefinido de operações sem estado. Outros tipos de web services, como web services SOAP, expõem seus próprios conjuntos arbitrários de operações.

    "Recursos web" foram primeiramente definidos na World Wide Web como documentos ou arquivos identificados por seus URLs. Entretanto, hoje eles possuem uma definição muito mais genérica e abstrata que abrangem todas as coisas ou entidades que podem ser identificadas, nomeadas, endereçadas ou manipuladas qualquer que seja a maneira, na web. Em um web service RESTful, requisições feitas a um URI de recurso extrairá uma resposta que pode estar em XML, HTML, JSON ou algum outro formato. A resposta pode confirmar que alguma alteração foi realizada para o recurso armazenado e a resposta pode fornecer ligações de hipertexto para outros recursos ou coleções de recursos relacionados. Quando o HTTP é usado, como é mais comum, as operações disponíveis são GET, POST, PUT, DELETE e outros métodos HTTP CRUD pré-definidos.

    Por meio da utilização de um protocolo sem estado e operações padrões, sistemas REST destinam-se para desempenho rápido, confiabilidade e habilidade de crescimento, por meio da reutilização de componentes que podem ser gerenciados e atualizados sem afetar o sistema como um todo, mesmo que esteja em execução.

    O REST ignora os detalhes da implementação de componente e a sintaxe de protocolo com o objetivo de focar nos papéis dos componentes, nas restrições sobre sua interação com outros componentes e na sua interpretação de elementos de dados significantes.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O protocolo HTTP define um conjunto de métodos de requisição responsáveis por indicar a ação a ser executada para um dado recurso. Embora esses métodos possam ser descritos como substantivos, eles também são comumente referenciados como HTTP Verbs (Verbos HTTP). Cada um deles implementa uma semântica diferente, mas alguns recursos são compartilhados por um grupo deles, como por exemplo, qualquer método de requisição pode ser do tipo safe, idempotent ou cacheable.

    GET

    O método GET solicita a representação de um recurso específico. Requisições utilizando o método GET devem retornar apenas dados.

    HEAD

     O método HEAD solicita uma resposta de forma idêntica ao método GET, porém sem conter o corpo da resposta.

    POST

    O método POST é utilizado para submeter uma entidade a um recurso específico, frequentemente causando uma mudança no estado do recurso ou efeitos colaterais no servidor.

    PUT

    O método PUT substitui todas as atuais representações do recurso de destino pela carga de dados da requisição.

    DELETE

    O método DELETE remove um recurso específico.

    CONNECT

    O método CONNECT estabelece um túnel para o servidor identificado pelo recurso de destino.

    OPTIONS

    O método OPTIONS é usado para descrever as opções de comunicação com o recurso de destino.

    TRACE

    O método TRACE executa um teste de chamada loop-back junto com o caminho para o recurso de destino.

    PATCH

    O método PATCH é utilizado para aplicar modificações parciais em um recurso.

    fonte:https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTTP/Methods

    go @head!

  • Head = "Título". Uma informação sintética sobre o conteúdo.

  • Vale a pena a leitura:

    https://blog.geekhunter.com.br/sua-api-nao-e-restful-entenda-por-que/