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Questões de Arquitetura de Software


ID
128470
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A abordagem de arquitetura dirigida a modelos (MDA ? Model Driven Architecture) propõe que os sistemas devem ser projetados explicitamente com a visão focada em dois modelos:

Alternativas
Comentários
  • B) CORRETOPIM (Platform Independent Model)Permite descrição do sistema sobre uma “máquina virtual”, neutra teclogicamente, que oferece um conjunto de serviços de interesse para esse sistema– Extensões que possibilitem o mapeamento para PSM são definidas em UML por meio de perfis.Modelo específico de plataforma (PSM)Combina a especificação de um sistema no PIM com outras extensões UML (marcas,metamodelos etc.) que especificam como esse sistema usa um tipo de plataforma específico.– Ex.: estereótipo <> para indicar persistência de componentes EJB em um banco de dadosDemais modelos MDA:Modelo independente de computação (CIM)CIM (Computation Independent Model)? Às vezes chamado de “modelo de domínio” ou “modelo de negócio”? Não apresenta detalhes da estrutura do sistema– Foco nos requisitos– Mapeamento bastante difícilModelo de definição de plataforma (PDM)PDM (Platform Definition Model)? Representa os diferentes tipos de elementos oferecidos ao sistema pela plataforma– Ex: Modelo de componentes EJB oferece elementos como Interfaces Home e Object, SessionBeans, EntityBeans etc.
  • >> http://pt.wikipedia.org/wiki/Model_Driven_Architecture

ID
161776
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Via de regra as divisões da arquitetura de software em três camadas orientam para níveis que especificam

Alternativas
Comentários
  • Características da Arquitetura em Camadas:

    -> Uma camada somente solicita serviços da camada inferior e fornece serviços para a camada superior;

     

    VANTAGENS:

    -> Favorece o modelo de desenvolvimento incremental;

    -> As camadas podem ser facilmente substituídas por equivalentes

    -> Mudanças em uma camada teoricamente só impacta a camada superior;

    -> Camadas superiores podem ser independentes de plataforma/hardware.

     

    DESVANTAGENS:

    -> Estruturar o sistema em camadas não é trivial;

    -> Muitas camadas podem comprometer o desempenho do sistema

  • Camada de apresentação: É a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usuário, é através dela que são feitas as requisições como consultas, por exemplo.

    Camada de negócio: Também chamada de lógica empresarial, regras de negócio ou funcionalidade. É nela que ficam as funções e regras de todo o negócio. Não existe uma interface para o usuário e seus dados são voláteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dados.

    Camada de Dados: É composta pelo repositório das informações e as classes que as manipulam. Esta camada recebe as requisições da camada de negócios e seus métodos executam essas requisições em um banco de dados. Uma alteração no banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, mas o restante da arquitetura não seria afetado por essa alteração.


ID
334798
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

É um modelo usado para integrar o software de gestão empresarial da sede da empresa com os sistemas utilizados pelas suas filiais para permitir o intercâmbio de dados entre todos os sistemas da corporação. Trata-se da definição mais adequada à arquitetura de sistemas

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura Hub para gerenciamento de dados mestre (MDM).
    Saiba mais: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb410798.aspx
  • Hub é um modelo desde quando???
  • Gostaria de conhecer o imbecil que elaborou a questão e um único "cabra macho" que teve coragem de colocar como resposta "hub".
    Que piada essa questão.
  • "Arquitetura de sistemas HUB" .....    tem que rir ..... pra não chorar .....

  • Essa dai foi pegadinha das grandes.

  • http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/bb410798.aspx (o link é o citado pelo colega acima, só fiz um resumo do artigo)

    (MDM) Gerenciamento de Dados Mestre. 
    O hub MDM é um banco de dados com software que gerencia os dados mestre armazenados no banco de dados, mantendo-os sincronizados com os sistemas transacionais que usam esses dados. O hub MDM contém as funções e ferramentas necessárias para manter as entidades e hierarquias MDM consistentes e precisas. Nesta arquitetura, os dados MDM podem ser acessados por meio de uma interface de Web Services. Existem três estilos básicos de arquitetura usados para hubs MDM: abordagens registro, repositório e híbrida.

    CRM | ERP |SHARE POINT | RH | FINANCEIRO 
    -----------------------------------------------------------------
    acessados pelo ---> Web Services --> Sincronização dos dados/armazenamento metadados

    Hub MDM

  • FCC mitando.


  • Não vejo nada de mais na questão... Por exclusão, o máximo que deveria acontecer é o concursando ficar em dúvida entre o SOA e o hub. Mas e enunciado fala sobre "um modelo usado para integrar o software" e sobre o "intercâmbio de dados".  É o hub o responsável pela integração e transformação/tradução, na arquitetura de sistemas hub & spoke. SOA tem um conceito mais amplo. Logo, a resposta é: hub!

  • Conceitos básicos de SOA

    1) Independente de implementação
    2) Foco nos processos de negócio
    3) Integra processos de negócio e a infraestrutura de TI


ID
337729
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O projeto arquitetural de software é um processo em que se visa a estabelecer uma organização de sistema que satisfaça os requisitos funcionais e não-funcionais do software em questão. Durante esse processo, o projetista deve tomar decisões que afetam diretamente o sistema e o seu processo de desenvolvimento, tal como a

Alternativas
Comentários
  • A escolha da linguagem de programação se dá em que momento?

  •  

    jcarlaop p, faz parte do processo de escolha do modelo de arquitetura de referencia. É um micro processo dentro deste processo maior que é a definição da arquitetura.

    Portanto, respota certa letra C


ID
339493
Banca
COSEAC
Órgão
DATAPREV
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Tarefas relacionadas aos princípios de modelagem de projetos:

Alternativas
Comentários
  • Conjunto de tarefas genéricas para projeto

    1 - Examinar o modelo do domínio de informação e projetar estruturas de dados apropriadas para objetos de dados e seus atributos.

     

    2 - Usar o modelo de análise, selecionar um estilo de arquitetura (padrão) apropriado ao software

     

    3 - Dividir o modelo de análise em subsistemas de projeto e alocá-los na arquitetura:

    Certificar-se de que cada subsistema seja funcionalmente coeso.

    Projetar interfaces de subsistemas

    Alocar classes ou funções de análise para cada subsistema

     

    4 - Criar um conjunto de classes ou componentes de projeto

     

    5 - Projetar qualquer interface necessária par sistemas ou dispositivos externos

     

    6 - Projetar a interface do usuário

    Especificar a sequência de ações baseando-se nos cenários de usuário

     

    7 - Conduzir o projeto de componentes

     

    8 -  Desenvolver um modelo de implantação

     

    Letra E

     

     

    Fonte: Engenharia de Software - Roger Pressman


ID
344038
Banca
FUNCAB
Órgão
DER-RO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

São elementos arquitetônicos vulneráveis de uma aplicação Web:

Alternativas

ID
352540
Banca
FUNCAB
Órgão
SES-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No tocante ao projeto de interface, segundo Sommerville, os erros de interface são divididos em três classes. São elas:

Alternativas

ID
607093
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em Projeto de Interfaces de Software, estilos de interação são as formas por meio das quais os usuários se comunicam ou interagem com os sistemas computacionais.

Dentre as formas abaixo, qual NÃO representa um estilo de interação de uma interface de software?

Alternativas
Comentários
  • Linguagem polimórfica

  • Uma linguagem polimórfica é a que suporta polimorfismo ( Actionscript, Java), já a linguagem monomórfica não suporta polimorfismo (Pascal, ASP).


ID
662233
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No projeto de sistemas, quando da decomposição de módulos, um adequado modelo de arquitetura deve estruturar tais módulos,

Alternativas
Comentários
  • com fraco acoplamento entre eles e com interfaces bem definidas.


ID
662242
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

De acordo com Pressman, entre os muitos mecanismos para a criação de uma infraestrutura efetiva, está um conjunto de quatro ingredientes arquiteturais que devem estar presentes para obter a composição do componente. São dois deles:

Alternativas
Comentários
  • modelo de intercâmbio de dados e armazenamento estruturado.


ID
717343
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em termos de serviços na arquitetura de aplicações para o ambiente WEB, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Não dá para afirmar que o cliente é sempre passivo, depende do tipo de sistema que estamos trabalhando. Se for um sistema de dashboard para BI, sim, pois só joga as informações, agora se for um cliente de ERP, ele é ativo pois manipula dados.

    C) Camada de aplicação do modelo OSI ou TCP/IP, pois utiliza o protocolo HTTP

    D) Viajou geral

    E) Faz parte do modelo OSI e do TCP/IP


ID
795157
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere:


Os I , desenvolvidos por vendedores que os oferecem como produtos, podem ser usados quando o software precisar ser construído. Esses componentes fornecem II bem definidas que permitem ao componente ser integrado no software.


As lacunas I e II podem ser correta e respectivamente preenchidas por

Alternativas
Comentários
  •  Os componentes de software comercial de prateleira , desenvolvidos por vendedores que os oferecem como produtos, podem ser usados quando o software precisar ser construído. Esses componentes fornecem funcionalidades-alvo com interfaces bem definidas que permitem ao componente ser integrado no software

    Comercial de Prateleira ou Commercial off-the-shelf - COTS

ID
804376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura de aplicações para Internet e web, julgue o  item  subsecutivo.


Na arquitetura peer-to-peer (P2P) pura, as aplicações podem assumir simultaneamente os papéis de cliente e de servidor, o que lhes confere grande escalabilidade e facilidade de gerenciamento.

Alternativas
Comentários
  • Grande escalabilidade certamente, mas facilidade de gerenciamento só dando risada. Para tentar contornar isso em redes p2p pode ser utilizada uma arquitetura híbrida onde há registro de dados nos servidores centrais.

  • Errado. Não existe essa possibilidade.

  • facilidade de gerenciamento, NÃO!

  • Errado, não existe facilidade de gerenciamento, só pensar no utorrent, emule


ID
804379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura de aplicações para Internet e web, julgue o  item  subsecutivo.


Em uma arquitetura P2P híbrida, a transferência de dados entre as partes ocorre diretamente, porém há o registro em servidores centrais, o que facilita a busca de pares e de conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa CERTA

    Rede P2P Híbrida - Nesse tipo de rede, um peer primeiro se registra a um servidor central, em seguida, o peer fornece seu endereço IP e uma lista de arquivos que ele tem para compartilhar.

    Behrouz A. Forouzan, Firouz Mosharraf, Redes de Computadores: Uma abordagem top down.

  • O correto nao seria super nós ao inves de servidores?


ID
898102
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma empresa precisa de uma aplicação para processar ordens de compra na forma de mensagens de texto. As mensagens chegam criptografadas, além de conterem informações que permitem garantir que elas foram enviadas por clientes confiáveis.

A aplicação deve ainda levar em conta os seguintes requisitos arquiteturais:

• Melhorias futuras no sistema deverão ser possíveis através da troca ou recombinação dos componentes responsáveis pelas diversas etapas do processamento.
• Cada componente deve ser o mais especializado possível, para que possa ser empregado em diferentes contextos.
• Componentes responsáveis por etapas de processamento não adjacentes não devem trocar informações.
• As fontes de dados podem variar, podendo ser uma conexão socket, uma conexão http ou um arquivo.
• Os resultados do processamento podem ser apresentados ou armazenados de diversas formas.

Qual padrão arquitetural é o indicado para essa aplicação, por atender a todos os requisitos arquiteturais listados acima?

Alternativas

ID
930928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere que uma aplicação embasada em uma planilha eletrônica fornecida comercialmente tenha sido desenvolvida para o registro de frequência e de notas dos participantes de treinamentos de determinada empresa. Considere, ainda, que essa aplicação calcule automaticamente a média das notas parciais e o percentual de faltas dos alunos a partir dos dados fornecidos pelo instrutor de cada turma e que a comunicação de dados deva assegurar que cada instrutor receba a relação de seus alunos para acompanhamento e que transmita para a secretaria os resultados registrados. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir. 


Para atender os requisitos de comunicação, o analista de serviços de TI pode sugerir o uso de ferramentas automatizadas (.middlewares) para a construção da aplicação distribuída com base nos dispositivos com chamada remota de procedimento (RPC), tais como os middlewares CORBA, Java RMI, IDL ou SOAP.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

  • e-

    o analista de serviços de TI pode sugerir o uso de ferramentas automatizadas chamadas case tools.

    As ferramentas CASE, utilizadas para auxiliar o desenvolvimento de software, oferecem um conjunto de serviços, fortemente relacionados, para suportar uma ou mais atividades das etapas de desenvolvimento de software.

    Ferramentas CASE (do inglês Computer-Aided Software Engineering) é uma classificação que abrange todas as ferramentas baseadas em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem até programação e testes. Podem ser consideradas como ferramentas automatizadas que tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor de sistemas em uma ou várias etapas do ciclo, de desenvolvimento de software. "

    Não há um padrão definido para a categorização das CASE, no entanto os termos abaixo são os que melhor o identificam.

    Front End ou Upper CASE: apóia as etapas iniciais de criação dos sistemas: as fases de planejamento, análise e projeto do programa ou aplicação.

    Back End ou Lower CASE: dão apoio à parte física, isto é, a codificação testes e manutenção da aplicação.

    I-CASE ou Integrated CASE: classifica os produtos que cobrem todo o ciclo de vida do software, desde os requisitos do sistema até o controle final da qualidade."


ID
933718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de modelos e abordagens à gestão de empreendimentos de
desenvolvimento de software, julgue o item abaixo.

O modelo de gestão bazar, comparado ao modelo catedral, apresenta melhores condições para apoiar o desenvolvimento de software colaborativo, especialmente se este tiver código aberto e for aderente à abordagem de software livre. Tal modelo, comparado ao modelo catedral, apresenta ainda menor previsibilidade acerca da arquitetura do software que emerge da interação entre as pessoas.

Alternativas

ID
947599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à arquitetura e às tecnologias de sistemas de informação (SI), julgue os itens subsequentes.

Define-se arquitetura de um sistema como um modelo relativamente pequeno e intelectualmente compreensível de estruturação do sistema e de trabalho em conjunto dos componentes do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão pq "modelo relativamente pequeno"???
    really?

    alguem pode explicar?
  • Prezados,
    Segundo Pressman,
    A arquitetura de software de um programa ou sistema computacional é a estrutura ou estruturas do sistema que abrange os componentes de software, as propriedades externamente visíveis desses componentes e as relações entre eles.
    A arquitetura constitui um modelo relativamente pequeno, intelectualmente compreensível de como o sistema e estruturado e como seus componentes trabalham em conjunto.
    Vemos que a questão é verdadeira, guardando correspondência com os conceitos extraídos do livro do Pressman, página 208.
    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
  • Pequeno foi quem elaborou essa questão.

  • pequeno? errei por causa desta palavra. só pode ser engenheiro quem formulou isso :/


  • Tb não entendi.. sera que tem haver com dividir para conquistar???

  • CORRETO

     

    Acho que é pequeno porque ele tem como foco principal a análise das necessidades dos usuários, não adrentrando em detalhes, mas sim um possível sistema a ser desenvolvido

  • está correta a questão do relativamente que pegou todo mundo leva a crer que vai depender do contexto


ID
947602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de conceitos relacionados à arquitetura e às tecnologias de sistemas de informação (SI), julgue os itens subsequentes.

As representações da arquitetura de software facilitam a comunicação entre todas as partes interessadas no desenvolvimento de um sistema computacional.

Alternativas
Comentários
  • Entendi que o examinador quis falar que UML facilita o trabalho
    certinho
  • Prezados,
    Representações de arquitetura do projeto (modelos) devem ser facilmente compreensíveis. O objetivo do projeto e comunicar a informação para os profissionais que vão gerar código, para aqueles que vão testar o software, e para outros que podem vir a manter o software no futuro. Se o projeto for difícil de entender, ele não servirá como um meio de comunicação efetivo.
    Vemos também que essa questão foi extraída da página 209 do livro do Pressman, vejamos :
    “Representações da arquitetura de software constituem um facilitador da comunicação entre todas as partes interessadas (envolvidas) no desenvolvimento de um sistema baseado em computador”
    Portanto, questão correta.
    Fonte : Pressman, Engenharia de Software, 6º edição
  • Engenharia de Software - Roger S. Pressman


ID
1001653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à engenharia de software e arquiteturas, julgue os itens que se seguem.

O fornecimento de um serviço depende exclusivamente da aplicação, pois provedores podem oferecer diversos tipos de serviços para inúmeros usuários daquela aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro está no "depende exclusivamente da aplicação". Na verdade o fornecimento de um serviço depende de muitas outras coisas tais como: infraestrutura física e servidores de banco de dados por exemplo.


ID
1029925
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de componentes de softwares, julgue os itens seguintes.

No contexto de desenvolvimento de uma solução de software, as etapas do ciclo de vida de um componente podem ser descritas como: análise e design da solução, implementação do componente, realização de testes unitários e sua integração com os demais componentes em builds

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar?

  • Péssima questão.

    Muito simplista essa descrição.

    Além disso, citou somente 1 nível de teste, o unitário. Como se os demais fossem menos importantes: integração, sistema, aceitação.


ID
1029928
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de componentes de softwares, julgue os itens seguintes.

Considerando o desenvolvimento de uma solução de software seguindo sequencialmente as fases de iniciação, elaboração, construção e transição, é possível criar os componentes na fase de iniciação, embora, sob o ponto de vista da arquitetura, esses componentes sejam criados na fase de elaboração e os demais na fase de construção, sendo atualizados durante a fase de transição à medida que defeitos são localizados e corrigidos.

Alternativas
Comentários

ID
1029931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de componentes de softwares, julgue os itens seguintes.

Na implementação de uma solução de software, o componente representa um trecho de um código de software, um arquivo contendo a ajuda desse software ou a agregação de outros componentes como, por exemplo, um aplicativo composto de vários executáveis.

Alternativas
Comentários
  • Achei genérico afirmar que um arquivo de ajuda pode ser considerado um componente.


    Alguém tem fonte pra isso?

  • Rafael, temos a seguinte informação

    ...A component may be manifested by one or more artifacts.

    Artifacts represent concrete elements in the physical world that are the result of a development process. Examples of artifacts are executable files, libraries, archives, database schemas, configuration files, etc...

    Fonte: www.uml-diagrams.org/

  • Conceito do RUP

    Um componente representa um trecho de um código de software (fonte, binário ou executável) ou um arquivo contendo informações (por exemplo, um arquivo de inicialização ou um arquivo Leiame). Ele também pode ser uma agregação de outros componentes (por exemplo, um aplicativo composto de vários executáveis).

    http://www.wthreex.com/rup/process/artifact/ar_comp.htm


ID
1035268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a arquiteturas de sistemas de informação, julgue os próximos itens.

Uma arquitetura de sistema de informação possibilita o alcance dos objetivos estratégicos, servindo para balizar as atividades e os processos relacionados ao desenvolvimento dos sistemas de informação, da evolução e racionalização dos processos e da estruturação, da obtenção e do uso das informações essenciais para uma gestão orientada a resultados.

Alternativas
Comentários
  • CONCEITO: Uma arquitetura de sistema de informação possibilita o alcance dos objetivos estratégicos, servindo para balizar as atividades e os processos relacionados ao desenvolvimento dos sistemas de informação, da evolução e racionalização dos processos e da estruturação, da obtenção e do uso das informações essenciais para uma gestão orientada a resultados.

  • De qual fonte isso??


ID
1045660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a arquitetura e tecnologias de sistemas de informação.

A arquitetura de sistemas de informação possibilita o mapeamento dos elementos atinentes ao processo de desenvolvimento e implantação de sistemas de informação em uma organização.

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura de sistemas de informação possibilita o mapeamento dos elementos atinentes(referente a) o processo de desenvolvimento...

    A arquitetura de sistema viabiliza todos os passos para o desenvolvimento do sistema.


ID
1055152
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à mensageria, julgue os próximos itens.

A vantagem do IBM WebSphere MQ 7.0 é a facilidade de integração entre a convenção de nomenclatura da instalação e as regras de nomenclatura de filas, pois não é necessário que o nome do gerenciador de filas seja exclusivo na rede MQ.

Alternativas
Comentários
  • "O nome do gerenciador de filas deve ser único na rede MQ e refletir a localização, função e

    ambiente do gerenciador de filas (dev, teste, etc)." Prof: Thiago Cavalcanti - Estratégia Concursos


ID
1055155
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação à mensageria, julgue os próximos itens.

O MQ não requer o uso do tipo de mensagem como atributo obrigatório ao se gravar uma mensagem, porém o uso desse campo no MD pode ajudar a determinar como uma mensagem pode ser processada e gerenciada em uma fila.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    O IBM® MQ é um middleware de sistema de mensagens robusto, seguro e confiável. Ele usa mensagens e filas para suportar troca de informações entre aplicativos, sistemas, serviços e arquivos. Ele simplifica e acelera a integração de diferentes aplicativos e dados de negócios em múltiplas plataformas. Ele suporta uma ampla variedade de APIs e linguagens e pode ser implementado no local, na nuvem e na nuvem híbrida.

    https://www.ibm.com/support/knowledgecenter/pt-br/SSFKSJ/com.ibm.mq.helphome.doc/product_welcome_wmq.htm

    O MQ não requer o uso do tipo de mensagem como atributo obrigatório ao se gravar uma mensagem. Porém o uso explícito desse campo no Message Descriptor (MD) pode ajudar a determinar como uma mensagem pode ser processada, bem como o gerenciamento das mensagens de uma fila. Os tipos de mensagens podem ser datagrama, request, reply e report, e como uma fila pode conter mais de um tipo, dependendo do desenho das aplicações, o tipo de mensagem pode ajudar a determinar como a aplicação manipulará as mensagens lidas.

    https://www.ibm.com/developerworks/br/local/websphere/mq_conceitos_melhores_praticas/index.html


ID
1055860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de arquiteturas de integração, julgue os itens a seguir.

A World Wide Web (WWW) é a maior implementação de um sistema em conformidade com a arquitetura REST.

Alternativas
Comentários
  • As vezes o CESPE viaja. A questão não fala nada com nada. como assim www é um sistema? arquitetura REST é usada em cada site, opcional. Sei lá alguém explica esta questão por favor!

  • Acredito que a ideia foi associar o "REST" ao protocolo "HTTP". Mas concordo que viajou legal.

  • Acredito que a intenção da banca foi associar às caracteristicas do modelo REST.

    Uso dos métodos HTTP, GET, POST, PUT, DELETE, pois o mesmo funciona com uso extenso do HTTP. AS URL's seguem o padrão de identificação únicas. A composição dos dados em XML ou HTML, e o uso de links para vincular o mesmo. 

    Esses são alguns exemplos que mostram como a WWW( e suas páginas HTML) são uma das maiores implementações da arquitetura REST.

    Espero ter ajudado.

  • Dá para fazer várias associações, conforme os colegas comentaram. Eu associei basicamente ao uso dos protocolos HTTP/HTTPs, XML e pelo fato do REST e esses protocolos serem stateless.

    Questão boa para raciocinar e fazer sinapses =)

  • O autor da arquitetura REST, Roy T. Fielding, foi um dos principais desenvolvedores de muitos dos protocolos Web essenciais, incluindo HTTP e URIs

    Os cinco princípios fundamentais da REST são os seguintes:

    1) Dê a todos os recursos um Identificador;

    2) Vincule os recursos;

    3) Utilize métodos padronizados;

    4) Recursos com múltiplas representações;

    5) Comunique sem estado;

    -REST é baseado no protocolo HTTP (que é o principal protocolo da WEB);

    -Na web, o conceito de identificador também está relacionado a URIs;

    -A web é baseada em hypermídia: os vários recursos estão vinculados uns aos outros;

    - O HTTP e a arquitetura REST possuem uma série de métodos padrões (GET, POST, PUT, DELETE, HEAD, OPTIONS);

    -Outro conceito comum à REST e a web é a comunicação sem estado e a utilização de cache (Na verdade o cliente é o responsável pelo controle do estado e implemtação do cache).

    Baseado em: http://www.infoq.com/br/articles/rest-introduction

  • A rede das redes usa vários protocolos, na minha opinião não para associar tão facilmente ao REST como a banca quer, tem que lembrar apenas do mais usado e desconsiderar os demais.


ID
1110310
Banca
IPAD
Órgão
IPEM-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de software de um sistema consiste na definição dos componentes de software, suas propriedades externas e seus relacionamentos com outros softwares. O termo também se refere à documentação da arquitetura de software do sistema. A documentação da arquitetura facilita: a comunicação entre os stakeholders, registra as decisões iniciais acerca do projeto de alto-nível e permite o reuso dos componentes do projeto e padrões entre projetos.

As estruturas arquiteturais podem ser categorizadas em três grupos, dependendo da natureza do que elas mostram a respeito dos elementos.

Assinale a alternativa que apresenta os três grupos básicos de estruturas arquiteturais:

Alternativas

ID
1168369
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Entre as métricas arquiteturais de um projeto de software está a complexidade estrutural de um módulo em uma arquitetura hierárquica.

Qual a complexidade estrutural de um módulo invocado diretamente por 3 outros módulos, com 2 variáveis de entrada, 1 variável de saída, e que invoca diretamente outros 4 módulos?

Alternativas
Comentários
  • Complexidade Estrutural
    • Serve para arquiteturas hierárquicas.
    • A complexidade estrutural é dada por:
    S(i) = f^2 out (i)
    onde fout(i) é o fan-out do módulo i; fan-out
    é o número de módulos diretamente
    subordinados ao módulo i.


ID
1359130
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Representam princípios de projeto de interface de usuário, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave para ajudar a identificar a questão errada, já que o enunciado pede a exceção: "completamente a todos os tipos de usuários". 

    Dificilmente uma interface de nível de usuário atenderá completamente a todos os tipos de usuários.

  • E) a interface deve atender completamente a todos os tipos de usuários, inclusive aqueles que não fazem parte do público-alvo para o qual a interface foi desenvolvida.


ID
1386460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca das linhas de produtos de software, julgue os próximos itens.

Os níveis da arquitetura de um sistema de linhas de produtos de software são: interação, gerenciamento de E/S, gerenciamento de recursos e gerenciamento de hardware.

Alternativas
Comentários
  • Errado: 

    Os níveis da arquitetura de um sistema de linhas de produtos de software são: interação, gerenciamento de E/S, gerenciamento de recursos e gerenciamento de hardware.

    Correto:

    Os níveis da arquitetura de um sistema de linhas de produtos de software são: interação, gerenciamento de E/S, gerenciamento de recursos e gerenciamento de Banco de Dados.


ID
1386463
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca das linhas de produtos de software, julgue os próximos itens.

Uma linha de produtos de software é um conjunto de aplicações com uma arquitetura comum e componentes compartilhados, sendo cada aplicação utilizada especialmente para refletir necessidades diferentes.

Alternativas
Comentários
  • Dada a definição de Linha de Produtos de Software: Uma linha de produtos de software (em inglês software product line ou SPL) é um conjunto de sistemas desoftware que têm um determinado conjunto de funcionalidades em comum, e que satisfazem as necessidades de um determinado segmento de mercado ou missão, e que são desenvolvidos tendo a mesma base (core). Pode-se afirmar que cada aplicação é utilizada especialmente para relfetir necessidades diferentes, portanto item CORRETO.


ID
1518529
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O modelo que deverá ser adotado quando se quiser evitar que ocorra um “gargalo” na rede de uma empresa, permitindo que a mesma regra de negócio seja dividida entre vários servidores por meio do balanceamento de carga, é o modelo

Alternativas
Comentários
  • Um sistema multicamadas faz uso de objetos distribuídos aliados à utilização de interfaces para executar seus procedimentos, o que torna o sistema independente de localização, podendo estar tanto na mesma máquina como em máquinas separadas. Desta forma, a aplicação pode ser dividida em várias partes, cada uma bem definida, com suas características e responsável por determinadas funções. Em um aplicativo nestes moldes, pelo menos três camadas são necessárias: apresentação, regras de negócios e banco de dados.


    Fonte: http://www.devmedia.com.br/introducao-ao-modelo-multicamadas/5541


    Bons estudos!


ID
1561699
Banca
Marinha
Órgão
PMS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Segundo Pressman (2011), ao definir o que é uma arquitetura no tópico Arquitetura de Software, há uma distinta diferença entre os termos _________ e _________ , sendo o primeiro uma __________ do segundo.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C.

     

    Segundo Pressman (2011), ao definir o que é uma arquitetura no tópico Arquitetura de Software, há uma distinta diferença entre os termos projeto e arquitetura , sendo o primeiro uma instância do segundo. 


ID
1642885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca dos estilos de arquitetura de software, julgue o item que se segue.


Em uma arquitetura baseada em componentes, o desenvolvimento desses componentes deve ter como um dos princípios a extensibilidade.

Alternativas

ID
1642888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca dos estilos de arquitetura de software, julgue o item que se segue.


O Message-Bus possibilita a comunicação entre sistemas de software sem o conhecimento do destinatário atual das informações.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura Message Bus tem em seu princípio, softwares que podem receber e enviar mensagens utilizando um ou mais canais de comunicação. Essas aplicações podem interagir com outros softwares sem precisar conhecer os detalhes específicos sobre cada um. Message Bus é um estilo de estruturar aplicações onde a interação entre as aplicações é realizada com passagem de mensagem (normalmente assíncronas) sobre um barramento comum.


    Benefícios da arquitetura Message Bus:


    - Extensibilidade: Aplicações pode ser adicionadas ou removidas de um barramento sem gerar impacto nas demais aplicações existentes.


    - Baixa Complexidade: A redução da complexidade da aplicação devido a necessidade de apenas conhecer como se comunicar com o barramento.


    - Flexibilidade: Uma aplicação pode ser composta para um processo complexo e um padrão de comunicação entre as demais aplicações, podendo ser alterada facilmente por uma nova regra ou requerimento através de alterações na configuração geral ou parâmetros do controle de roteamento.


    - Baixo Acoplamento: As aplicações expõem uma fachada de interface para comunicação com o barramento, não existindo dependência na aplicação, permitindo alterações, atualizações e substituição de uma mesma interface exposta.


    - Escalabilidade: Múltiplas instâncias de uma mesma aplicação estar anexada em um barramento, delegando múltiplas requisições ao mesmo tempo.


    - Simplicidade da Aplicação: O Message Bus implementa a adição complexa da infraestrutura, onde cada aplicação precisa somente de uma simples e única conexão para com o barramento.


    Fonte: https://marcobaccaro.wordpress.com/2010/10/19/arquitetura-message-bus/



ID
1663498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito da arquitetura de software e de ambientes computacionais.

Um modelo dinâmico de arquitetura de software tem como objetivo demonstrar os relacionamentos que existem entre os subsistemas, por meio de desenhos de fluxo de dados.

Alternativas
Comentários
  • fluxo de dados se refere a arquitetura de duto e filtro


ID
1682194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao conceito de arquitetura de sistemas.

Embora normalmente os sistemas desenvolvidos se baseiem em padrões de arquitetura, cada um deles tem arquitetura totalmente específica, em consequência dos seus requisitos.


Alternativas
Comentários
  • Marquei errada pois as conjunções "embora" e "em consequência" e o advérbio "totalmente"  são um dos erros que a questão possui

    Questão típica do CESPE!

    Essa é a melhor! a temível a PIOR!

    Porém é uma banca que nos dar uma boa base para as demais bancas

  • Que viagem é essa do Rodrigo??

  • Acredito que a primeira parte da afirmativa esteja correto, o erro da questão é na parte que fala em "totalmete especifica" pq dá ideia que é uma arquitetura inedita e singular, que ninguém mais vai usar.


ID
1731232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação à arquitetura de software, julgue o seguinte item.

A arquitetura duto e filtro para aplicações em ambientes web provê interatividade, pois prescinde do processamento de fluxo de dados.

Alternativas
Comentários
  • Pipes e Filtros é um estilo arquitetural (Engenharia de Software) composto por uma cadeia de elementos de processamento, dispostos de forma tal que a saída de cada elemento é a entrada do próximo. É considerado como uma rede pela qual os dados fluem de uma extremidade (origem) à outra (destino). O fluxo de dados se dá através de pipes (canos) e os dados sofrem transformações quando processados nos filtros.


    Em outras palavras, os pipes é que possibilitam o fluxo dos dados, e os filtros fazem o processamento dos mesmos, colocando-os nos pipes antes que todos os dados de entrada sejam consumidos. Percebemos aí que os filtros e pipes funcionam de forma interativa, ressaltando que um pipe pode ser conectado a um filtro, mas pipes não podem ser conectados a pipes e tampouco filtros podem ser conectados a filtros. Portanto, a nível de arquitetura, o processamento é mapeado em filtros e os pipes agem como condutores de dados. Recombinando-se filtros, é possível construir famílias de sistemas relacionados.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pipes_e_filtros

  • Uma característica deste estilo arquitetural é interagir pouco com o usuário.

  • Prezados,

    A arquitetura duto e filtro justamente foca no processamento do fluxo de dados, onde os dados passam através dos "tubos" e são processados conforme os filtros aplicados.

    Portanto a questão está errada.
  • Daria um sentido de condição. Condicionando o acontecimento ao ato de comprar.


ID
1732840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca de arquitetura relacionada a APS (application platform suite).

APS representa um conjunto de ferramentas para desenvolvimento formado por repositório de banco de dados, controle de versionamento e ambiente de testes.


Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar?!

  • An enterprise application server; A portal product; An enterprise integration suite.

    Não está presente nos conceitos surpidos o item ambiente de teste.

     

     


ID
1789246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item subsequente, com relação à arquitetura de sistemas de informação (ASI).

Como parte da ASI, a arquitetura de software traz informações relativas às classes, aos objetos, às funções e aos dados necessários para a implementação do software.

Alternativas
Comentários
  • Detalhes de programação não fazem parte do escopo da arquitetura de software, esta apenas define como organizar os elementos, não trata suas informações específicas, mas sim busca uma forma de descrever aspectos importantes da organização do sistema de informação.


ID
1801324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Quanto às técnicas de entrega contínua e de integração contínua, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Segundo Sommerville, 9ª Edição, Pag. 45:

    "Integração Contínua: Assim que o trabalho em uma tarefa é concluído, ele é integrado ao sistema como um todo. Após essa integração, todos os testes de unidade do sistema devem passar.". O objetivo é evitar problemas de integração no futuro e manter o software funcional.

    Não tem sequer uma referência à entrega contínua.

    Gab: a.

    Boa fonte para as características do XP: http://www.itnerante.com.br/profiles/blog/show?id=1867568%3ABlogPost%3A285896&commentId=1867568%3AComment%3A312765

  • Qual o erro da letra E?

  • Acredito que o erro da letra E está na palavra recomendável. Ou seja, um controle de sistema de versão não é algo somente recomendável, é obrigatório.

  • Cada integração é verificada por um build automatizado (incluindo testes) para detectar erros de integração o mais rápido possível. Essa abordagem leva a uma significante redução nos problemas de integração.

    @Fernando acho que o item E quis dizer que pode ser SCV Distribuido (EX: GIT) que é comum ser utilizado. não sei responder se é possivel utilizar SCV Centralizado talvez a questão tenha considerado isso.

  • Pessoal qual o erro da letra C?

  • Galera esperta, o erro da E) está em recomendar um sistema de controle de versões centralizado em que existe um único repositório no servidor. O correto seria um sistema DISTRIBUÍDO. Nele cada desktop tem um repositorio local e em caso de falha no servidor, o repositório central pode ser reconstruído com base nos repositórios locais. 

  • Amigo paulo azevedo nao existe ainda o svn distribuído mas  existe um cvs distribuido chamado dcvs

  • corre para o stackoverflow

     

    http://stackoverflow.com/questions/28608015/continuous-integration-vs-continuous-delivery-vs-continuous-deployment

     

    pra mim integração contínua é vc ter um servidor de integração para compilar o código e produzir um executável. A ideia é retirar o works on my machine

     

    Continuous delivery, pra mim é ter uma compilação (build) sempre que um código for pushado para o servidor.

     

    Mas errei a questão.. marcaria qualquer uma menos a letra A

  • Entrega Contínua

    Entrega contínua é uma abordagem de engenharia de software em que as equipes produzem software em ciclos curtos, garantindo que o software possa ser lançado a qualquer momento de forma confiável. Destina-se a criar, testar e liberar software mais rápido e com mais frequência. A abordagem ajuda a reduzir o custo, tempo e risco de entregar alterações, permitindo atualizações mais incrementais para aplicações em produção.


ID
2093569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de APS (Application Platform Suite) e de tecnologia Middleware, julgue o item subsecutivo.

O desenvolvimento de um Middleware com base em um estilo de arquitetura específico simplifica o projeto de aplicações.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é Certo.

     

    É como um padrão de projeto, você utiliza uma solução já conhecida por outros. Por já ser conhecida, seu desenvolvimento torna-se mais simples. 

  • Gabarito Certo

    O middleware é o software que se encontra entre o sistema operacional e os aplicativos nele executados. Funcionando de forma essencial como uma camada oculta de tradução, o middleware permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos. Muitas vezes, o middleware é chamado de “encanamento”, uma vez que ele conecta dois aplicativos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente transportados através do “cano”. O uso do middleware permite que os usuários executem solicitações como enviar formulários em um navegador da Web ou permitir que o servidor Web apresente páginas dinâmicas da web com base no perfil de um usuário.

    Exemplos comuns de middleware incluem middleware de banco de dados, middleware de servidor de aplicativos, middleware orientado a mensagens, middleware de web e monitores de processamento de transações. Normalmente, cada programa oferece serviços de sistemas de mensagens para que diversos aplicativos possam se comunicar utilizando estruturas de mensagens como protocolo SOAP, serviços Web, REST (representational state transfer) e JSON (JavaScript Object Notation). Embora todos os tipos de middleware executem funções de comunicação, o tipo que uma empresa escolherá depende de qual serviço está sendo utilizado e qual tipo de informação deve ser comunicado. Isso pode incluir autenticação de segurança, gerenciamento de transações, consultas de mensagens, servidores de aplicativos, servidores da web e diretórios. O middleware também pode ser utilizado para processamento distribuído com ações que ocorrem em tempo real em vez de envio e recebimento repetitivo de dados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Correto

    Middleware é o software de computador que fornece serviços para aplicações de software além daqueles disponíveis pelo sistema operacional. Pode ser descrito como "cola de software". 

    Fonte: Wikepédia 

    Middleware ou mediador, no campo da computação distribuída, é um programa de computador que faz a mediação entre software e demais aplicações. middle = meio = mediador 

    Middleware é um software que permite interação de diferentes softwares, geralmente sobre diferentes plataformas de hardware e infraestrutura, com intuito de troca de dados. É como se fosse um intermediador. 

     Quanto maior o nível, mais perto da nossa linguagem (Linguagem humana). 

    - Quanto menor o nível, mais perto da linguagem das máquinas. 

     Seu objetivo é mascarar a heterogeneidade e fornecer um modelo de programação mais produtivo para os programadores de aplicativos.  

  • CERTO

    Com o middleware, os desenvolvedores podem criar aplicações com mais facilidade e eficiência, pois esse tipo de software tem o papel de conectar aplicações, dados e usuários.


ID
2096725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere à tipologia de ambientes com alta disponibilidade e escalabilidade para a estruturação de ambientes computacionais, julgue o item subsequente.

Denomina-se failover o processo, transparente ou não, em que um nó assume o funcionamento de outro nó em razão de este ter apresentado alguma falha.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Segundo Stallings(2010,p.536),"A função de trocar as aplicações e recursos de dados de um sistema que falhou para um sistema alternativo no cluster é conhecida como failover(recuperação de falhas). Uma função relacionada é a restauração de aplicações e recursos de dados para o sistema original quand o mesmo for consertado; isto é chamado de failback(retorno à operação)."

    -ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES-STALLINGS-8 EDIÇÃO-2010.

  • Gabarito Certo

    Em computação, tolerância a falhas (do inglês failover) é a comutação para um computador servidor, sistema, componente de hardware ou rede redundante ou em modo de espera em caso de falha ou finalização anormal daquele ativo previamente. Tolerância a falhas e transição (switchover) são essencialmente a mesma operação, exceto pelo fato de que a tolerância a falhas é automática e normalmente opera sem aviso, enquanto a transição requer intervenção humana.

    Projetistas de sistemas normalmente fornecem a capacidade de tolerância a falhas nos servidores, sistemas ou redes que necessitam de disponibilidade contínua - o termo usado é alta disponibilidade - e um alto grau de confiabilidade.

    No nível de servidor, a automação de tolerância a falhas normalmente usa um sistema "heartbeat" que conecta dois servidores, por meio da utilização de um cabo separado (por exemplo, portas/cabos seriais RS-232) ou uma conexão de rede. Enquanto um "pulso" ou "batimento cardíaco" regular, continua entre o servidor principal e o segundo servidor, o segundo servidor não vai trazer seus sistemas online. Também pode haver um terceiro servidor de "peças de reposição", que tem de executar componentes de reposição para computação ágil (hot) para evitar tempo de inatividade. O segundo servidor retoma o trabalho do primeiro logo que se detecta uma alteração no "pulsação" da primeira máquina. Alguns sistemas têm a capacidade de enviar uma notificação de tolerância a falhas.

    Alguns sistemas, intencionalmente, não são tolerantes a falhas de forma totalmente automática, mas requerem intervenção humana. Esta configuração de "automatizado com a aprovação manual" é executada automaticamente uma vez que um ser humano tenha aprovado a tolerância a falhas.

    Failback é o processo de restauração de um sistema, componente ou serviço em um estado anterior ao de falha, retornando ao seu estado original (estado funcional).

    O uso de software de virtualização permitiu práticas de tolerância a falhas se tornarem menos dependentes de hardware físico.(virtualização).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • ..."transparente ou não"....

    errei por causa desse trecho... pensei que fosse sempre transparente...


ID
2215009
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Muitas empresas estão migrando seus dados para infraestruturas não situadas fisicamente em suas instalações. O serviço de Cloud Computing, ou computação na nuvem, vem se propagando ultimamente. Softwares, plataformas e infraestrutura na nuvem e grandes empresas vêm criando seus datacenters para oferecer esse serviço. Como exemplo podem ser citados o AWS – Amazon Web Service, o Windows Azure da Microsoft, além do Software como Serviço (SaaS), entre outros. Geralmente, um datacenter é construído baseando‐se em uma arquitetura tecnológica hierárquica, seguindo um modelo sugerido pela Cisco, com três camadas de rede. Assinale‐as.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Camada Núcleo

    O núcleo da rede ou backbone deve ser capaz de comutar trafego tão eficiente quanto possível e apresenta as características de alta largura de banda de camada 2 ou 3, redundância e alta disponibilidade, funções de QoS e não devemos ter nenhuma política de manipulação de pacotes como listas de acesso e filtro de pacotes. (Hucaby, 2007)

    Camada de distribuição

    Esta camada fornece interconexão entre a camada de acesso e a camada núcleo. Os dispositivos nesta camada possuem as seguintes características, agregação de múltiplos dispositivos da camada de acesso, alta largura de banda para manuseio de pacotes, segurança e conectividade baseado em políticas tal como listas de acesso e filtro de pacotes, funções QoS e links de redundância para a camada de acesso e para o núcleo. (Hucaby, 2007)

    Camada de acesso

    A camada de acesso esta presente para conectividade dos usuários finais e entre outras possui as características de ter baixo custo por porta de switch, alta densidade de porta, links escaláveis para as camadas superiores, funções de VLAN, filtro de trafego e protocolo, QoS e redundância. (Hucaby, 2007)

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
2324827
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale as Alternativas VERDADEIRAS com (V) e as alternativas FALSAS com (F) relativas a Arquitetura de Software.
( ) Os Modelos de Arquiteturas de Software são um facilitador para a comunicação entre todas as partes interessadas no desenvolvimento de um Sistema Computacional.
( ) A Arquitetura de um sistema de software é definida pelas propriedades internas de seus componentes e pelos estados internos que estes componentes podem atingir durante a execuação do mesmo.
( ) É o software operacional sendo mostrado nos seus detalhes sintáticos e semânticos representativos de seu comportamento interno.
( ) As propriedades de seus componentes são as suas características capazes de descrever como os componentes interagem com outros componentes.
( ) Os modelos tubos e filtros, orientado a objetos e arquitetura em camadas são exemplos de estilos arquiteturais.
Assinale a alternativa que contem a sequência de marcação CORRETA dos itens acima, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os Modelos de Arquiteturas de Software são um facilitador para a comunicação entre todas as partes interessadas no desenvolvimento de um Sistema Computacional.

    A documentação da arquitetura do software facilita: a comunicação entre os stakeholders, registra as decisões iniciais acerca do projeto de alto-nível, e permite o reúso do projeto dos componentes e padrões entre projetos.


    ( F ) A Arquitetura de um sistema de software é definida pelas propriedades internas de seus componentes e pelos estados internos que estes componentes podem atingir durante a execução do mesmo.

    A arquitetura de software de um sistema consiste na definição dos componentes de software, suas propriedades externas, e seus relacionamentos com outros softwares.

    ( F ) É o software operacional sendo mostrado nos seus detalhes sintáticos e semânticos representativos de seu comportamento interno.


    ( V ) As propriedades de seus componentes são as suas características capazes de descrever como os componentes interagem com outros componentes.


    ( V ) Os modelos tubos e filtros, orientado a objetos e arquitetura em camadas são exemplos de estilos arquiteturais.

    Pipes e Filtros é um estilo arquitetural (Engenharia de Software) composto por uma cadeia de elementos de processamento, dispostos de forma tal que a saída de cada elemento é a entrada do próximo. É considerado como uma rede pela qual os dados fluem de uma extremidade (origem) à outra (destino). O fluxo de dados se dá através de pipes (canos) e os dados sofrem transformações quando processados nos filtros.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_software


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pipes_e_filtros


ID
2443012
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma arquitetura funcional é uma representação do domínio funcional da aplicação web (WebApp). Sobre a arquitetura funcional de uma WebApp, considere as seguintes assertivas:

I. como o processo de WebE é incremental e a construção da WebApp normalmente utiliza bastante o desenvolvimento baseado em componentes, o projeto funcional detalhado resulta em modelos formais e documentação detalhada.
II. durante o projeto funcional, padrões arquiteturais não são aplicáveis.
III. existem muitas maneiras de modelar e documentar uma arquitetura funcional; porém, como a maioria das WebApps é altamente modular, um modelo de linha de base é um diagrama de componentes UML.

Qual(is) assertiva(s) está(ão) correta(s) no que se refere à arquitetura de WebApps?

Alternativas

ID
2457937
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura definida pela especificação J2EE determina quatro camadas básicas no modelo de aplicação que são:

Alternativas
Comentários
  • J2EE define 4 camadas básicas no modelo de aplicação. São as seguintes, como ilustrado na Figura http://www.devmedia.com.br/imagens/javamagazine/medvcjeefig01.jpg

    Camada Cliente – Parte do software que roda no computador do usuário;

    Camada Web - Parte do software que roda no servidor web, que por sua vez fica normalmente dentro do servidor de aplicações;

    Camada de negócios – Parte do software que roda no servidor de aplicações;

    Camada de dados – Banco de dados e sistemas externos;

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/camadas-na-arquitetura-de-referencia-javaee/6037


ID
2494744
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os padrões arquiteturais descrevem a arquitetura, explicam quando elas podem ser usadas e discutem suas vantagens e desvantagens. Associe as colunas, relacionando os padrões arquiteturais aos cenários em que são geralmente utilizados.


Padrões

1- Client-server

2- Pipe and filter

3- Layers

4- Model-ViewController

5- Repository


Cenários

( ) Quando há necessidade de manter uma gerência centralizada de todos os dados, de modo que este seja acessível a todos os componentes do sistema, possibilitando uma interação indireta entre eles.

( ) Em aplicações de processamento de dados, em que as entradas são processadas em etapas separadas, nas quais os dados fluem de um componente para outro para processamento.

( ) Quando há possibilidade de incorporar novos requisitos não funcionais, como distribuição, segurança, persistência, entre outros, de modo a minimizar modificações no restante do sistema em razão da integração desse novo requisito.

( ) Quando há necessidade de que os dados sejam mantidos de maneira independente de sua apresentação, de modo que possam existir diversas maneiras de visualizar e interagir com os dados.

( ) Quando os dados compartilhados precisam ser acessados a partir de uma série de locais, podendo ser usados, também, quando a carga em um sistema é variável.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  •  

    5, 2, 3, 4, 1.

  • Quando há necessidade de manter uma gerência centralizada de todos os dados, de modo que este seja acessível a todos os componentes do sistema, possibilitando uma interação indireta entre eles. - Repository

     

    Em aplicações de processamento de dados, em que as entradas são processadas em etapas separadas, nas quais os dados fluem de um componente para outro para processamento. - Essa fui por eliminação - Pipe and filter

     

    Quando há possibilidade de incorporar novos requisitos não funcionais, como distribuição, segurança, persistência, entre outros, de modo a minimizar modificações no restante do sistema em razão da integração desse novo requisito. - Layers

     

    Quando há necessidade de que os dados sejam mantidos de maneira independente de sua apresentação, de modo que possam existir diversas maneiras de visualizar e interagir com os dados. - Model-ViewController

     

    Quando os dados compartilhados precisam ser acessados a partir de uma série de locais, podendo ser usados, também, quando a carga em um sistema é variável. - Client-server


ID
2543563
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Se, durante o projeto de arquitetura de um sistema, existe um requisito não funcional que faz a arquitetura projetada incluir componentes redundantes, esse requisito diz respeito, principalmente, à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Desempenho: A arquitetura deve ser projetada para localizar as operações críticas dentro de um pequeno número de componentes, com todos esses componentes implantados no mesmo computador, em vez de distribuídos pela rede. significa o uso dde componentes relativamente grandes, em vez de pequenos de baixa granularidade.

    Proteção: Deve ser usada uma estrutura em camadas para a arquitetura, com os ativos mais críticos protegidos nas camadas mais internas, com alto nível de validação de proteção aplicado a essa camada.

    Segurança: As operações relacionadas com segurança devem está localizada em um único componente ou em um pequeno número de componentes.

    Disponibilidade: A arquitetura deve ser projetada para incluir componentes redundantes, para ser substituido sem para o sistema

    Manutenção: Projetada a partir de componentes autocontidos de baixa granularidade que podem ser rapidamente alterados.

     

  • https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-3-requisitos-nao-funcionais/9525

    Note que adicionar componentes redundantes a um sistema de software implicará numa maior confiabilidade. Esta redundância é acrescentada na forma de verificações adicionais realizadas a fim de detectar erros antes que eles ocasionem falhas no sistema.


ID
2556307
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Normalmente, pode-se escolher a arquitetura de um sistema por analogia a sistemas anteriores. Existem vários estilos de arquitetura comuns nos sistemas existentes. Cada um desses é adequado para um determinado tipo de sistema. Dos estilos arquiteturais abaixo, o que atende a sistemas que recebem as entradas do sistema e tem como objetivo calcular uma resposta sem que haja qualquer interação com o mundo exterior é:

Alternativas
Comentários
  • Sem interação com o usuário -> batch (lote)

    "O processamento batch tem a característica de não exigir a interação do usuário com a aplicação. (..) Alguns exemplos de aplicações originalmente processadas em batch são programas envolvendo cálculos numéricos, compilações, ordenações, backups e todos aqueles onde não são necessários a interação com o usuário."

    https://www.agpr5.com/agpr5-processos-batch/


ID
2595964
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que indica a função dos pacotes de software SPEC (Standard Performance Evaluation Coporation) e TP (Transaction-Processing).

Alternativas
Comentários
  • Em computação, benchmark é o ato de executar um programa de computador, um conjunto de programas ou outras operações, a fim de avaliar o desempenho relativo de um objeto, normalmente executando uma série de testes padrões e ensaios nele.

    O termo "benchmark" é também comumente usado para os próprios programas (de benchmarking) desenvolvidos para executar o processo. Normalmente, benchmarking é associado com avaliação de características de performance de um hardware de computador como, por exemplo, a performance da operação de ponto flutuante de uma CPU, mas há circunstâncias em que a técnica também é aplicável a software. Benchmarks de software são feitos, por exemplo, em compiladores ou sistemas de gerenciamento de banco de dados.

    Benchmarks provêm um método de comparação da performance de vários subsistemas dentre as diferentes arquiteturas de chips e sistemas. Benchmarking é útil para o entendimento de como o gerenciador de banco de dados responde sob a variação de condições. Pode-se criar cenários que testam o tratamento de deadlock, performance dos utilitários, diferentes métodos de carregar dados, características da taxa de transição quando mais usuários são adicionados e ainda o efeito na aplicação usando uma nova versão do produto.

  • Um depurador é um programa de computador usado para testar outros programas e fazer sua depuração, que consiste em encontrar os defeitos do programa. Erros de software incluem aqueles que previnem o programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado.

     

    Acrescentando:

    Um sistema computacional consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos capazes de processar informações de acordo com um programa


ID
2608057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de service-oriented architecture, web services, mensageria e CORBA (common object request broker architecture), julgue os itens a seguir. 


A mensageria é um padrão de arquitetura de software voltado para desenvolvimento em nuvem e possui como nó central o ORB (object request broker), que realiza manipulação das requisições dos objetos, sendo o servidor o intermediário entre a aplicação e o cliente. O intermediário entre o cliente e o provedor de serviços em nuvem pode fornecer tanto IaaS quanto PaaS (plataforma como serviço).

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é Errado.

     

    A arquitetura CORBA define o ORB (Object Request Broker) como um módulo intermediário entre cliente e objeto, sendo responsável em aceitar a requisição do cliente, enviá-la para o objeto competente e, assim que disponível a resposta, entregá-la para o cliente.

     

    No meu entendimento, a questão tem um conflito de informações quando afirma que o servidor é o intermediário entre aplicação e cliente e depois diz que é intermediário entre cliente e provedor de serviços em nuvem. O provedor de serviços em nuvem não seria a mesma coisa que aplicação, até porque ele fornece (segundo a questão) IaaS e PaaS, que são infraestrutura e plataforma, respectivamente, bem diferentes de aplicação. 

  • Além do que foi dito pelo Lucas Costa, messageria não necessariamente está na nuvem.


ID
2608060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGM de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de service-oriented architecture, web services, mensageria e CORBA (common object request broker architecture), julgue o item a seguir.


CORBA é um padrão para integração desacoplada de sistemas que possibilita interligar sistemas com o mínimo de acoplamento e de segurança possível e com a vantagem de tais sistemas não necessitarem estar online para receber os dados no exato momento em que sejam enviados.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    CORBA (abreviado de Common Object Request Broker Architecture) é a arquitetura padrão criada pelo Object Management Group para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas distribuídos heterogêneos. Em face da diversidade de hardware e software que encontramos atualmente, a CORBA atua de modo que os objetos (componentes dos softwares) possam se comunicar de forma transparente ao usuário, mesmo que para isso seja necessário interoperar com outro software, em outro sistema operacional e em outra ferramenta de desenvolvimento. CORBA é um dos modelos mais populares de objetos distribuídos, juntamente com o DCOM, formato proprietário da Microsoft.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CORBA

  • e-

    CORBA é uma especificação para um middleware orientado a objetos cujo kern - Object Request Broker - define protocoles e servicos cross-platform. É desenvolvido pelo Object Management Group, propondo uma conformidade para simplificar a producao de aplicacoes distribuidas em ambientes heterogeneos. 

     

    Esse padrao se enquandra, assim como RFC (request for comments) na caracteristica Abertura de sistemas distribuidos, a qual permite que um sistema seja estendido e reimplementado. A adicao e disponibilizacao de recursos é facilitada pela especificacao e documentacao de interfaces de software. Sistemas designados por padroes publicos sao distrribuidos abertos.

  • Ora, veja bem meu caro Batista.

    "mínimo de acoplamento e de segurança possível"

    "não necessitarem estar online para receber os dados no exato momento em que sejam enviados."


ID
2620489
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Dentro dos padrões arquiteturais de software, a arquitetura Model-View-ViewModel (MVVM) é próxima da arquitetura Model-View-Presenter (MVP), porém diferencia-se desta pelo fato de

Alternativas
Comentários
  • GAB "B "

    Implementar o padrão de projeto Observer na ligação entre dados (ViewModel) e tela (view).


ID
2623978
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), bem projetada e administrada, pode permitir armazenamento, proteção e gestão dos dados, que possam se tornar acessíveis, pesquisados, compartilhados. A TI trata-se de um conjunto de hardware, software, processos, redes e usuários. Para elaborar uma boa infraestrutura de TI, algumas características devem ser consideradas, sendo que uma delas tem a seguinte definição: “quando um aplicativo com capacidades extras é necessário, as empresas são capazes de ampliar a infraestrutura conforme essa nova necessidade”. Trata-se de:

Alternativas
Comentários
  • a adaptabilidade — a capacidade de responder de forma rápida e precisa às novas tendências é o que mantém um negócio alinhado às demandas e garante a sua competitividade.

     

     

     

     

    https://blog.amancay.com.br/conheca-os-beneficios-da-flexibilidade-de-recursos-da-ti/


ID
2631013
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere a afirmação abaixo no que se refere a uma parte importante do projeto de software.


_______________ define os relacionamentos entre os principais elementos estruturais do software, os estilos arquiteturais e padrões de projeto que podem ser usados para satisfazer os requisitos definidos para o sistema e as restrições que afetam o modo pelo qual a arquitetura pode ser implementada.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo acima.

Alternativas

ID
2638576
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

__________________ é a estrutura, ou estruturas do sistema, que abrange os componentes de software, as propriedades externamente visíveis desses componentes e as relações entre eles.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do parágrafo acima.

Alternativas

ID
2649265
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a model-view- controller (MVC), proxy reverso e representational state transfer (REST).


O domain-driven design é parte das práticas do princípio lean da engenharia ágil voltada a arquiteturas que devem ser conduzidas por requisitos técnicos subjacentes do sistema, e não por planejamento especulativo para um futuro que pode mudar.

Alternativas
Comentários
  • [...]

    Através de diversos princípios e padrões de projeto, o Domain-Driven Design visa ajudar equipes de desenvolvimento a entender melhor o contexto dos projetos, permitindo assim utilizar esse conhecimento para gerar um produto final com mais qualidade e satisfação ao cliente.


    Fonte: https://www.devmedia.com.br/ddd-domain-driven-design-com-net/14416


    Bons estudos.

  • Domain Driven Design (DDD

    3 premissas da abordagem (DDD)

    1) focar o projeto no domínio principal e no domínio lógico;

    2) basear projetos complexos em um modelo do domínio;

    3) iniciar uma colaboração com os especialistas técnicos e de domínio para refinar o modelo conceitual

    * Domínio é uma área de conhecimento, é o assunto do problema

  • Até onde eu saiba, os princípios Lean, e o Domain Driven Design são separados, questão estranha.

  • ahn? wtf?


ID
2651452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de arquiteturas de integração e web services.


Em sistemas de acoplamento baixo, a alteração das funcionalidades do código e sua integração com outros sistemas têm alta complexidade e custo computacional elevado.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    Sistemas de software com baixo acoplamento são mais robustos por uma série de motivos. Podem ser alterados com um custo e risco menores; podem ser integrados com outros sistemas com menor esforço; podem ser compreendidos com maior facilidade. Desde a análise até os testes, passando por todos os artefatos de um sistema, baixo acoplamento é um dos objetivos que o desenvolvedor deve perseguir como forma indireta de atingir muitos outros objetivos.

     

    https://www.devmedia.com.br/artigo-java-magazine-76-baixo-acoplamento/15853

  • APIs são de baixa complexidade e baixo custo.

  • Gabarito: Errado


ID
2651461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de arquiteturas de integração e web services .


Uma arquitetura de microsserviços consiste em uma coleção de pequenos serviços autônomos, cada qual independente e com a atribuição de implementar uma única funcionalidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    O termo "Arquitetura de Microsserviços (Microservice Architecture)" surgiu nos últimos anos para descrever uma maneira específica de desenvolver software como suites de serviços com deploy independente. Embora não exista uma definição precisa desse estilo de arquitetura, há certas características comuns em relação à organização, à capacidade de negócios, ao deploy automatizado, à inteligência nos terminais e ao controle descentralizado de linguagens e de dados.

    O que segue foi retirado de um artigo que apareceu originalmente no website do Martin Fowler.  

    "Microsserviços" - mais um novo termo nas ruas lotadas da arquitetura de software. Embora a nossa inclinação natural seja olhar para essas coisas com um certo desprezo, a terminologia descreve um estilo de sistemas de software que temos achado cada vez mais atraente. Temos visto muitos projetos usando esse estilo nos últimos anos, e os resultados até agora têm sido positivos; tanto que, para muitos de nossos colegas, microsserviços vem se tornando o estilo padrão para o desenvolvimento de aplicativos corporativos. Infelizmente, no entanto, não há muita informação que descreva o estilo de microsserviços e como aplicá-lo.

    Resumindo, o estilo de arquitetura de microsserviços é uma abordagem que desenvolve um aplicativo único como uma suite de pequenos serviços, cada um executando seu próprio processo e se comunicando através de mecanismos leves, muitas vezes em uma API com recursos HTTP. Esses serviços são construídos em torno de capacidades de negócios e funcionam através de mecanismos de deploy independentes totalmente automatizados. Há o mínimo possível de gerenciamento centralizado desses serviços, que podem ser escritos em diferentes linguagens de programação e utilizam diferentes tecnologias de armazenamento de dados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • CESPE 2019

    Uma das vantagens da utilização de uma arquitetura de microsserviços é a possibilidade de isolamento de eventuais falhas no software.

    Certo.

  • Gabarito: Certo

  • Uma única funcionalidade? duvidoso hein
  • eternamente marcaria errada nessa

    por causa do termo única funcionalidade


ID
2734057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo a arquiteturas de integração.


A operação HEAD em aplicação RESTful pode ser usada para se obter metainformação sobre a entidade implícita na solicitação sem transferir o próprio corpo da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Representational State Transfer (REST), em português Transferência de Estado Representacional, é um estilo de arquitetura que define um conjunto de restrições e propriedades baseados em HTTP. Web Services que obedecem ao estilo arquitetural REST, ou web services RESTful, fornecem interoperabilidade entre sistemas de computadores na Internet. Os web services compatíveis com REST permitem que os sistemas solicitantes acessem e manipulem representações textuais de recursos da Web usando um conjunto uniforme e predefinido de operações sem estado. Outros tipos de web services, como web services SOAP, expõem seus próprios conjuntos arbitrários de operações.

    "Recursos web" foram primeiramente definidos na World Wide Web como documentos ou arquivos identificados por seus URLs. Entretanto, hoje eles possuem uma definição muito mais genérica e abstrata que abrangem todas as coisas ou entidades que podem ser identificadas, nomeadas, endereçadas ou manipuladas qualquer que seja a maneira, na web. Em um web service RESTful, requisições feitas a um URI de recurso extrairá uma resposta que pode estar em XML, HTML, JSON ou algum outro formato. A resposta pode confirmar que alguma alteração foi realizada para o recurso armazenado e a resposta pode fornecer ligações de hipertexto para outros recursos ou coleções de recursos relacionados. Quando o HTTP é usado, como é mais comum, as operações disponíveis são GET, POST, PUT, DELETE e outros métodos HTTP CRUD pré-definidos.

    Por meio da utilização de um protocolo sem estado e operações padrões, sistemas REST destinam-se para desempenho rápido, confiabilidade e habilidade de crescimento, por meio da reutilização de componentes que podem ser gerenciados e atualizados sem afetar o sistema como um todo, mesmo que esteja em execução.

    O REST ignora os detalhes da implementação de componente e a sintaxe de protocolo com o objetivo de focar nos papéis dos componentes, nas restrições sobre sua interação com outros componentes e na sua interpretação de elementos de dados significantes.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • O protocolo HTTP define um conjunto de métodos de requisição responsáveis por indicar a ação a ser executada para um dado recurso. Embora esses métodos possam ser descritos como substantivos, eles também são comumente referenciados como HTTP Verbs (Verbos HTTP). Cada um deles implementa uma semântica diferente, mas alguns recursos são compartilhados por um grupo deles, como por exemplo, qualquer método de requisição pode ser do tipo safe, idempotent ou cacheable.

    GET

    O método GET solicita a representação de um recurso específico. Requisições utilizando o método GET devem retornar apenas dados.

    HEAD

     O método HEAD solicita uma resposta de forma idêntica ao método GET, porém sem conter o corpo da resposta.

    POST

    O método POST é utilizado para submeter uma entidade a um recurso específico, frequentemente causando uma mudança no estado do recurso ou efeitos colaterais no servidor.

    PUT

    O método PUT substitui todas as atuais representações do recurso de destino pela carga de dados da requisição.

    DELETE

    O método DELETE remove um recurso específico.

    CONNECT

    O método CONNECT estabelece um túnel para o servidor identificado pelo recurso de destino.

    OPTIONS

    O método OPTIONS é usado para descrever as opções de comunicação com o recurso de destino.

    TRACE

    O método TRACE executa um teste de chamada loop-back junto com o caminho para o recurso de destino.

    PATCH

    O método PATCH é utilizado para aplicar modificações parciais em um recurso.

    fonte:https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Web/HTTP/Methods

    go @head!

  • Head = "Título". Uma informação sintética sobre o conteúdo.

  • Vale a pena a leitura:

    https://blog.geekhunter.com.br/sua-api-nao-e-restful-entenda-por-que/


ID
2746387
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em relação ao projeto arquitetural de um sistema de software, considere o seguinte cenário:


Um sistema S está sendo desenvolvido para a Universidade Federal de Lavras. Como um dos requisitos, todas as funcionalidades devem possuir interfaces de usuário distintas para o ambiente web e para o ambiente de dispositivos móveis.”


Assinale a afirmativa que representa a decisão de projeto CORRETA nesse cenário:

Alternativas
Comentários
  • Questão interessante.

    O MVC permite ter diferentes views. Já o Abstract Factory permite fazer esse switch na criação de componente de UI dependendo do contexto.

    Difícil... considero as duas corretas.


ID
2768077
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura Triple Modular Redundance (TMR), pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Redund%C3%A2ncia_modular_tripla


ID
2857522
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A arquitetura de microserviços é utilizada para desenvolver uma aplicação como um conjunto de pequenos serviços

Alternativas
Comentários
  • A arquitetura de micro serviços é utilizada para desenvolver uma aplicação como um conjunto de pequenos serviços, cada um funcionando em seu próprio processo. Cada serviço é desenvolvido em torno de um conjunto de regras de negócio específico, e é implementado de forma independente.

    Com isso, consegue-se quebrar algumas barreiras existentes no modelo de arquitetura monolítica:

    Manutenção e evolução dos serviços mais estáveis

    Os desenvolvedores tratarão de códigos que executam uma única função, e cada serviço individual não cresce indefinidamente com o crescimento do sistema.

    Serviços com baixo nível de acoplamento e interdependência

    Dessa forma, a manutenção em um serviço não interfere diretamente em outras funcionalidades do sistema.

    Escalabilidade do sistema

    É obtida com o deploy e replicação de micro serviços através da infraestrutura de servidores, máquinas virtuais e containers de forma independente. Isso torna o crescimento e a possibilidade de adaptação do sistema muito mais flexível.

    Redução de custos

    Como cada aplicação só utiliza os serviços de que necessita, os custos são diretamente associados à funcionalidade e à carga de uso do sistema, não sendo necessário carregar custos associados a funcionalidades não utilizadas.

    Flexibilidade de tecnologia

    Não é necessário amarrar os desenvolvedores a uma tecnologia específica, pois há baixo acoplamento entre os serviços. Dessa forma, pode ser utilizada a melhor tecnologia para atender a cada caso, além da possibilidade de evoluir o sistema continuamente, diminuindo o risco da obsolescência tecnológica.

    Facilidade de colocar alterações em produção

    As mudanças no sistema são feitas através das alterações e evoluções feitas nos serviços. Assim, não existe um sistema que precisa ser reinicializado para continuar funcionando. O time de desenvolvimento que precisará acompanhar a mudança será o time responsável pelos serviços que estão sendo alterados.

    Fonte:https://www.opus-software.com.br/micro-servicos-arquietura-monolitica/

  • categoria errada, microserviços eh ARQUITETURA DE SOFTWARE

  • GABARITO LETRA C

    ==========================================================================

    A)que executam diversas funções cada um e crescem na mesma proporção do sistema.

    INCORRETA => Na arquitetura de microserviços, cada pequeno serviço executa apenas uma função muito específica;

    B)que, quando alterados, necessitarão da reinicialização de todo o sistema.

    INCORRETA => Na realidade é possível se reiniciar apenas o serviço pretendido;

    D)que tornam o crescimento e a possibilidade de adaptação do sistema pouco flexíveis.

    INCORRETA => Exatamente o contrário, o objetivo é tornar o sistema o mais flexível possível

    E)associados a uma tecnologia específica que prende os desenvolvedores aos fabricantes desta tecnologia.

    INCORRETA => Na realidade é exatamente o contrário, os microserviços foram idealizados para tornar os serviços totalmente independente de tecnologia específica.


ID
2990338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura de software, julgue o item a seguir.

O desenvolvimento de uma aplicação web pressupõe uma arquitetura que se baseie no uso do HTTP em conjunto com HTML.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o erro desta questão?

  • @jcarlaop p

    não necessariamente o desenvolvimento de uma aplicação web pressupõe a utilização de html, pode ser php, java script, java, .net, etc

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE - ERRADO. Existem diferentes possibilidades de arquitetura para desenvolvimento de aplicações web. A arquitetura que se baseia em HTTP foi praticamente uma regra por muito tempo. Entretanto, atualmente isso não pode mais ser considerado verdade, já que existem outros tipos de arquitetura que não dependem desse protocolo, como é o caso das arquiteturas baseadas em objetos distribuídos.

  • agora relendo a questão, entendi o erro. O problema não é o protocolo HTTP, e sim seu uso JUNTO ao HTML. Uma vez que por exemplo um serviço REST, pode retornar os dados usando HTTP(s) e JSON ao invés de HTML.

  • essa é pra deixar em branco kkkk


ID
2990344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de arquitetura de software, julgue o item a seguir.

Uma das vantagens da utilização de uma arquitetura de microsserviços é a possibilidade de isolamento de eventuais falhas no software.

Alternativas
Comentários
  • Os microsserviços são uma arquitetura e uma abordagem para escrever software. Com eles, as aplicações são desmembradas em componentes mínimos e independentes. Diferentemente da abordagem tradicional monolítica em que toda a aplicação é criada como um único bloco, os microsserviços são componentes separados que trabalham juntos para realizar as mesmas tarefas. Cada um dos componentes ou processos é um microsserviço. É possivel isolar a falha somente daquele microserviço não afentando toda a aplicação, no momento da correção do erro da Aplicação.

  • cespe melhorou bastante sua definição de microsserviços

    2018

    Em uma arquitetura de microsserviço, caso sejam criados vários sistemas, a falha de algum deles não afetará os demais sistemas.

    certa

    mas é zuada essa de 2018, pq inevitalmente eles vao se comunicar, então num contexto afeta

    mas essa de 2019 está bem melhor


ID
3015523
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere os textos abaixo, sobre estilos arquiteturais de software.


O estilo _________ é largamente utilizado por scripts Unix e aplicações de processamento de sinal. Consiste em uma série de processos conectados, de maneira que a saída de um processo serve como entrada do próximo; assim, um processo não precisa esperar que outro termine para iniciar sua execução, podendo fazê-lo assim que uma entrada esteja disponível.

Bibliotecas de interface gráfica e os programas que as utilizam estão organizados dentro do estilo ________, que é utilizado por muitos sistemas distribuídos, pois permite o baixo acoplamento dos componentes e uma fácil reorganização do sistema.

No estilo _________, os componentes interagem através de protocolos de rede básicos ou através de chamadas de procedimentos remotos (RPCs – remote procedure calls); usualmente há vários componentes acessando um único componente central.

O estilo _________ é uma maneira popular de organizar software com interfaces gráficas que precisam mostrar diferentes visões dos dados; a ideia principal é separar os dados e sua visualização.

No estilo _________, os componentes focam em tarefas específicas, facilitando a detecção de problemas. Por outro lado, problemas de desempenho podem ocorrer dependendo do número de níveis que uma mensagem precisa percorrer até ser processada.


Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.  

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    Resposta B: pipes-and-filters – baseado em eventos – cliente-servidor – model-view-controller – camadas

    Pelos meus conhecimentos em TI, vai a minha sugestão:

    Processos conectados? Linux Pipe | grep filters ex: tail /var/log/messages | grep "CONCURSO"

    Baixo acoplamento? Baixa dependência! orientado a eventos!

    RPC? modelo Cliente Servidor!

    Diferentes visões dos dados? MVC! model-view-controller.

    Detecção de problemas? Tarefa especifica? Troubleshooting em CAMADAS!


ID
3254959
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura de microsserviços, é correto afirmar que ela:

Alternativas
Comentários
  • Os microsserviços são uma arquitetura e uma abordagem para escrever programas de software. Com eles, as aplicações são desmembradas em componentes mínimos e independentes. Diferentemente da abordagem tradicional monolítica em que toda a aplicação é criada como um único bloco, os microsserviços são componentes separados que trabalham juntos para realizar as mesmas tarefas. Cada um dos componentes ou processos é um microsserviço. Essa abordagem de desenvolvimento de software valoriza a granularidade, a leveza e a capacidade de compartilhar processos semelhantes entre várias aplicações. 

  • resposta letra B

  • Complementando...

    D)Melhora a escalabilidade do sistema devido à sua abordagem monolítica.(Não é monolítica)

    E)traz homogeneidade por propor uma só tecnologia para a construção dos microsserviços.( Capaz de propor várias tecnologias)


ID
3390472
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com base na visão de arquitetura de software 4 :1, considere.

I. Mostra como os componentes de software são distribuídos entre os processadores. Essa visão é útil para os engenheiros de sistemas que estão planejando uma implantação do sistema.

II. Mostra as abstrações fundamentais do sistema como objetos ou classes de objetos. Nessa visão, deveria ser possível relacionar os requisitos de sistema com as entidades.

III. Mostra as interações ambientais do sistema no tempo de execução. Essa visão é útil para fazer julgamentos sobre características do sistema, tais como desempenho e disponibilidade.

As visões são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Observações:

    I. Traz à memória o diagrama de implantação/distribuição da UML. É um diagrama estrutural e remete a distribuição física dos componentes de software, muito usado por eng. de sistemas.

    II. Quando fala de abstrações, objetos, classes e requisitos, remete à lógica de uma aplicação.

    III. Lembra o diagrama de colaboração da UML, onde as interações são conectadas por setas numeradas, mostrando o processo que os objetos e métodos seguem, assim como lembra o diagrama de tempo.

    Caso alguém queira complementar ou me corrigir, faça-o por favor.

  • A arquitetura visão-modelo 4+1 foi desenvolvida com o objetivo de descrever o funcionamento de sistemas de software e é baseado no uso de múltiplas visões concorrentes.

    As quatro visões de modelo são: visão lógica (1), visão de desenvolvimento (2), visão de processo (3) e visão física (4). A visão de caso de uso é usada para ilustrar a arquitetura e representa a visão +1.

    Visão lógica: Se concentra na funcionalidade que o sistema disponibiliza para o usuário final. Os diagramas UML usados para representar a visão lógica incluem: Diagrama de classes, Diagrama de comunicação e Diagrama de sequencia. 

    Visão de desenvolvimento: Ilustra o sistema do ponto de vista do programador e se preocupa com o gerenciamento de projeto. Esta visão também é conhecida como visão de implementação. Usa o Diagrama de componentes ou Diagrama de pacotes. 

    Visão de processo: Permite visualizar as partes dinâmicas do sistema, explicar os processos e como eles se comunicam, focando no comportamento do sistema. A visão de processo se encarrega da concorrência, distribuição, integração, performance e escalabilidade. O Diagrama de atividades é usado nesta visão.

    Visão física: Mostra o sistema do ponto de vista do engenheiro. Se preocupa com a topologia dos componentes de software (no contexto físico) assim como a comunicação entre esses componentes. Esta visão também é conhecida como visão de implantação. Os diagramas UML usados para descrever esta visão incluem o Diagrama de implantação.

    Visão de caso de uso: Descreve a arquitetura do sistema através do uso de Diagramas de casos de uso. Cada diagrama descreve sequências de interações entre os objetos e processos. São usados para identificar elementos de arquitetura e ilustrar e validar o design de arquitetura.

    .

    http://www.basef.com.br/old/uml/204-arquitetura-visao-modelo-41


ID
3576043
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

O objetivo central de um projeto arquitetural de software é prover um projeto que

Alternativas

ID
3585673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Programas ABAP contêm uma grande variedade de funções divididas em diversas categorias, em uma interface de usuário. Acerca das interfaces de usuário para programas ABAP, julgue o item que se segue.

Uma instância de uma interface de usuário consistindo em uma barra de menu, uma barra de ferramentas-padrão e uma barra de ferramentas da aplicação é chamada de GUI status. Nessa situação, a configuração de uma chave de função faz parte do aplication server.

Alternativas

ID
3603742
Banca
FUMARC
Órgão
PRODABEL
Ano
2011
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre modelos de arquitetura de sistemas.


I. Um “Modelo Estático” mostra subsistemas ou componentes desenvolvidos como unidades separadas.

II. Um “Modelo Dinâmico” mostra como o sistema está organizado em processos em tempo de execução.

III. Um “Modelo de Interface” mostra características de usabilidade e como os usuários interagem com o sistema.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3619132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A base de sistemas R/3 garante a integração de todos os módulos de aplicações, permitindo que vários módulos de programas possam ser distribuídos em diferentes computadores em uma rede, o que caracteriza a arquitetura dos serviços lógicos de sistemas R/3. Com relação à arquitetura dos sistemas R/3, julgue o item subseqüente.

Na arquitetura de sistemas R/3, a camada de apresentação é responsável pela gerência da interface utilizada por usuários para realizar operações de acesso, manipulação e visualização de resultados

Alternativas

ID
3619207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2004
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A base de sistemas R/3 garante a integração de todos os módulos de aplicações, permitindo que vários módulos de programas possam ser distribuídos em diferentes computadores em uma rede, o que caracteriza a arquitetura dos serviços lógicos de sistemas R/3. Com relação à arquitetura dos sistemas R/3, julgue o item subseqüente.

Vários serviços são disponíveis na camada de aplicação SAP R/3, entre os quais o serviço de mensagem, que é responsável por controlar os serviços de comunicação entre sistemas R/3 e sistemas externos.

Alternativas

ID
3634651
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2011
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

CORBA (Common Object Request Broker Architecture) é uma especificação relacionada à tecnologia de middleware. A finalidade do CORBA é permitir que clientes enviem requisições a objetos remotos. Um conceito envolvido em uma solução CORBA é a IDL, que é usada para descrever 

Alternativas

ID
3642433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2007
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Acerca de engenharia de software, julgue o seguinte item.

A arquitetura de um software pode ser descrita segundo visões. Em uma visão lógica, é possível descrever as realizações dos casos de uso e documentar as classes e os subsistemas significativos. Em uma visão de processos, pode-se descrever a decomposição do software em processos. 

Alternativas

ID
5005189
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os jogos online com vários jogadores, ou MMOGs (Massively Multiplayer Online Games), oferecem uma experiência imersiva na qual um número grande de usuários interage com um mundo virtual persistente pela Internet. A engenharia por trás desses jogos representa um grande desafio para os sistemas distribuídos.

Qual a solução deve ser adotada para que a propagação de eventos em tempo real, devido à necessidade de tempos de resposta rápidos, não prejudique a experiência dos usuários?

Alternativas
Comentários
  • Arquiteturas completamente descentralizadas?
  • Copia e cola do livro: Sistemas Distribuídos, conceitos e projetos. 5ED

    Os jogos online com vários jogadores, ou MMOGs (Massively Multiplayer Online Ga-mes), oferecem uma experiência imersiva com a qual um número muito grande de usuá-rios interage com um mundo virtual persistente pela Internet. Os principais exemplos desses jogos incluem o EverQuest II, da Sony, e o EVE Online, da empresa finlandesa CCP Games. Esses mundos têm aumentado significativamente em termos de sofisticação e agora incluem, por exemplo, arenas de jogo complexas (o EVE Online, por exemplo, consiste em um universo com mais de 5.000 sistemas estelares) e variados sistemas so-ciais e econômicos. O número de jogadores também está aumentando, com os sistemas capazes de suportar mais de 50.000 usuários online simultâneos (e o número total de jogadores talvez seja dez vezes maior).A engenharia dos MMOGs representa um grande desafio para as tecnologias de sistemas distribuídos, particularmente devido à necessidade de tempos de resposta rápidos para preservar a experiência dos usuários do jogo.

    ...

    A maioria dos sistemas comerciais adota um dos dois modelos apresentados anteriormente, mas agora os pesquisadores também estão examinando arquiteturas mais radicais, que não se baseiam nos princípios cliente-servidor, mas adotam es-tratégias completamente descentralizadas...


ID
5090566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em determinada abordagem, um provedor entrega software com base em um conjunto de código comum e de definições de dados que são consumidos em um modelo um para muitos; nesse cenário, o provedor de serviço gerencia o hardware e o software e, com o contrato de serviço apropriado, garante a disponibilidade e a segurança do aplicativo e de seus dados.

Essa abordagem chama-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Software as a Service (SaaS):

    É caracterizada pelo uso compartilhado de um software na nuvem. Este software pode ser acessado por qualquer dispositivo, independentemente de SO ou software, em qualquer lugar, desde que haja as devidas permissões. Dessa forma, atualizações e manutenções são transparentes ao usuário. Os softwares nesse tipo de nuvem também podem ser gratuitos ou pagos, bem como o PaaS. 

    Exemplo: Google Docs.

    FONTE: Estratégia Concursos

  • A computação na nuvem, ou cloud computing, vem ganhando cada vez mais espaço entre empresas de todos os setores. Com inúmeras vantagens para alavancar os negócios, as soluções se dividem em três principais categorias: IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço).


ID
5477602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

A respeito de análise estática de código e interoperabilidade de sistemas, julgue o item seguinte.


A arquitetura de software tem como objetivo apresentar a estrutura dos componentes lógicos do sistema, ficando a análise de dados para a disciplina de AD (Active Directory).

Alternativas
Comentários
  • O conceito de arquitetura de sw está correto. Porém a análise de dados está mais relacionada à BI. AD é basicamente um banco de dados que armazena permissões e recursos de rede utilizando o protocolo LDAP no Windows.


ID
5485306
Banca
IDIB
Órgão
CRECI-PE - 7ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Na Arquitetura de Software, são características das visões a separação de diferentes aspectos de um projeto com o objetivo de gerenciar a complexidade, sendo também possível reduzir a quantidade de informação que o arquiteto de softwares trata em um determinado momento. Sobre as Visões Arquiteturais, assinale a alternativa correta. 

Alternativas

ID
5532457
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Joana é a arquiteta de software da equipe de desenvolvimento de sistemas (EDS) de um tribunal e definiu a utilização do REST (REpresentational State Transfer) como estilo arquitetural para a API (Application Programming Interface) que será consumida por aplicações distintas disponibilizadas via Internet.
Para atender ao estilo arquitetural definido por Joana, os desenvolvedores devem criar endpoints capazes de:

Alternativas
Comentários
  • a) O REST tem a restrição de "self-descriptive messages", que diz que a mensagem enviado ao destinatário deve conter toda a informação necessária para o seu entendimento

    b) REST é stateless, não mantém sessão

    c) O protocolo de comunicação é o HTTP

    d) O GET pode ser cacheado. Não encontrei nenhum erro cabal nessa alternativa. Se alguém encontrar, manda msg por favor

    e) WSDL é do SOA, ele tem o propósito de descrever um serviço. No REST, os dados costumam ser disponibilizados no formato JSON, mas poderia ser qualquer outro formato

  • Em relação à alternativa D, um dos princípios do RESTful é ser cacheable, e essa possibilidade pode ser explorada tanto no lado cliente quanto no servidor. Acredito que a ordem mais intuitiva seja a busca primária no local de acesso, por isso o erro.

  • O erro da alternativa D acredito que seja porque o cache é mantido no lado cliente, e não no lado servidor.