SóProvas


ID
2734075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Julgue o item que segue, relativo a arquitetura em camadas.


Em uma arquitetura de aplicações em duas camadas, a entrada do usuário, verificação, lógica de negócio, o banco de dados e as aplicações de acesso são alocados no servidor; e os acessos dos clientes são realizados pelas máquinas remotas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Acredito que o final da questão esta errada, pois os acessos dos clientes podem ser realizados por máquinas locais ou pelo servidor de autenticação.

    Caso esteja errado alguém me corrija por favor.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • P quem não tem paciência para ler o textão, o erro da questão é afirmar que:  "a entrada do usuário, verificação, lógica de negócio, o banco de dados e as aplicações de acesso são alocados no servidor; e os acessos dos clientes são realizados pelas máquinas remotas. " Pois a entrada de usuário, verificação lógica de negócio, BD n precisam estar necessariamente no servidor, não é algo definido, assim como os acessos dos clientes tmb não necessitam estar em máquinas remotas.

     

    Modelo de duas camadas

    Devido à grande expansão das redes de computadores, os métodos de desenvolvimento de software foram aos poucos evoluindo para uma arquitetura descentralizada, na qual não somente o servidor é o responsável pelo processamento, mas as estações clientes também assumem parte desta tarefa.

    Dentro deste contexto que surgiu o modelo de duas camadas, justamente com o objetivo de dividir a carga de processamento entre o servidor e as máquinas clientes.

    Igualmente conhecido como modelo cliente e servidor de duas camadas, esta técnica é composta por duas partes distintas: uma executada na estação cliente e outra no servidor.

    A camada cliente tem a função de prover a interface para que os usuários possam manipular as informações, ou seja, através dela realiza-se a interação entre o usuário e o sistema. É desenvolvida para se conectar diretamente ao banco de dados, tendo como responsabilidade fazer as solicitações dos dados necessários ao servidor, sendo que este os processa e devolve o resultado.

    Neste modelo, as regras de negócios (tais como funções, validações entre outros) podem ficar armazenadas no cliente, no servidor ou em ambos. Quando contidas no cliente, apresentam-se na forma de códigos da linguagem de programação que está sendo utilizada. Já quando localizadas no servidor, estão na forma de recursos do banco de dados, como triggers e stored procedures, por exemplo. O cliente recebe a denominação de “cliente gordo” quando a maior parte das regras são nele implementadas, enquanto que o servidor recebe a qualificação de “servidor gordo” quando as regras são nele desenvolvidas em maior número.

    Em suma, a base do funcionamento desta técnica consiste em armazenar determinado volume de dados em um computador central e deixa-lo encarregado de manipulá-los e devolve-los à estação cliente que os requisitou.


     

     

  • "Em uma arquitetura de aplicações em duas camadas, a entrada do usuário, verificação, lógica de negócio, o banco de dados e as aplicações de acesso são alocados no servidor; e os acessos dos clientes são realizados pelas máquinas remotas."

    -----

    Antes de mais nada, vale lembrar que aplicações em 2 camadas utilização o modelo Cliente/Servidor.

     

    No modelo de 2 camadas, a aplicação Cliente é responsável pelas seguintes funções:

    Apresentação: O Código que gera a interface visível do programa, que é utilizada pelo usuário para acessar a aplicação, faz parte da aplicação cliente. 

    Lógica do Negócio: Aqui estão as regras que definem a maneira como os dados serão acessados e processados.

    -----

    Já a outra camada, a Servidor, armazena apenas:

    Banco de dados (no caso deste enunciado).

  • E a arquitetura de três camadas? Qual a diferença dela?

  • Quase cai na pegadinha, cuidado em:


    "Em uma arquitetura de aplicações em duas camadas, a entrada do usuário... e os acessos dos clientes são realizados pelas máquinas remotas."


    Os trechos em vermelho tornaram a questão errada. Está sendo errado e redundante a informação.


    Fortuna Audaces Sequitur!

  • Questão da prova de técnico do mesmo concurso:

     

    Q894040 - Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: EBSERH Prova: Técnico em Informática

    Na arquitetura cliente-servidor, as soluções são dividas de forma que, no servidor, fiquem todas as informações, os dados, as aplicações de transações com o banco de dados e a aplicação do usuário; e, no cliente, fique um terminal para interação com o usuário sem processamento.

    Gabarito: Errado

    Acho que o problema foi não especificar a diferença entre thin client e fat client e classificar simplesmente como cliente-servidor sem fazer essa distinção.

  • Encontrei uma definição bastante interessante sobre a arquitetura 3 camadas e achei interessante compartilhar:

    O modelo 3 camadas ou MVC (Model, View, Controller), recebe esta denominação quando um sistema é desenvolvido retirando-se a camada de negócio do lado do . O é mais demorado no início comparando-se ao modelo em duas camadas porque é necessário dar suporte a uma maior quantidade de plataformas e ambientes diferentes. Em contrapartida, o retorno vem em forma de respostas mais rápidas nas requisições, tanto em sistemas que rodam na ou em , e mais controle no crescimento do sistema.

  • Hum... não sei pra que tanta discussão. O único erro da questão é afirmar que a entrada do usuário é alocada do lado do servidor.

  • Dependeria se for um Thin Client ou um Fat Client, então não é obrigatório estar de um lado específico como o servidor