SóProvas


ID
2734123
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de tecnologias, processos e metodologias de soluções de becape, julgue o item que segue.


A utilização da técnica de desduplicação na origem para a replicação de volumes entre equipamentos especializados de armazenamento de dados gera uma grande economia no consumo de dados que transitem em rede.

Alternativas
Comentários
  • Deduplicação de Origem A deduplicação na origem remove os dados redundantes em ambiente de produção, antes mesmo de serem enviados para o servidor de backup. A Deduplicação na origem usa softwares de que comunicam com o servidor de backup comparando os novos dados com os dados já armazenados e caso o servidor ou appliance já tenha uma cópia previamente armazenada desses dados, os mesmos não serão enviados pela rede, como consequência diminuindo o trafego da rede e melhorando o desempenho no armazenamento. A desvantagem de utilizar a deduplicação na origem é que ela utiliza o poder de processamento do próprio servidor de produção, podendo assim afetar o desempenho de outras aplicações rodando no servidor. A deduplicação na origem é altamente recomendada em ambientes virtualizados devido a grande quantidade de dados redundantes geradas nos arquivos de disco .vmdk da maquina virtual. Outro cenário recomendado é para backup de sites menores e remotos onde o aumento do uso da CPU no processo de backup não causa grande impacto nos servidores. Fonte: http://www.infortrendbrasil.com.br. Gabarito: Correto
  • Gabarito Certo

     

    As organizações lidam como crescimento de dados a cada minuto. Uma maneira de obter vantagem sobre o backup de dados tradicional é literalmente reduzir o tamanho dos dados utilizando a tecnologia de desduplicação de dados.

     

     Hoje é possível obter ainda mais ganhos no armazenamento, rede e desempenho de backup, unindo o uso do disco com a tecnologia de desduplicação. A tecnologia de desduplicação eleva ainda mais o backup baseado em disco. A grande inovação da desduplicação é a capacidade de eliminar os dados redundantes de backup, os quais costumavam exigir centenas de terabytes de disco e que agora podem ser reduzidos em um décimo – ou ainda menos – do tamanho original.

     

    http://www.aliancatecnologia.com/conteudo/2015/05/o-que-e-desduplicacao-e-o-que-sua-empresa-precisa-saber/

  • Correto.

     

    A desduplicação de dados busca redundância de sequências de bytes em grandes janelas de comparação. Sequências de dados (com mais de 8 KB) são comparadas com o histórico de outras sequências. A primeira versão de uma sequência armazenada exclusivamente é referida, em vez de ser armazenada novamente. Esse processo é inteiramente ocultado de usuários e aplicativos, de modo que o arquivo inteiro é legível depois de gravado.

     

    Quem usa a desduplicação de dados e por quê

    A desduplicação é ideal para operações altamente redundantes como o backup, que exige copiar e armazenar repetidamente o mesmo conjunto de dados diversas vezes para fins de recuperação durante períodos de 30 a 90 dias. Como resultado, empresas de todos os portes dependem do backup e recuperação com desduplicação para obter backup e recuperação rápidos, seguros e econômicos.

     

    Como funciona a desduplicação de dados

    A desduplicação segmenta o fluxo de dados de entrada, atribui um identificador exclusivo aos segmentos de dados e compara esses segmentos aos dados armazenados anteriormente. Se o segmento for exclusivo, ele será armazenado no disco. No entanto, se um segmento de dados recebido for uma duplicação do que já foi armazenado, uma referência será criada e ele não será armazenado novamente.

    Por exemplo, um arquivo ou volume a partir do qual é feito backup semanal cria um volume significativo de dados duplicados. Os algoritmos de desduplicação analisam os dados e armazenam apenas os segmentos compactados e exclusivos de um arquivo. Esse processo pode fornecer uma média de redução de 10 a 30 vezes nos requisitos de capacidade de armazenamento, com políticas médias de retenção de backup sobre os dados corporativos normais. Isso significa que as empresas podem armazenar de 10 a 30 TB de dados de backup em 1 TB de capacidade de disco físico, o que gera grandes benefícios econômicos.

     

    Benefícios da desduplicação de dados

    Eliminar dados redundantes pode reduzir consideravelmente os requisitos de armazenamento e melhorar a eficiência da largura de banda. Como o armazenamento primário se tornou mais barato no decorrer do tempo, as empresas costumam armazenar diversas versões das mesmas informações, para que novos funcionários possam reutilizar trabalhos concluídos anteriormente. Algumas operações, como o backup, armazenam informações extremamente redundantes.

    A desduplicação reduz os custos de armazenamento, pois menos discos são necessários. Ela também melhora a recuperação de desastres, pois há muito menos dados a transferir. Em geral, dados de backup e de arquivamento incluem muitos dados duplicados.

    Os mesmos dados são armazenados repetidas vezes, consumindo espaço de armazenamento desnecessário em disco ou fita, eletricidade para resfriar as unidades de disco ou fita e largura de banda para replicação. Isso cria uma rede de ineficiência de custos e recursos dentro da organização.

     

    https://brazil.emc.com/corporate/glossary/data-deduplication.htm

  • Não seria deduplicação? Se aparecesse desduplicação na prova estaria certo?

  • A confiança dos incautos no método Nishimura é pouco inteligente

  • A deduplicação na origem remove os dados redundantes em ambiente de produção, antes mesmo de serem enviados para o servidor de backup. Por consectário lógico, eles não serão enviados pela rede, diminuindo, assim, o tráfego da rede e melhorando o desempenho no armazenamento.

    C

  • Por Exemplo, Quando Pesquisamos as Questões no QConcursoS (Por assuntos, bancas, anos, etc.), As vezes aparecem questões repetidas para resolvermos (Não implica desduplicação); A Desduplicação Impede que os arquivos seja repetidos nos backups seguintes. A desduplicação é utilizado no Backup Incremental, mas não utilizado no Backup Diferencial.

  • Na computação, a desduplicação de dados é uma técnica para eliminar cópias duplicadas de dados repetidos. Um termo relacionado e um tanto sinônimo é armazenamento de instância única.

    Gab. C

  • Deduplicação, ou desduplicação, remove dados redundantes, o que fornece ao sistema mais espaço de armazenamento.

    Pensa, com dados repetidos vc precisaria de 100 BKPs, retirando os dados repetidos, vc precisaria de 60 BKPs, economizou ou não economizou?

  •   §  DEDUPLICAÇÃO: REMOVER DADOS DUPLICADOS;

    IN-LINE: remove as redundâncias DURANTE O PROCESSO de backup. “antes de salvar”

    = PÓS-PROCESSAMENTO: faz backup de tudo, DEPOIS REMOVE;

    DE ORIGEM: remove duplicatas ANTES de fazer o backup;

    =DE DESITINO: remove dados duplicados APÓS SALVAR, separado da produção;

    ----------------

    @focopolicial190

  • Minha nossa, muitos comentários técnicos, vou tentar simplificar para você que só quer marcar a bolinha certa na hora da prova.

     Desduplicação: processo usado para diminuir a quantidade de dados armazenados.

    A ideia é fazer com que, no sistema de arquivos, nunca exista dois ou mais computadores armazenando os mesmos dados. Com isso, ganha-se espaço em disco e diminuição no tempo de backup.

    Dados redundantes são evitados, ou seja, temos uma redução do espaço em disco.

    Também gera uma economia para as empresas de TI, que não precisam pagar por mais espaço no armazenamento em nuvem, por exemplo.

  • CERTO.

    [...]

    BACKUP COM DEDUPLICAÇÃO

    Também chamado de desduplicação, é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia.

    Em outras palavras, é uma técnica para otimizar espaço em disco. Esta técnica visa economizar espaço em discos em que o dado já escrito é reaproveitado, em vez de ser escrito mais de uma vez.

    • Ele é utilizado, geralmente, em ambientes corporativos de datacenter!

    [...]

    Como ele pode ser feito? Bom, pode ser feito baseada em arquivo, bloco ou byte. Veja:

    Baseada em arquivo é feita a partir do hash do arquivo, sendo mais barato computacionalmente, mas é pouco eficiente em ambientes com muitos arquivos.

    Bloco Possui maior overhead, conseguindo comparar pedaços de dados (blocos), sendo útil em casos de VMs ou arquivos de imagens. Em casos de informações parecidas, há uma boa taxa de desempenho.

    Byte É a com maior custo computacional, mas consegue melhor resultado, pois substitui sequências de dados por ponteiros, sendo o mais eficiente.

    Questão:

    A realização de becape com deduplicação de destino caracteriza-se pela realização do processamento e da remoção dos dados redundantes após o envio dos dados do ambiente de produção para o sistema servidor de becape. CERTO ☑

    R: A desduplicação de dados é uma técnica de becape que gerencia o crescimento explosivo de dados, fornece proteção e elimina dados redundantes do armazenamento, salvando uma única cópia dos dados idênticos e substituindo todas as outras por referência para essa cópia. (CESPE)

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • Gab. C

    Remove as redundâncias antes dos dados serem transmitidos