SóProvas


ID
2734126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca de tecnologias, processos e metodologias de soluções de becape, julgue o item que segue.


A tecnologia de becape de SnapShot destaca-se em cenários computacionais que requeiram cópias instantâneas de volumes e baixo consumo de armazenamento, visto que preserva os blocos de forma individualizada, consumindo armazenamento somente para os blocos novos ou alterados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Incrementando a resposta da companheira Danielle, não confundir SnapShot com Backup, embora possa muitas vezes ser usada como tal. Mas, o backup envolve ações como enviar para fora desse ambiente cópias dos seus arquivos, das suas máquinas virtuais. O SnapShot é uma fotografia do estado atual da sua máquina virtual, feita no próprio disco onde ela está armazenada.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Alguns sistemas implementam o Snapshot como Backup incremental, ou seja, copiando apenas (igual o somente da questão) o que foi modificado. 

    Se ele coloca incremental na questão, a gente matava!

     

    Com vênia, pessoal, vamos comentar o foco da resposta. o filé! 

    pois levando em conta que resolusão de questão é o ponto final da preparação (ao menos na teoria), quem aqui tem tempo de ficar lendo comentario de 15, 20, 30 linhas? que é oq se tem em quase todo comentario. 

    isso é para parte teorica fofo

  • Snapshot- foto instantânea - o screenchot é um snapshot
  • Achei essa questão ruim. Primeiro, atribuir a função de backup pra um snapshot é controverso, inclusive alguns autores falam em não confundir snapshot com backup. Segundo, achei a questão ruim porque temos alguns tipos de snapshot, a exemplo: write-on-copy e clone/split-mirror, este realiza uma cópia completa do volume/sistema, enquanto aquele faz o que a questão cita. Por isso acho que o gabarito deveria ser ERRADO.

  • Snapshots são uma forma comum de proteger dados e sistemas. Minimizam tanto o tráfego de dados quanto a carga necessária para criá-los em comparação a um backup.

    Um storage snapshot não consome nenhum espaço por padrão no momento da sua criação. É apenas uma cópia dos metadados, que contém as informações sobre os dados fotografados e que é usada tanto para fins de rastreamento quanto para salvar alterações baseadas no ponteiro de controle.

  • nunca nem vi 

  • Resposta: CERTO


    MÉTODO NISHIMURA:

    1) Quando a questão explica sobre determinado assunto, geralmente, a assertiva é verdadeira;


    2) Quando a questão impõe algo, geralmente, a assertiva é falsa;

    3) Quando a questão compara duas tecnologias, geralmente, a assertiva é falsa;

    4) Quando a questão "fala mal" "menospreza" determinada tecnologia, geralmente a assertiva é falsa;

    5) Quando a questão enumera itens, se todos os itens pertencem ao mesmo grupo/programa, a assertiva é verdadeira;

    6) Se um dos itens, geralmente o último, não faz parte do grupo/programa, a assertiva é falsa;

    7) Estas palavras indicam uma questão certa: pode(m), permite(m), é possível, pode ser...

    8) Estas palavras indicam uma questão errada: automaticamente, deve. deve-se, só, somente, não permite, não sendo possível, sempre, é necessário, necessariamente.

  • As funções Snapshot fornecem cópias instantâneas de dados que se parecem e se comportam como backups completos sem consumir o espaço em disco equivalente. As imagens instantâneas (snapshots) são ideais para várias aplicações, incluindo testes de backup, ou de desenvolvimento, análise da informação e mineração de dados.

  • E os dados do Snapshot? não consomem espaço não?

  • ninguem esta respondendo o erro exatamente da questao, seus retardados, as pessoas que n conhecem nocoes de informatica dependem de um comentario serio e objetivo

  • Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares!!!

  • Traduzido do inglês, snapshot era somente um sinônimo de retrato instantâneo. Com o passar do tempo, o termo passou a ser empregado também como cópia de ambientes como imagens em vídeo, memória,  ou dos .

    Muito usado em infraestruturas de TI como data-centers, o snapshot é um retrato fiel de uma determinada situação do ambiente, seja ela de vídeo (screenshot), dados ou de memória. Profissionais da tecnologia da informação (T.I) usam essa ferramenta em ambientes virtualizados antes de fazer atualizações em seus servidores,  e softwares, sempre com o objetivo de registrar a situação ("fazendo uma foto") num dado momento para posterior recuperação do sistema em caso de problemas. Como qualquer outra tecnologia de proteção de dados, os snapshots são de grande ajuda para manter sistemas de computação em funcionamento.

  • Marquei como: E

    Resultado: Errei

  • Resumo só o filé: As funções Snapshot fornecem cópias instantâneas de dados que se parecem e se comportam como backups completos sem consumir espaço em disco equivalente. Consumindo armazenamento somente para os blocos novos ou alterados.

    -> (É DA ''FAMÍLIA'' DOS BKPS INCREMENTAIS).

  • A questão pode confundir ao tratar Snapshots como uma forma de backup. De certa forma, pode soar como extrapolação, mas em sentido amplo, é aceitável, sim. Até porque a definição foi corretíssima.

    O snapshot fornece cópias instantâneas dos dados sem consumir muito espaço em disco. Essas imagens instantâneas são ideais para diversas aplicações, incluindo testes de backup ou de desenvolvimento, análise da informação e mineração de dados.

    DEFINIÇÃO

    Snapshot é o registro do estado de um sistema, aplicação ou arquivos em determinado ponto no tempo.

    Cria-se uma imagem (uma fotografia – daí a origem do nome) do estado dos dados em um momento específico, a fim de estabelecer um ponto de restauração caso haja algum tipo de falha ou erro.

    Resumindo: Snapshots são registros de status de um dispositivo ou sistema num determinado instante, com a função de organizar a restauração em caso de falha.

    Fonte: controle.net

  • Outras questões Cespe sobre SNAPSHOT (foto instantânea):

    CESPE/2018: A respeito de escalabilidade, segurança, balanceamento de carga, fail-over e replicação de estados em sistema gerenciador web, julgue o item subsequente.

    O fato de várias ferramentas de snapshots configurarem uma validade para cada cópia e, vencido o prazo, cópia ser apagada e o espaço reutilizado para um novo becape é um problema que pode ser solucionado, em um sistema gerenciador web, por meio da desduplicação na origem, tecnologia que permite guardar apenas os segmentos de dados únicos das VMs em cada snapshot, o que economiza tanto em armazenamento como em I/O de becape e tráfego na rede.

    CERTO

    CESPE/2018: snapshot do tipo copy-on-write cria uma cópia em determinado tempo, entretanto não é capaz de atualizá-la se ocorrerem mudanças nos dados.

    ERRADO

    Sim, o snapshot copy-on-write permite que os dados sejam atualizados

    CESPE/2018: Com relação a snapshot de becape em dispositivos do tipo storage, julgue o item que se segue.

    Snapshots do tipo clone/split-mirror são mais demorados que os do tipo copy-on-write, porque, no primeiro tipo, todos os dados são copiados quando o clone é criado.

    CERTO

    Bons estudos!

  • Snapshot é o registro do estado de um sistema, aplicação ou arquivos em determinado ponto no tempo. Cria-se uma imagem (uma fotografia – daí a origem do nome) do estado dos dados em um momento específico, a fim de estabelecer um ponto de restauração caso haja algum tipo de falha ou erro.

    Resumindo: Snapshots não são cópias de backup: são registros de status de um dispositivo ou sistema num determinado instante, com a função de organizar a restauração em caso de falha.

  • Método Nishimura é meus zovos.