SóProvas


ID
2734897
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a execução de uma edificação de três pavimentos, para fins públicos, a obra foi paralisada por falta de pagamento. Após seis meses de paralização, negociou-se um retorno das atividades, sendo proposto apenas um adicional de prazo equivalente ao prazo de paralização da obra. O contratado não aceitou tal imposição, justificando, dentre outros motivos, a necessidade de recuperação de subsistemas expostos, como a armadura e as instalações, sendo necessário acréscimo de prazo e custo; conforme anteriormente mencionado ao fiscal de contratos e por ele aceito e assinado no diário de obras. Baseado nisso, o contratado fará uma reclamação, que, caso resulte em litígio, poderá ser solucionado por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Litígios são as pendências pertinentes a uma ação. São as divergências entre as partes que compõem um processo judicial. Normalmente, se discutem litígios nas áreas de direito do trabalho e direito civil .

     

    A questão quer saber como o Lítigio pode ser resolvido.

     

    Mediação, conciliação e arbitragem não são a mesma coisa. E é importante saber as diferenças para se entender a aplicação adequada de cada uma em cada caso.

     

    Na mediação, visa-se recuperar o diálogo entre as partes. Por isso mesmo, são elas que decidem. As técnicas de abordagem do mediador tentam primeiramente restaurar o diálogo para que posteriormente o conflito em si possa ser tratado. Só depois pode se chegar à solução. Na mediação não é necessário interferência, ambas partes chegam a um acordo sozinhas, se mantém autoras de suas próprias soluções.

    Conflitos familiares e de vizinhança, por exemplo, muitas vezes são resolvidos apenas com o estabelecimento da comunicação respeitosa entre os envolvidos.

     

    A conciliação pode ser mais indicada quando há uma identificação evidente do problema, quando este problema é verdadeiramente a razão do conflito - não é a falta de comunicação que impede o resultado positivo. Diferentemente do mediador, o conciliador tem a prerrogativa de sugerir uma solução.

    Essa polarização pede uma intervenção do conciliador no sentido de um acordo justo para ambas as partes e no estabelecimento de como esse acordo será cumprido. Causas trabalhistas costumam ser um objeto onde a conciliação atua com eficiência.

     

    A arbitragem surge no momento em que as partes não resolveram de modo amigável a questão. As partes permitem que um terceiro, o árbitro, especialista na matéria discutida, decida a controvérsia. Sua decisão tem a força de uma sentença judicial e não admite recurso.

    As soluções alternativas dos conflitos ajudam a desobstruir a Justiça, socializam o processo de entendimento entre as pessoas e aceleram a resolução dos problemas.

     

     

    Fonte: Tribunal de Alçada Arbitral Brasileiro

  • mas como assim numa questão de engenharia civil?

  • GAB.: B

  • Gabarito:"B"

    Não deixando passar o paralisação com "Z" na assertiva... sinistro...