SóProvas


ID
2735089
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Pressman (2011), os princípios de desenvolvimento ágeis priorizam a entrega mais que a análise e projeto e também a comunicação ativa e contínua entre desenvolvedores e clientes. Sendo assim, qual o método de desenvolvimento de software ágil que oferece uma metodologia para construir sistemas que atendem restrições de prazo apertado por meio da prototipagem incrementai e baseia-se em uma versão modificada do princípio de Pareto (80% de uma aplicação pode ser entregue em 20% do tempo)?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman o Método de desenvolvimento de sistemas dinâmicos (DSDM) é uma abordagem de desenvolvimento de software ágil que oferece uma metodologia para construir e manter sistemas que atendem restrição de prazo apertado. Baseia-se em uma versão modificada do principio de pareto - 80% de uma aplicação pode ser entregue em 20% do tempo que levaria para entregar a aplicação completa.

  • Extreme Programming - XP

    Emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e teste. É o modelo mais amplamente utilizado de todos os modelos de processos ágeis.

    Desenvolvimento de software Adaptativos

    ·        É uma técnica para construção de software e sistemas complexos.

    ·        Se concentra na colaboração humana e na auto-organização das equipes.

    ·        Define um ciclo de vida que incorpora três fases: especulação, colaboração e aprendizagem.

    ·        A ênfase global está na dinâmica das equipes auto-organizadas, na colaboração interpessoal e na aprendizagem individual que levam as equipes de projeto de software a uma probabilidade muito maior de sucesso.

    Scrum: É usado para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um projeto que incorpora as atividades estruturais: requisitos, analise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade correm tarefas chamadas Sprint

    Modelo de desenvolvimento de sistemas dinâmicos (DSDM): É uma abordagem de desenvolvimento de software ágil que oferece uma metodologia para construir e manter sistemas que atendam restrições de prezo apertado através do uso da prototipagem incremental, e baseia-se em uma versão modificada do princípio de Pareto – 80% de uma aplicação pode ser entregue em 20% do tempo que levaria para entregar a aplicação completa (100%).

    Crystal: É uma abordagem de desenvolvimento de software que prioriza a adaptabilidade, tendo como objetivo entregar software útil em funcionamento. O Crystal é um conjunto de exemplos de processos ágeis que provaram ser efetivos para diferentes tipos de projeto. A intenção é possibilitar que as equipes ágeis selecionem o membro da família Crystal mais apropriado para seu projeto e seu ambiente.

    Desenvolvimento dirigido a funcionalidade (FDD)

    É um modelo de processos prático para a engenharia de software orientada a objetos. O FDD enfatiza as atividades de garantia da qualidade de software por meio de encorajamento de uma estratégia de desenvolvimento incremental.

    O FDD adora a seguinte filosofia:

    ·        Enfatiza a colaboração entre pessoas da equipe;

    ·        Gerencia problemas e complexidades de projetos utilizando a decomposição baseada em funcionalidades.

    ·        Comunicação de detalhes técnicos usando meios verbais, gráficos e de texto.

    Desenvolvimento de software enxuto (LSD)

    Os princípios que inspiraram o processo de Desenvolvimento de software enxuto:

    ·        Eliminar desperdício

    ·        Incorporar qualidade

    ·        Criar conhecimento

    ·        Adiar compromissos

    ·        Entregar rápido

    ·        Respeitar as pessoas

    ·        Otimizar o todo