SóProvas


ID
2735875
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Qual opção assinala medidas de conservação in situ da biodiversidade em áreas marinhas?

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A


    Comentário:  A conservação in situ de recursos genéticos é realizada, basicamente, em reservas genéticas, reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável. Naturalmente, a conservação in situ de recursos genéticos pode ser organizada também em áreas protegidas, seja de âmbito federal, estadual ou municipal. As reservas genéticas, por exemplo, são implantadas e mantidas em áreas prioritárias, de acordo com a diversidade genética de uma ou mais espécies de reconhecida importância científica ou sócio-econômica. Teoricamente, essas reservas podem existir dentro de uma área protegida, de uma reserva indígena, de uma reserva extrativista e de uma propriedade privada, entre outras.


    Logo, a demarcação e estabelecimento de áreas protegidas; a regulamentação e manejo adequado dessas áreas e seu uso sustentável; e a prevenção quanto à introdução, ao controle e à erradicação de espécies exótica, são medidas são medidas que se tomam diretamente para preservação do local.



    Fonte de apoio: http://www.mma.gov.br/biodiversidade/conservacao-e-promocao-do-uso-da-diversidade-genetica/agrobiodiversidade/conserva%C3%A7%C3%A3o-in-situ,-ex-situ-e-on-farm